Quando chegamos a saber o que é a vida

Muitas pessoas, infelizmente, por mais que vivam, não chegam a conhecer a vida. Parece paradoxal. Parece contraditório. Parece absurdo o que eu digo. Por que muitas pessoas não sabem o que é a vida? Não têm olhos para ver? Eu afirmo: bilhões de pessoas não sabem o que é a vida. Vou explicar.

Os livros me ajudaram, ajudam-me e continuarão me ajudando. Sou grato a Deus por tantas coisas sobre a vida e sobre mim que os livros me mostram. Mas quem não tem livros pode aprender muito com a experiência. Basta prestar atenção. Basta usar a inteligência, a razão e o coração. Eu aprendo e devo aprender também com a experiência, essa mestra da vida. Eu uso a inteligência que Deus me dá; eu uso a razão e o coração.

A morte é o que mais pode nos ensinar. Todo dia morrem muitas pessoas. Quem continua vivo deve ver na morte do outro o próprio destino. A morte de um amigo, parente ou apenas conhecido pode nos ensinar muito. Ensinar o quê? Muitas coisas. Vou citar algumas, porque um livro pode ser escrito apenas sobre este assunto. Mas, antes, quero dizer que, certa vez, eu disse a minha mãe que aqueles que ficam vivos devem aprender com aquelas pessoas que morrem, por exemplo, de acidente de moto. A minha mãe me perguntou como podemos aprender. Eu lhe disse que não andando de moto da mesma forma como andavam aqueles que morreram de acidente por imprudência.

A morte de alguém nos mostra que os nossos planos talvez não se realizem. Somos frágeis. Sim, somos frágeis, pois, a qualquer momento, podemos quebrar. Para que serviu a nossa indiferença? Para que serviu o nosso medo? Para que servirá o nosso orgulho quando a nossa morte chegar? Para que serviu o desejo de poder? Para que serviu ficar triste porque uma pessoa não nos quis? Para nada! Para que serviu perder amizades por político? Para que serviu brigar por político? Para que serviu embriagar-se, trair, mentir, roubar, ser violento? Para que serviu gritar "comunista!"? Para nada. Para que serviu a fofoca? Para nada. Para que serviram a zombaria, o nariz empinado, a maldade? Para que serviram os sentimentos de superioridade e inferioridade? Para nada.

Quando compreendemos a vida; quando chegamos a saber o que é a vida, não ficamos mais presos ao passado, nem ao futuro; deixamos de nos preocupar com o que não depende de nós e fazemos o que de nós depende. Quando chegamos a saber o que é a vida, ficamos concentrados no aqui e agora; o bom e o bem que podemos dizer e fazer os fazemos e os dizemos aqui e agora, porque o passado nunca mais voltará, e é bom que não volta, e o amanhã pode não chegar. Na verdade, o amanhã nunca existirá. Infelizmente, bilhões de pessoas morrem sem aprender a viver. Vivamos hoje! Sejamos felizes hoje!

Todo dia, eu agradeço ao Criador. Sempre deverei ao meu Criador. O que eu fiz para merecer viver? Nada. O que eu fiz para nascer? Nada. Portanto, sou grato ao meu Criador e sempre o serei. Eu não preciso de poder. Eu não preciso ser rico. Eu não preciso de luxo. Eu não preciso de fama. Eu não preciso daquilo que o mundo chama de beleza. Eu não preciso ser bonito. Na verdade, beleza e feiura são coisas que existem somente na imaginação das pessoas. São ilusões, crendices, tolices: eu já expliquei isso em outros textos e em um vídeo que fiz em 2020.

Quando chegamos a saber o que é a vida, não temos mais nenhuma ilusão; não somos idealistas, otimistas ou pessimistas, porque vemos a vida como ela é; não esperamos mais nada de ninguém (esse não esperar não é decepção ou frustração); sabemos que quem amamos pode morrer a qualquer momento e que nós, a qualquer momento, podemos morrer também. Quando chegamos a saber o que é a vida, somos gratos ao Criador; sentimo-nos privilegiados por Deus por estarmos vivos, com saúde, trabalho, moradia, família, amigos verdadeiros. Quando chegamos a saber o que é a vida, continuamos aprendendo e amando a vida; estamos preparados para saborear cada momento que o Criador nos der para viver neste mundo.

O meu coração é grato. O meu ser é grato. Eu, Domingos Ivan Barbosa, agradeço a Deus. Eu, Domingos Ivan Barbosa, agradeço a todas as pessoas que gostam de mim, mas agradeço também a todas as pessoas que NÃO gostam de mim. As pessoas que NÃO gostam de mim me ajudam muito. Eu teria de escrever muito para dizer por que (razão) as pessoas que NÃO gostam de mim me ajudam.

Eu não tenho nenhuma razão para ter ressentimento, raiva, ódio, rancor, mágoa. Tudo isso é veneno, e eu não quero veneno em mim. Veneno adoece. Veneno mata. Eu sou apaixonado pela vida! Eu sou amante da vida, pois a vida é bonita!

Vou continuar saboreando esta vida que Deus me deu e me dá. Muitas coisas que já fiz não mais farei. Todo dia, eu limpo o meu corpo e a minha interioridade, o meu ser. Existe um grande tesouro dentro de cada ser humano. Muitos morrem sem descobrir esse tesouro. Não morra sem descobrir o tesouro que existe dentro de você. O espelho não mostra quem somos. O espelho engana, ilude e afasta muitas pessoas de si mesmas. O espelho é um traidor. Mergulhe em si mesmo (a). Cada pessoa pode aprender muito mergulhando em si mesma.

Obs.: Este texto foi produzido e escrito em Pastos Bons/MA, na noite do dia 13 de abril de 2020, por Domingos Ivan Barbosa.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 13/04/2020
Reeditado em 17/04/2020
Código do texto: T6916111
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.