O Despertar Espiritual e o Dinheiro - parte 1
Após a leitura, Clique aqui para ler a parte 2 deste artigo


O dinheiro deveria  ser utilizado de forma  consciente, presente, com responsabilidade. A chegada da fatura do cartão de crédito não deveria ser motivo de ansiedade ou causar surpresa.
Muitas vezes gastamos dinheiro com coisas de que nos arrependemos depois: "Onde eu estava com a cabeça?". Sim, onde você estava quando escolheu? Quem estava no comando da sua consciência  naquele exato momento?

A verdade é que fazer uma boa gestão do dinheiro dá trabalho, e não queremos nos dar a este trabalho.
O Universo responde do jeito mais óbvio: "Ter dinheiro dá trabalho para ele, então é melhor que ele não tenha mais"
E há uma lei do Universo mais básica ainda: "Enquanto você não souber administrar o que tem, não terá mais" E "Se ele não sabe usar o dinheiro de forma consciente tendo "pouco", imagina tendo muito?".

"Não criamos abundância. Ela está sempre presente. Nós criamos limitações"

A partir deste mês (Abril/2020) estou quebrando o ciclo de pensamento que mantinha sobre o dinheiro.
Aqui está o plano que segui para iniciar um novo ciclo de prosperidade.
NOTA: O sistema que vou apresentar foi baseado no treinamento "Liberdade Financeira-Wellington Mendonça". Todo o dinheiro que você ganhar deve obrigatoriamente passar por este sistema.

O sistema proposto por ele é este:
De todo o dinheiro que chegar até suas mãos você vai separar: 

5% - Se pagar - Gastar apenas com si mesmo, preferencialmente em mimos/prazer, apenas com você. No curso ele fala que pagamos todas as nossas despesas e sempre ficamos por último
10% - Doar - 
 5% - Generosidade - Ser generoso com as pessoas que você preza.
10% - Liberdade Financeira -  O objetivo é que a renda obtida com investimentos lhe proporcione 100% de suas despesas fixas mínimas para sobrevivência e conforto.
Isto lhe possibilitaria por exemplo, mudar totalmente o que você faz para "ganhar a vida", para tarefas mais de acordo com as suas aspirações e talentos, mesmo que o valor de troca financeira seja menor.

 5% - Reserva Emergencial - O objetivo é ter no mínimo 3 vezes as suas despesas fixas mínimas mensais para sobrevivência e conforto.
Vai ser padrinho de casamento? (aconteceu comigo). Não precisa comprometer o seu orçamento mensal. Você tem uma Reserva Emergencial
Seus rendimentos se reduziram neste mês? O que você passou a fazer para "ganhar a vida" não trouxe o resultado este mês? Reserva Emergencial

 10% - Realizar Sonhos - Tenha sonhos de curto, médio e longo prazo. Sonhos mais ousados requerem prazos longos para realizar e isto poderia desanima-lo.
♦ 55% - Orçamento Familiar - Todas as contas mensais tem que estar contido neste percentual.

Aí pensei: Não estou dando conta nem de viver com 100% do orçamento. Como vou viver com 55%?

Realmente, estes percentuais são bem ousados. Acredito que podemos iniciar com percentuais menores e ir aumentando conforme formos nos habituando a esta nova forma de nos relacionar com o dinheiro, e isto independe de quanto dinheiro você ganha. 
Se ficarmos esperando que um dia possamos...

Mas vamos lá. O que eu fiz na prática para entrar neste sistema?
1)  Antes de iniciar o sistema, temos que acabar com as "despesas inúteis."
Despesas Inúteis são aquelas que não lhe fornecem o benefício pelo que custam. E são aquelas em que "dá trabalho" mexer, por isto vamos deixando para resolver em um amanhã, que nunca chega.
Antes de mais nada, não vamos mais pensar nestas despesas em seu valor mensal, ok? 20 reais por mês = 240 por ano. Chega de ficar pensando apenas nos próximos 30 dias.

