Verdade e profundidade no Dia da Mentira

Quinto Evangelho (Evangelho de Tomé), descoberto em 1945, no Alto Egito. A mensagem de Cristo.

LOGION 6: "Os discípulos o interrogaram assim: 'Devemos jejuar? Como devemos orar? Como devemos dar esmola? O que deve ser observado em relação aos alimentos?' Disse Jesus: 'Não faleis mentira, não façais o que detestais; vós estais nus diante do céu, o que ocultais, o que está encoberto, tudo será descoberto'".

É muito bom ter o privilégio de comparar as traduções e interpretações! Sou grato ao Criador!

Leloup, a respeito desse trecho, diz: "Antes de fazer isto ou aquilo, é necessário ser; além disso, o que importa não é tanto o que fazemos, mas a maneira como o fazemos, que dependerá da qualidade e da sinceridade de nosso ser... O ego é muito astucioso; pode se servir do jejum, da oração, da esmola, de uma certa maneira de se alimentar, para se firmar e ficar inchado em sua vaidade. Trata-se de farisaísmo. Esse desejo de parecer 'justo' diante dos outros quando, afinal, o interior está corrompido".

Leloup nos diz, seguindo o conselho de Jesus, que devemos parar de mentir; não devemos nos deixar "levar por histórias", não devemos "brincar de puros, santos, perfeitos". Ele afirma e está certo que "não é possível mentir indefinidamente a si mesmo, pois acaba por chegar o dia em que o que somos é revelado". Esse logion, diz Jean-Yves Leloup, "lembra-nos que o valor de nossos atos depende do amor e da qualidade de Presença com que os praticamos. Tudo o que se faz sem amor é tempo perdido. Tudo o que se faz com amor é a eternidade reencontrada".

Huberto Rohden, interpretando esse logion, afirma: "O que vale é unicamente a atitude interna. Praticar atos e realizar fatos objetivos que não nasceram de uma boa atitude subjetiva é mentir e fingir amar o que na realidade se odeia. O agir deve ser o efluxo do ser". Isso significa que devemos agir e viver de acordo com a nossa interioridade. Caso contrário, estaremos fingindo, mentindo, no caminho errado e sendo infelizes. Somente uma vida conforme a verdade é uma vida feliz. De acordo com o filósofo Kant, e ele está certo, mentir é um ato imoral.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 01/04/2020
Código do texto: T6903439
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.