ALBATROZ *(Série Poemas Didáticos)
Amigo pense muito grande...
Albatroz dos mares voa alto.
Para viver livre ele expande
O habitat azul, farto, calmo...
Os braços que te estendem
Aceite, de bom grado, subas...
Ajude, releve se te ofendem...
Amor é planta frágil, cuidas...
Excerto do poema "ALBATROZ *
Na classificação taxonômica os Albatrozes, são aves imponentes dos mares, têm designação de aves procelariiformes do gênero Thalassarche, que é comum as aves oceânicas. Esta nomenclatura também se aplica às aves procelariiformes do gênero Diomedea. Comumente, vulgarmente, chamadas: gaivotão.
O gaivotão é ave procelariiforme, diomedeídea (Thalassarche melanophris), do Atlântico e Pacífico meridionais, de coloração branca, asas e cauda pardacento-escuras, pés e bico amarelos, com área negra sobre os olhos. É ave oceânica, só vindo à terra para nidificar; freqüenta a costa do Brasil, onde excepcionalmente aparece além de 20° paralelo sul; alimenta-se de peixes.
O poema e o excerto são conteúdo didático para aplicações em sala-de-aula.
Um estudo interdisciplinar, baseado em atividades como: Exploração oral com leituras em voz alta e declamações; descobertas de palavras-chaves. Elaboração de banco de palavras novas, uso de dicionário.
Alguns termos e palavras descobertas devem iniciar as orientações das áreas do conhecimento. Tais como:
Ciências: habitat; nome vulgar e científico;taxonomia;aves;peixes
Geografia: Mares; oceanos;paralelo;
Linguagem: ortografia e gramática dos termos estudados .
Literatura: Exploração do poema no coletivo e individual da sala.Declamações,métrica, rima,banco de rima,elaboração de poemas, varal de poesias,etc
Matemática: Fazer uso de materiais e operações cartográficas, levantar problemas pertinentes ao assunto, envolvendo orientação e direção, lateralidade,
História: Relação espaço/tempo, das noções e conceitos estudados e sua inserção no contexto social, passado, presente e futuro, hábitos de conservação do meio ambiente na sociedade, etc.
Temos aqui elementos para uma aula completa: Conteúdo, avaliação, estratégias (metodologia).
Os objetivos específicos são:
Despertar o interesse do aluno pela literatura, colocando esta área do conhecimento em conexão com o conhecimento integral;
Demonstrar que nada fica de fora, no processo de conhecer, sendo parte de experiências pessoais e coletivas;
Ver na interdisciplinaridade uma forma de integração conteudística onde o ato de conhecer é diversificado, e ao mesmo tempo, conserva sua especificidade.
Caro professor você tem aqui todos os elementos p preparar sua aula.
Faça seu projeto e boa sorte.
Ibernise .
Indiara (GO),15.10.2007.
Poema Inédito.
Núcleo Temático Educativo.
Direitos autorais reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998.