Vou falar das minhas despesas ok? Veja as suas
♦ Tarifas Bancárias
- 81,90/mês - Tarifa de manutenção da conta do Bradesco. Um absurdo (todos os meses eu falava a mesma coisa, mas resolver que é bom, rsrs. Dá um trabalho...rs). Se eu usava os benefícios? Não.
- 30,00/mês - Tarifa de anuidade do cartão internacional Bradesco (não me lembro da última vez que fiz uma compra internacional...)
A saída mais óbvia seria mudar de banco, só que para encerrar a conta, eu precisava primeiro quitar a fatura do cartão de crédito, mas tinha compras parceladas até fevereiro/2021.
Solução: Peguei este dinheiro emprestado a juros de poupança para pagar em um ano (25% do valor do empréstimo será pago com a economia que fiz no primeiro ano, cortando as despesas inúteis)
Abri uma conta no Banco Inter, que não tem nenhuma tarifa para a conta e nem para o cartão de crédito (e nem para nenhum outro serviço), fiz a portabilidade da minha conta salário para o Banco Inter e encerrei a conta Bradesco.
Resultado
81,90 * 12 = 982,80/ano
30,00 * 12 = 360/ano
Deixei de perder 1.342.80 por ano só com tarifas bancárias


♦ Internet da minha casa
- 129,90/mês - Live tim 50M - Clientes novos tinham mais velocidade, pagando menos. Quando isto acontecer, está hora de conversar com a operadora
Liguei na Tim e consegui baixar o valor para 86,25 por 12 meses (60M), depois volta para o preço normal 112,00
Resultado
129,90 - 86,25 = 43,65 * 12 = 523,80
Deixei de perder 523,80 por ano


♦ Celular Tim
- 65/mês - Ligações ilimitadas (quem usa isto?), 6 G de internet (estou na maioria do tempo em uma rede wi-fi). Analisando o consumo, não usava nem 1G por mês e não uso nada de redes sociais, só whatsapp.
Como a Tim não tinha um plano condizente com o que utilizo, fiz a portailidade para Oi, e uma carga de 30 reais/mês satisfaz totalmente as minhas necessidades- ligações ilimitadas e 4G de Internet
Resultado
65,00 - 30,00 = 35,00 * 12 = 420,00 por ano

Resultado Final
Somando tudo, 2.286.60 por ano

Olha para você ter um retorno líquido anual de seus investimentos neste valor... tem que suar/arriscar muito viu?
Como vou investir se havia um ralo por onde ia todo o meu esforço?

Entrando no Sistema (com algumas alterações)
Meu novo ciclo de prosperidade iniciou-se em 01/Abril/2020. Lembre-se que estou começando com 0,00 de dívida, pois antecipei e quitei todo o cartão de crédito com o empréstimo que fiz.

 Se pagar - Excluí este item, pois sempre me paguei muito bem
2% - Doar/Compartilhar - (se não doar tudo no mês, acumula para o mês seguinte). Faço controle de todo o dinheiro que compartilho, a título de doação/generosidade.
Engraçado... sempre doei algum dinheiro, mas quando você já separa um valor, faz isto com muito mais alegria e amor, e este sentimento de Alegre Gratidão é o maior criador de abundância que existe.
Doação sem preocupação, sem julgamento, sem nada disto
Simplesmente sigo o fluxo. Esta Força, este Poder me mostra no momento certo quem precisa.

♦ 10% - Independência Financeira (Investimento). Invisto em:
- CDB que pague mais de 100% do CDI (este ativo é garantido pelo FGC e alguns tem isenção do Imposto de Renda)
- LCI/LCA - (este ativo é garantido pelo FGC e é isento do Imposto de Renda)
- Debêntures Incentivadas (este ativo tem isenção do Imposto de Renda mas não é coberto pelo FGC)
 - Ações - Começando devagar neste campo.

♦ 3% - Reserva Emergencial - CDB que pague 100% CDI e que permita saque imediato.
♦ Sonhos - Juntei com  Independência Financeira, pois com ela terei condições de realizar o meu sonho: usar os meus dons naturais para ganhar a vida.
♦ Orçamento Familiar: 82%

A partir de Abril/2021, quando já terei pago o empréstimo que peguei para pagar o cartão, vou aumentar os percentuais e ir diminuíndo gradualmente o meu Orçamento Familiar.
Ah, e obviamente tenho planilhas do Google para controlar tudo isto.

