Quem cria os ditadores?

Osho, um filósofo e místico do século XX, disse: "Todos os ditadores são criados por nós...

Indivíduos como Adolf Hitler, Joseph Stálin ou Ronald Reagan não estão em suas posições de poder devido às suas qualidades. Estão porque milhões de pessoas querem que lhes digam o que fazer, pois, sem ninguém que lhes ordene o que fazer, elas ficam perdidas.

É o povo que cria os ditadores...

As pessoas condenam os ditadores, mas ninguém pensa em termos psicológicos, em como os ditadores são criados, em quem os cria. Todos os povos os criam, e os criam na esperança de que eles assumam a responsabilidade. No entanto, não estão cientes de que, com a responsabilidade, também vai a liberdade, a individualidade, a democracia, a liberdade de pensamento ou de expressão, tudo". Esses trechos se encontram na obra "O Livro do Ego: liberte-se da ilusão".

Que milhões de brasileiros NÃO se considerem dignos de criar um ditador, porque os outros milhões temos o direito de não aceitar nenhuma ditadura determinando o que devemos e podemos fazer! Não tenhamos medo da nossa responsabilidade! Não entreguemos a nossa liberdade a nenhum homem! Lutemos! Como disse Gonçalves Dias, um grande poeta maranhense, "a vida é combate". Não queiramos e não aceitemos a paz dos cemitérios! A possibilidade desse tipo de paz aumentou.

Nenhum homem é superior ou inferior a outro homem. As relações sociais devem acontecer no diálogo, no debate, no argumento, e não na imposição. Se até Deus deixa cada pessoa livre para escolher o seu destino, baseado em que um indivíduo se considera detentor do direito de controlar uma nação? Se determinados indivíduos amam tanto regras, por que não respeitam a Constituição da República Federativa do Brasil? Quem são eles para ditar regras para todos os brasileiros? (Domingos Ivan Barbosa)

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 19/04/2020
Reeditado em 20/04/2020
Código do texto: T6922568
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.