O VELHO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO (dica de leitura)

Fui estudante de escola pública por toda a minha vida (até a universidade, (UNEB) onde fiz o curso de letras, foi pública). Já fiz leituras de todos os assuntos possíveis envolvendo educação: livros, revistas, sites, blogs, artigos, ensaios, vídeos, palestras, entrevistas, etc. Passei muitos dias, meses, anos, horas e mais horas estudando e escrevendo. Eu queria entender os motivos de nossa educação ser tão atrasada e nossos alunos alcançarem níveis tão baixos.

Me tornei professor. Na minha própria experiência vi todos esses motivos na prática. Fui diretor de escola com mais de 600 alunos, participei de muitas reuniões pedagógicas, de pais e mães, de gestão. Conversei com políticos, com motoristas escolares e enfrentei todos os tipos de problemas com estudantes rebeldes e com funcionários da escola, sobretudo, enquanto diretor.

Depois de toda essa experiência resolvi escrever um livro que recebeu o seguinte título: "Sistema educacional brasileiro: a cultura de um fracasso coletivo". Suas conclusões apontam para muitos fatores que em conjunto levam nossa escola e nosso modelo de ensino para um caminho totalmente oposto à aprendizagem. Nesse sentido, não foi muito difícil perceber, infelizmente, que a escola deseduca. É exatamente isso: a escola deseduca. E ela o faz porque é o pano de fundo de uma sociedade que exclui, um modelo escolar que mascara, famílias sem estrutura e um sistema que não se renova, não se atualiza.

Isso não é uma discussão nova. Todos que se aprofundam no assunto enxegam o problema, sabem os pontos negativos e suas resoluções. Mas quase nada é feito porque a mudança não depende de um ou outro pesquisador em particular. Entretanto, não podemos ficar calados, jamais. Temos a obrigação de apontar os erros e os caminhos a serem seguidos, ainda que não sejamos ouvidos, nem lidos.

Vivemos em um governo que promove justamente essa deseducação. A pesquisa, a saúde, a estrutura educacional é posta de lado em nome de um bem maior: a doutrinação às cegas a um modelo político de direita que impõe ao invés de debater. Eu me pergunto, por exemplo, quantas pessoas lerão esse texto até o fim? Quantos se interessam em pensar, refletir, criticar e encarar a realidade de frente? É mais fácil dizer que "é assim porque é assim mesmo" do que "é assim, mas me recuso a aceitar essa realidade". Não tem que ser assim. Professores e professoras não devem fingir que estão ensinando, alunos não devem fingir que estão aprendendo, políticos não podem fingir que estão ajudando, nem a sociedade que está tudo bem.

Há duas opções: ser uma resistência e lutar pelo bem ou aceitar a facilidade e caminhar calmamente entre a boiada. O livro que escrevi, evidentemente, e que agora indico aqui não serve para essa última classe de pessoas.

Link do livro:

https://clubedeautores.com.br/livro/sistema-educacional-brasileiro

Leon Cardoso
Enviado por Leon Cardoso em 01/07/2020
Reeditado em 01/07/2020
Código do texto: T6992937
Classificação de conteúdo: seguro