A vida é simples

A vida é simples. Ela não tem nenhuma complicação. Somos nós que a complicamos. Dizem os sábios que devemos seguir o fluxo e a simplicidade da vida.

É muito bom quando seguimos a simplicidade da vida. É muito bom quando aceitamos o outro como ele é. A outra pessoa pode nos ensinar muito, pode nos ajudar muito. Mas o mundo prefere deixar que o ego (o maior enganador) entre em disputas, brigas, rivalidades e questões com outros egos. Ah... Quanto tempo eu mesmo já perdi com tolices. Felizes os que reconhecem! Muitos envelhecem e morrem sem chegar a essa compreensão. Infelizmente, o mundo não lhes oferece a oportunidade. O mundo vive na escuridão. Platão estava e está certo: o mundo que as pessoas veem e abraçam é uma caverna. A maioria das pessoas vive acorrentada. Os livros são necessários. Existem autores, filósofos ou homens da espiritualidade que são necessários.

Devemos compreender as pessoas, porque não conhecemos suas angústias, seus desejos, suas intenções. Seria muito bom se as pessoas fossem verdadeiras, sinceras; se não tivessem medo da verdade, porque somente a verdade liberta e torna as pessoas felizes.

O medo de errar e o medo do julgamento alheio aprisionam muitas pessoas, escravizam-nas. O melhor é confiar, sem ser crédulo. Não ser crédulo nem incrédulo é uma arte.

Hoje, eu tenho certeza de que Deus ajuda quem é sincero, verdadeiro, autêntico. Quando dizemos o que sentimos e pensamos (com boa intenção), Deus nos ajuda, a recompensa que vem de Deus é paz.

Há pessoas que perdem amor verdadeiro porque têm medo do amor e não acreditam que merecem ser amadas como são, incondicionalmente, e, por nunca terem visto nada igual, nem parecido, colocam em suas cabeças que possa ser mentira ou ilusão aquilo que lhes é oferecido. Encontram-se tão iludidas e maltratadas pelo mundo, que deixaram de acreditar no amor, o único alimento e remédio capaz de sarar todas as feridas do coração e da mente. Há quem tenha medo do amor. Há muito tempo, eu li uma frase mais ou menos assim em um livro: "A felicidade não está em ser amado, mas em amar". Achei essa frase bonita, mas somente muito tempo depois, refletindo, eu pude compreender. Portanto, ame! Li também outra mais ou menos assim: "O amor reprimido se volta contra quem o possui". Esse segundo pensamento, se não me engano, talvez não nas mesmas palavras, está no livro "Amar... apesar de tudo", de Jean-Yves Leloup. O que isso quer dizer? Está claro: amor reprimido faz mal a quem o reprime. Amor só serve para ser dado. Da mesma forma, o ódio reprimido faz mal. Osho sugere que a pessoa, ao sentir ódio ou raiva, não reprima nem jogue em ninguém, mas reflita sobre o ódio ou a raiva que está sentindo. Verá que o ódio é inútil. A raiva é inútil.

Em momento de pandemia, em momento em que muitas pessoas sofrem até dificuldades financeiras, além daquelas que já morrem de fome regularmente, ValdEmiro Santiago (um falso profeta) fica pedindo ajuda às pessoas, ajudinha de mil, quinhentos, duzentos, cem ou cinquenta reais. Quem participa da igreja dele vive na escuridão, na caverna. Ele já gravou vídeo durante a pandemia de coronavírus pedindo essa ajudinha. Ele fala "em nome de Cristo". Jesus não tinha nem casa. Seus apóstolos não tinham bens materiais, abandonaram tudo pelo Reino de Deus. O reino dos pastores evangélicos é o dinheiro. Deus não precisa de dinheiro. Jesus não precisa de dinheiro. Quem quiser pode se dirigir a Deus onde estiver. Dizem os sábios que Deus está dentro do ser humano. Mas o ser humano se desrespeita tanto, que não O procura dentro de si. Joel S. Goldsmith, em seu livro "O Trovejar do Silêncio: um caminho para a consciência espiritual", escreveu: "Dentro de cada um de nós está o Reino de Deus. Dentro de cada um de nós está a capacidade de viver na Terra sem lutas, sem ódio ou inveja".

A vida é simples. Cada pessoa tem a capacidade para viver seguindo o ritmo da vida, com paz e harmonia interior. Mas o mundo, de várias formas, desvia muitas pessoas da sua interioridade. Sempre é tempo de cada pessoa viver em contato com o mundo, mas mergulhando, principalmente, em si mesma. Semana Santa é um tempo privilegiado para cada pessoa entrar no seu âmago e reconhecer o melhor da vida. Cada pessoa possui um grande tesouro em sua interioridade. É no seu interior que cada pessoa pode encontrar a melhor orientação para a própria vida. Devemos ter cuidado, porque a sociedade e outros indivíduos colocam em nós muitos desejos que não são os nossos desejos. É por causa desses desejos que a sociedade ou outros indivíduos impõem que muitas pessoas acabam se distanciando de si mesmas. O mundo impõe até a maneira de ver a realidade.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 10/04/2020
Reeditado em 10/04/2020
Código do texto: T6912407
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.