Ideologia

IDEOLOGIA

Um dos motivos que me incentivou a escrever estes ensaios é que quando eu me dizia liberal as pessoas tinham um entendimento diferente daquele que eu atribuía à palavra. De maneira que resolvi escrever uma série de ensaios que definem a minha ideologia a qual agora batizo de “Simplismo” - para se distinguir do “liberalismo” tal qual as pessoas o entendem. Este ensaio se presta a esclarecer o que entendo por ‘ideologia’.

TEORIZAÇÃO ATRIBUI SENTIDO (AÇÃO POSITIVA)

Toda a teorização atribui sentido a conceitos tanto ao organiza-los como ao relacioná-los. Uma relação particularmente poderosa para a nossa leitura de mundo é aquela que ordena no tempo que uma situação determina outra situação, ou seja, aquela que estabelece a relação causa/consequência. Que a teoria nos ensina a ler informações ao nosso alcance é intuitivo.

TEORIZAÇÃO RESTRINGE SENTIDO (AÇÃO NEGATIVA)

Entretanto o que é menos explícito é que a teoria, ao elencar quais informações, categorias, conceitos que são relevantes a teoria exclui diversas outras informações, categorias e conceitos.

PARTICULARIDADE DA IDEOLOGIA

É intrínseco à ideologia o papel de orientar a ação humana. Ao contrário do conhecimento técnico ou do conhecimento científico a ideologia pressupõe valores que alicerçam a ação humana.

HEURÍSTICA PESSOAL

Daniel Kahneman apresenta o conceito de heurística como uma maneira através da qual uma pessoa toma decisões sem ter que calcular todas as variáveis envolvidas em cada situação. A heurística é um processo através do qual fugimos da racionalidade (e o alto custo que ela impõe).

HEURÍSTICA COLETIVA

Minha sugestão é ver a ideologia como uma heurística coletiva. É extremamente custoso avaliar em profundidade os fundamentos e as consequências das ações humanas. A ideologia se presta a ser “pré cálculo” através do qual podemos avaliar a ação humana, especialmente aquela ação com consequências coletivas. A ideologia nos fornece um ponto de partida, mas assim como no caso da heurística pessoal é possível sempre parar, respirar e ponderar com muita calma e racionalidade para conferir se aquele caminho é o que leva à intenção desejada.

RESUMO DAS IDEIAS APRESENTADAS

Assim como em qualquer teorização a ideologia se presta a organizar nosso pensamento. Ao fazê-lo atribui sentido a conceitos. Uma maneira particularmente poderosa de se atribuir sentido é atribuindo a relação de causa/consequência. Assim como como qualquer teorização a ideologia também funciona negativamente, ela descarta como irrelevante uma série de conceitos que estão fora de sua narrativa. Como qualquer forma de heurística a ideologia possibilita que tomemos decisões e formemos opiniões tempestivamente, mas esta velocidade se dá às custas da racionalidade. A ideologia se distingue de demais formas de teorização por se destinar a ação humana (portanto ela pressupõe valores, sejam eles explícitos ou implícitos). A ideologia se distingue da heurística pessoal por ser coletiva - ou seja, a heurística pessoal oferece respostas a problemas de cada pessoa, ao passo que a heurística coletiva oferece respostas a problemas enfrentados por diversas pessoas.