Silêncio

No dia 7 de maio de 2020, eu comentei um texto que um amigo meu publicou no Facebook. Eis o meu comentário: "É o mundo... São seres humanos... Muitas vezes, eu chego a imaginar que talvez estejamos mesmo no fim dos tempos. Quero optar pelo silêncio, pois o mundo já me ensinou muito, em todos os aspectos. Quero saborear no silêncio a vida que Deus me deu e me dá".

Esse meu amigo respondeu: "Não é a melhor escolha".

Depois, eu disse: "Depende do que o homem já viu e observou nesta vida. Depende do tipo de silêncio. O silêncio frustrado é doentio, suicida. Mas existe um silêncio que é consequência do reconhecimento maduro de que nada é possível mudar. O que Jesus conseguiu? O ser humano melhorou? Buda ajudou a melhorar o mundo? Sócrates ajudou? Confúcio ajudou? Gandhi ajudou? Apenas alguns exemplos.

O ser humano, o homem e o cidadão Domingos Ivan, apesar de não querer admitir, apesar de insistir para não admitir, chegou ao reconhecimento de que a humanidade vai piorar. Não é pessimismo, pois eu me encontro na melhor fase da minha vida até este momento; eu nunca estive tão bem quanto estou agora. Eu falo baseado não apenas na história da humanidade, mas na minha experiência.

Eu não sou otimista, nem pessimista. Já fui otimista. Já fui pessimista. No entanto, ultrapassei esses dois estados. Hoje, eu compreendo todos os suicidas, apesar de eu amar a vida e nunca ter conjecturado suicídio para mim. Mas o mundo não é um lugar saudável. Com exceções (você é uma das exceções), veja o exemplo da maioria que se diz cristã. Veja o mundo da política. Veja as relações familiares. Veja as escolhas amorosas. Veja as mulheres que a maioria dos homens escolhe. Veja os homens que a maioria das mulheres escolhe. Veja a loucura do mundo.

A humanidade está perdida. Estou bem porque, graças a Deus e ao conhecimento, não sei se graças também a alguma sabedoria, eu compreendo que a humanidade está mal, e assim continuará, porque é mais fácil viver mal.

Sobre o assunto da foto que o amigo mostrou, eu evitarei falar ou escrever, pois é apenas mais um elemento que mostra que a humanidade vive e continuará na escuridão.

Concluo afirmando que, apesar de tudo, a vida é bonita!".

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 07/05/2020
Reeditado em 07/05/2020
Código do texto: T6940174
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.