A SONSA

Vocês sabem identificar uma sonsa? Têm certeza? Não é tão simples como definir aquela que nem fede, nem cheira. Vocês estão achando engraçado, é?

_____________________

A sonsa vive fechando o cerco com muita esperteza. Mais dia, menos dia, vai aprontar, sem deixar de mostrar-se bela; recatada e do lar; cheia de dedos que é. Toda sonsa é escrupulosa.

A sonsa é um perigo, acreditem. Como é do tipo que ninguém nota, precisa apelar. Mas não apela para o arsenal de costume, esse que qualquer mulher vulgarmente sabe empregar e não raro muito bem.

Cínica? Ela? Que nada! Cínica sou eu. Ela é simplesmente superior. Toda sonsa é dotada de uma superioridade de espírito sem precedentes. Ela nunca se rebaixa às instâncias do desaforo. Jamais armaria um barraco!

Ela teria a pachorra de sorrir, compreensiva, da nossa indignação. Vai articular quem mais nos interessa para tomar a defesa dela, e ficamos simplesmente amargando o ridículo, enquanto a sonsa faz o diagnóstico de nossa falta de equilíbrio e ainda pergunta no que pode ajudar.

Fosse santa, a sonsa teria uma capelinha lotada de devotos. Ora, direis! Ela é simplesmente demais! Uma mulher perfeita, admirável, inteligente, sagaz.

Manipula quem bem entende e monta um teatro de marionetes, puxando os fios e dirigindo o espetáculo, apenas jogando com interesses e informações. A sonsa nunca perde a calma e a serenidade. Nunca se lamenta. É devota fervorosa convicta, nada contra, mas é na demonstração da santidade onde esconde o seu principal ardil. E o diabo que se cuide! A sonsa também não surta, mas quando a gente surta por causa dela, é capaz de trazer a corda para nos atar, evidentemente, para o nosso bem, para que não nos machuquemos. Como duvidar da retidão de seu caráter e da pureza de suas intenções?

Em pouco tempo, a gente começa a ouvir uma ladainha toda feita de elogios à pessoa da sonsa. Conhece nossas fraquezas, nossos limites, nossas vulnerabilidades e, então, ela começa a jogar. A sonsa, lentamente, cresce e se faz ver. Basta desconfiar que há mortos e feridos, e lá está ela, perfeita, chorando no velório, consolando os aflitos. Cata latas, junta caquinhos, adora restaurar e consertar corações feridos. Faz companhia aos solitários também, com eles trocando aqueles olhares compridos como o dos cães que pretendem dar provas da mais firme solidariedade. Torna-se a amiga consoladora, cúmplice das angústias, ouvidora das queixas, ainda daquelas feitas em silêncio. E como fala bem da gente! Só elogia.

Sim as sonsas existem. Tornam-se fortes, porque, infelizmente, há pessoas que têm a incompreensível tendência a se deixarem levar por um tipo de mulher que simplesmente transcende a falsidade.

A sonsa tem uma reputação ilibada, é politicamente correta e, só quer comer pelas beiras, e não tem pressa de chegar até a azeitona da empada.

Exagerei? Claro que não! Tomara fosse! É que não tenho a tal singularidade das chamadas mulheres superiores. Nem quero!

Pode não ser elegante falar mal de alguém que teoricamente nem existe; é um abstrato poético, mas a poesia nunca nos fez mal algum, falo da sonsa então porque não?

E por fim: Existe uma coisa chamada intuição. E quando o santo de uma mulher não bate com o santo de uma sonsa, podem escrever: daí vem bomba.

A SONSA

mulher perfeita?

finge-se sonsa

por dentro

é uma onça

pronta para morder

mulher perfeita?

finge-se de santa

(faz a santa)

por dentro

é uma "inha"

tudo o que almeja é foder

(com a tua vida)_

mulher perfeita?

finge-se de compreensiva

(a sabida)

por dentro

o que ela quer é te retorcer

mulher perfeita?

te ouve minuciosamente

(pergunta tudo sobre você)

depois diz te entender

te veste como uma luva

(você caiu como um patinho)

perfeita no que tu deseja

(disponível)

sempre com um sorriso

pergunta dos teus problemas

satisfaz todos os teus gostos

eleva tuas pretensões

faz cama e comida como ninguém

capricha no teu bolo preferido

você acredita em tudo

(ela é perfeita)

mas não seja otário;

o real dela é o contrário

tudo é para te surpreender

quando você perceber

está enredado

na teia dessa mulher

o negócio dela

é prender...

você não é você

(é dela)

mulher perfeita?

faz-se de submissa

no fundo

bem no fundo

quem dita

e dá o tom

de cada

e toda premissa

quem reza a missa

o dois para os dois

é ela e não você,

nunca é você

e nem será você

Ahhhhh, essas sonsas perfeitas!

Ah, sim, mas a subversiva sou eu!

A culpa é da cobra; é da Lilith; é da Serpente que tentou Eva, que tentou Adão e vai tudo pra conta do diabo. Pobre Diabo! (A sonsa é perfeita!)

Fonte:

Meus cadernos de anotações

minhas observações venenosas e doces

ah. e Mari; Mari, Mari, Mari!

O que seria de mim sem o teu olhar?

Obrigada pelo olhar no olhar do olhar.

E meninas: Cuidado com os sonsos que eles também existem!

Não diga que eu não avisei!

Um beijo da Serpente

_________________

Serpente Angel
Enviado por Serpente Angel em 24/04/2020
Código do texto: T6927121
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.