LIÇÕES DE SABEDORIA
Alguns dias antes do Decreto de Quarentena, vi que no meu vaso o trevo roxo que antes ostentava saúde e beleza, começava a fenecer, ficando sem cor, suas folhas secas e feias. Pensei: Não é falta de água pois o estou regando regularmente, logo vai brotar.
Ao mesmo tempo em que eu tinha essa expectativa, vem o Decreto para nos isolarmos em nossas casas. Foi algo assustador! Estamos, por nossa faixa etária, meu marido e eu, no grupo de maior risco de apresentar complicações caso sejamos infectados. Então, vamos levar o isolamento a sério. Não há pânico nem queixas. Manter a calma e a sanidade nesse momento é fator crucial para sairmos bem dessa provação. É difícil incomodar outras pessoas para que façam nossas compras de alimentos. Temos também comprado on line mas o Supermercado entrega latas e caixas amassadas, frutas estragadas, preços elevados e qualidade ruim... porém, isso tudo é superável, pior é perder a liberdade de ir e vir...
Voltando ao vaso e ao trevo roxo que pensei ter morrido...após 15 dias noto que duas pequenas folhas, saudáveis e bonitas, vêm rompendo a terra e mostrando sua cor exuberante.
Faço uma correlação com o momento presente. A alegria e a liberdade vão renascer após o período, curto ou longo, de privação.
Vou acompanhar o desenvolvimento da plantinha como um sinal de bom augúrio, de esperança.
A reclusão está nos impondo sacrifícios e renúncias mas não vai durar para sempre. Paciência e obstinação são virtudes a serem cultivadas neste momento. Dela vamos tirar preciosas lições para a vida futura. Deixando de ser tão imediatistas, daremos o devido valor à liberdade e à vida.