Uma provocação sobre política (Prefácio)

Prefácio de meu novo livro, à venda no clube de autores.

Lembro-me de uma vez, quando era adolescente, de um candidato a vereador em seu comício inaugural fazendo suas propostas eleitorais. O público era formado por pessoas simples, a maioria mal sabia ler. O candidato não era muito diferente dos que lá estavam, salvo sua boa retórica. O fato ocorreu em uma vila do interior do estado do Pará. O até então candidato prometia construir escolas, postos de saúde, estrada boa, um milheiro de tijolos ou telhas para um, tratores para arar a terra para outro. E o povo aplaudia aquele que seria, praticamente, o salvador da pátria. Até que um distinto senhor pediu a palavra e perguntou ao candidato: O senhor está se candidatando para ser vereador ou prefeito? Mas ninguém deu bola para a pergunta e o comício continuou, pois tinha muita comida e bebida de graça.

Não custa nada perguntar: qual a importância de se interessar por política ou ao menos entender pelo menos o básico sobre o assunto? Aristóteles disse certa vez “que o homem é um animal político”. Quando tomamos decisões que afetam a coletividade, estamos fazendo, querendo ou não, política. E o grande preço para aqueles que não querem ou não se interessam por política, disse Arnold Toynbee, é que serão governados pelos que se interessam. A pergunta feita pelo senhor, no início do texto, revela a grande ferida da ignorância política em nosso país. As propostas feitas pelo candidato eram totalmente impossíveis de serem cumpridas por decisão unilateral dele, salvo o arado da terra, as telhas e os tijolos (por meio ilícito). Afinal, é do executivo a responsabilidade pela construção de escolas, estradas, etc. Por que confiar em um candidato que está equivocado sobre seu futuro dever?

Pensando nessas questões sobre a importância de não só entender, mas de nos interessarmos sobre política, organizei alguns temas que julgo importante para o tema. Vivemos em uma sociedade que não temos como não sermos atingidos pelas decisões políticas, seja no âmbito federal, estadual, municipal e até mesmo local. Sem grandes pretensões, o texto tem como objetivo ser uma provocação sobre a importância desse tema em nosso dia a dia.

Assis Silva