Para promover paz interior e vida saudável

Segundo o budismo, "dependendo de como agimos, podemos vivenciar estados de espírito 'celestiais' ou 'infernais'". Sendo assim, os nossos pensamentos e as nossas ações trazem o céu ou o inferno para a nossa vida, pois, como diz o livro "Zen: sua história e seus ensinamentos", de Osho, "cada ato tem que ter a recompensa em si mesmo... Sua ação é castigo e sua ação é sua recompensa. Você é o mestre do seu destino". Isso significa que o que pensamos e o que fazemos nos fazem. São os nossos pensamentos e as nossas ações (ou omissões) que nos dão paz e nos dão conflitos. Como diz Osho, "dentro de você, você tem tudo".

Se nos angustiamos, somos a causa da nossa própria angústia. Se nos estressamos, somos a causa do nosso estresse. Se nos deprimimos, somos a causa da nossa depressão. Tudo surge dentro de nós. A minha paz interior é produzida por mim. É você quem produz a sua paz.

Ainda bem que, como diz o budismo, "estamos sempre mudando durante a vida, 'renascendo' como uma pessoa relativamente 'diferente' de acordo com nossa disposição de ânimo, a tarefa com a qual estamos envolvidos ou as pessoas com quem nos relacionamos".

É importante ser flexível, é necessário. O livro supracitado de Osho nos diz algo fundamental: "O maior erro é que, se você assumir a imobilidade como a condição certa, você tomará erroneamente a escuridão por seu mestre". Neste caso, estar em constante movimento é uma necessidade da vida. Falo de movimento interior. Mas o movimento físico também é necessário. Osho nos diz: "A existência é movimento, movimento contínuo... Você já observou uma coisa? A escuridão é estável. Nunca vai a lugar nenhum". Que haja luz!

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 18/04/2020
Código do texto: T6920799
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.