Dá trabalho? Dá. Mas o orgulho de ter feito, de ter saído da caixinha compensa e muito.
Além é claro, de uma vida mais organizada. Nossa vida é confusa porque somos confusos por dentro.
Lembre-se: A Vida acontece de dentro para fora. Tudo é criação nossa.

Trago aqui uma instrução. Cabe a cada um o recebimento
Autor: Valdemir Nunes da Silva


NOTA: Originalmente este artigo terminava assim, mas graças à rica contribuição da Norma, percebi que havia lacunas que não haviam sido preenchidas.
09/04/2020 15:54 - Norma Aparecida Silveira Moraes
Muito bom, feliz de quem tem um bom salário para seguir planilhas financeiras. Na verdade quem ganha mal é 80% no país , somente uns 20% são os que ganham bem. Dos 80%, mal dá para pagar as contas, está cada dia mais difícil se conseguir uma poupança. Muitos conseguem fazer uma pequena poupança, para uma reforma, comprar um eletrodoméstico, e só. O piso salarial do Brasil está cada vez mais baixo, uma vergonha, uma pessoa ganha 1200,00 por mês para trabalhar em redes de supermercado (exemplo  mais clássico), e os empresários falam que não podem pagar mais, mas estão enriquecendo a olhos vistos. Querem ganhar, lucrar muito, crescendo assim a desigualdade social. Maravilhosa sua aula de economia. Seria tão bom se pudéssemos ter independência financeira. Economizo em tudo, e não consigo guardar nada. Quando começo a juntar um pouco vem uma despesa extra, e muitas vezes ainda fico devendo o LIS. SÓ O PLANO SE SAÚDE CONSOME 40% do que ganho. Complicado ganhar pouco neste país. A gente trabalha muito e ganha pouco, se não tiver uma empresa ou trabalho por conta própria a pessoa só sobrevive.


Gratidão, Norma, pela forma como você abordou esta lacuna: não dividiu... somou. Tudo o que as consciências de grupo que estão no poder querem é que nos dividamos, que nos classifiquemos, que nos separemos.
Infelizmente este Novo Pensamento sobre o dinheiro pode ter chegado tarde para a maioria das pessoas, que não conseguem sequer ter o mínimo para viver com dignidade.
Mas... não cai uma folha de uma árvore que não seja Vontade do Criador, por isto ele nos deu o livre-arbítrio: a nossa Vontade passa a ser a Vontade Dele. O inverso não é verdadeiro: se fizéssemos a Vontade dele por um dia apenas, eu nem precisaria escrever este artigo.
E o livre-arbítrio é um dom eterno. Seja na matéria ou fora dela, estamos sempre escolhendo, em qualquer estado em que nossa consciência esteja. E obviamente nós escolhemos estar aqui neste momento precioso da humanidade, em um planeta chamado Terra e em um país chamado Brasil
Nós somos os criadores da nossa vida, da nossa realidade. Tudo o que somos hoje é resultado de nossas escolhas.
Caso este artigo tenha chegado demasiado tarde para você, leitor, peço que o distribua, que o leve ao conhecimento dos que ainda tem tempo para fazer novas escolhas.
Meu objetivo é chegar a compartilhar 10% dos meus rendimentos com alegria e amor no coração. Isto aliviaria o fardo de muitas pessoas que não estão conseguindo se manter.
Se obtivéssemos um contingente grande de doadores, muitos dos nossos problemas sociais poderiam ser resolvidos: a própria sociedade se organizando, compartilhando.
O sonho é possível e o momento pelo qual estamos passando é uma das maiores oportunidades que temos de começar a fazer diferente. Não se alcança resultados diferentes fazendo todos os dias a mesma coisa. Mas isto só será possível se a maioria da humanidade decidir escolher este caminho
Sonho, Utopia? Para mim é Possibilidade.
Conhecer a Verdade é pouco, isto é apenas o primeiro passo. O segundo é Aceita-la, Apropriar-se dela, Torna-la Sua.  O terceiro é Vive-la na sua experiência. Só assim a Verdade vos libertará.