Manx, língua dos gauleses como minha avó Lola que morreu com 25 anos em Bento Gonçalves/RS

Ela não falava manx, falava espanhol, pois na época que ela nasceu a Galízia falava mesmo o espanhol, mas na língua gaulesa ela teria dito: "Pan gyrhaeddodd y Celtiaid Ynysoedd Prydain, roedd rhaniad rhyngddynt. Ni wyddys yn union sut y digwyddodd y gwahaniad hwn, ond derbynnir yn gyffredinol bod yr ieithoedd eisoes yn wahanol cyn i'r Celtiaid gyrraedd yr Ynysoedd. Pe bai un yn cyrraedd o'r blaen, yn gwthio neu'n cymhathu'r llall, dim ond mater o dybiaethau ydyw." (Quando os Celtas atingiram as Ilhas Britânicas, houve uma cisão entre eles. Não se sabe exatamente como houve essa separação, mas é normalmente aceito que as línguas já diferiam antes dos Celtas alcançarem as Ilhas. Se alguma chegou antes, se empurrou ou assimilou a outra, isso é uma questão de suposições apenas.)

"Dyma'r ieithoedd Celtaidd, etifeddion araith y bobl hynafol hynod ddiddorol hon, ac y mae llawer o'u trysorau diwylliannol a llenyddol yn cael eu cadw ynddynt. Maen nhw dan fygythiad, ond maen nhw'n gwrthsefyll â dycnwch sy'n deilwng o'r hen Brydain a'r Gaeleg, ac maen nhw'n dod â'r byd modern ychydig o'u ffordd o feddwl a gweld y byd. Ac am y rheswm hwnnw, maen nhw'n llawn rhinweddau i'r rhai sydd â diddordeb yn y Celtiaid, beth bynnag fo'u rheswm." (Essas são as línguas Celtas, as herdeiras da fala desse povo antigo tão fascinante, e nas quais muitos dos seus tesouros culturais e literários são preservados. Elas são ameaçadas, mas resistem com uma tenacidade digna dos antigos Britânicos e Gaélicos, e trazem ao mundo moderno um pouco do seu modo de pensar e ver o mundo. E por isso, são cheias de méritos para aqueles que se interessam pelos Celtas, qualquer que seja seu motivo.)... Simples assim.

LucianaFranKlin
Enviado por LucianaFranKlin em 12/05/2020
Reeditado em 12/05/2020
Código do texto: T6944875
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.