CARTILHA CAMINHO SUAVE

Abecedário

Quem lembra da Cartilha Caminho Suave? Um livro pequeno de 45 e/ou 50 páginas (miolo) adotado pelo ensino básico na década 1920 que correu de 'mão em mão' até 1987 ora deixando de existir no mundo do saber. Usado para alfabetizar crianças e jovens.

A linguagem simples encantou e continua encantando gerações. Jeito criativo visto no método 'palavras e desenhos' bastante compreensíveis. As ilustrações se uniam ao formato das letras e, sobretudo, no ordenamento do texto apresentado em pares. Foi, por anos e anos, único material de alfabetização nas séries iníciais. Tornou - se, a seu tempo, uma espécie de 'vade mécum' presente no dia a dia do mestre - sala e, é claro, de meninos e meninas na fase pré - escola.

O MOBRAL (extinto) reeditou o livrinho distribuindo gratuitamente entre as escolas da rede pública. Hoje professores do pós - maternal ainda escolhem o 'amiguinho' reproduzido em tamanhor maior porém guardando o sabor da narrativa original. O Presidente Bolsoraro disse: 'sou fã da Cartilha Caminho Suave' em entrevista ponderando a educação no Brasil.

Thiago Valeriano Braga

Thi Braga
Enviado por Thi Braga em 13/05/2020
Reeditado em 13/05/2020
Código do texto: T6945941
Classificação de conteúdo: seguro