Consequências ou efeitos do coronavírus

O coronavírus vai causar uma grande mudança mundial. Coisas boas e ruins acontecerão. Mortes causadas pelo vírus e crise financeira não serão as únicas consequências, os únicos efeitos.

As pessoas fragilizadas psicológica ou emocionalmente sofrerão muito em virtude do afastamento social. Casais intensificarão os conflitos. A violência doméstica aumentará. Famílias se desestruturarão. Outros relacionamentos, porém, poderão se fortalecer. Muitos casais reconhecerão que determinadas relações não valem a pena e colocarão um ponto final em seus relacionamentos. Outros reconhecerão a importância de um para o outro e ficarão mais fortes. Haverá aqueles que nada aprenderão, permanecerão em um relacionamento de conveniência, morno, frio, possessivo, abusivo, falso, infiel, violento, doentio. A fome e o desemprego aumentarão. Suicídios poderão ocorrer em vários lugares do mundo. Haverá pessoas que não aprenderão nada, infelizmente, pois há pessoas que se tornaram pedras. Há pessoas que continuarão dogmáticas, fanáticas, com uma vida pesada e infeliz. Há pessoas que permanecerão arrogantes, incapazes de se questionar, incapazes de se analisar e de mudar de perspectiva, pois o ego não sobrevive sem certezas e convicções absolutas e imutáveis.

Apesar de tudo, estamos presenciando um momento histórico privilegiado para crescermos interiormente. É um momento privilegiado para eu me fortalecer, conquistar mais maturidade e avançar no caminho da sabedoria. O conhecimento serve para orientar e iluminar o homem. Que eu cresça! Devemos e podemos aprender com todos os acontecimentos da vida, ainda que muitos acontecimentos sejam indesejáveis.

O país mais rico e mais poderoso do mundo é mais fraco do que um vírus. O coronavírus pode matar qualquer ser humano. A Filosofia nos convida a refletir sobre a morte todos os dias, para reconhecermos a nossa fragilidade e vivermos com sabedoria o momento presente, porque o passado não existe mais, e o futuro não existe ainda. O que existe é o agora. Sêneca nos convida a viver como se hoje fosse o nosso último dia. Epicuro e Montaigne nos convidam a viver bem o presente. A Filosofia e os acontecimentos podem ensinar os seres humanos a viver bem.

Façamos a nossa parte e confiemos no Criador! Aproveitemos este momento para aprender! Vejamos o que é importante na vida! Reconheçamos o que vale e o que não vale a pena. O que eu aprenderei? O que você aprenderá?

Obs.: Este texto foi produzido e escrito em Pastos Bons/MA, na noite do dia 2 de abril de 2020, por Domingos Ivan Barbosa.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 02/04/2020
Código do texto: T6904810
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.