REaMAR

Sobre amar, re amar e remar.

O amor é como um barco: duas pessoas remam na mesma direção.

Depende de saber o objetivo da jornada e qual o destino.

Se infelizes cabe o diálogo.

Com o outro navegante, cabe ajustar o prumo, a rota, a direção. Há que se conferir se o vento é ou não favorável e se o mar está pra peixe.

A certeza sobre a viagem é importante. A missão vale a pena ou é melhor abandonar o barco?

Em qualquer relação é necessária a reciprocidade, não se pode remar sozinho. Os dois tem que se dedicar e, afiados, tem de buscar o mesmo destino.

Ninguém rema cem por cento do tempo. Quando um não está bem ou cansado, o outro o apoia. Mas são necessárias disposição e cumplicidade para que o esforço se torne mais leve.

Compreensão e empatia são tão importantes...

Sem diálogo, cada um acaba remando pra um lado. O desgaste é enorme e o barco não sai do lugar, não há perspectiva de sucesso, o desânimo abate e não há um porto seguro onde atracar. A viagem perde o brilho, o encantamento e o propósito.

Nesses casos, o barco se torna tão pesado que, por mais que ainda exista amor, o desgaste de remar solitário é tão grande que só resta abandonar a viagem a dois e nadar sozinho para então, de novo, remar, amar e re amar.

Laura Coutinho
Enviado por Laura Coutinho em 14/05/2020
Reeditado em 16/05/2020
Código do texto: T6947393
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.