Quando vão abrir os olhos? Quando vão se libertar?

É impressionante a opinião de muitas pessoas diante da pandemia do coronavírus! Essas pessoas criticam a imprensa por estar informando a população.

O mundo inteiro está alerta. Escolas, institutos de educação e universidades estão parando; programas de TV com auditório estão evitando plateia; autores e diretores de novelas pararam de gravar novelas; o Papa Francisco está celebrando distante dos fiéis; a Praça São Pedro está vazia; médicos e cientistas estão nos orientando; a imprensa está nos mostrando os cuidados que devemos ter, sem, no entanto, termos que ficar desesperados ou em pânico. A imprensa brasileira está exercendo o seu papel com eficiência. Mas determinadas pessoas dizem: "Ainda não morreu nenhuma pessoa no Brasil de coronavírus, mas a imprensa está deixando todo mundo em pânico". Ora, é preciso morrer alguém para que tenhamos cuidado? Essas pessoas querem que aconteça, antes, o mesmo número de mortes da Itália? Eu não vejo a imprensa causando pânico. No entanto, existem pessoas que se acham especialistas em todo assunto apenas porque usam redes sociais.

Certa vez, eu vi um status no Whatsapp dizendo que o coronavírus estava matando gente na China, e não no Brasil. Dizia que, no Brasil, o que mata é dengue. Por isso, segundo esse status, não deveríamos nos preocupar com o coronavírus. Quando eu vi essa opinião, o coronavírus ainda não havia chegado ao Brasil. Era como se não fosse chegar a este país. Agora, dizem que ainda não morreu ninguém. Querem que morra? Poderão dizer: "Mas existem doenças que matam muito mais". Eu já vi isso no Facebook. Sim! Mas querem outra doença para que o número de mortos aumente? No Maranhão, manifestantes contra a democracia, no dia 15 de março de 2020, disseram que nunca morreu ninguém no mundo de coronavírus. Em que mundo essas pessoas vivem? O presidente do Brasil, um irresponsável e inconsequente, desrespeitou as orientações do Ministério da Saúde e incentivou aglomerações no dia 15 de março, agindo sem prudência ou bom senso, sem pensar nas consequências maléficas de sua atitude irrefletida para a população brasileira.

Lamento pelas pessoas que se deixam manipular e aceitam lavagem cerebral. São pessoas que evitam exercer a arte de pensar, uma exclusividade da raça humana. São pessoas que evitam olhar para o mundo. Lamento! Quando vão abrir os olhos? Quando vão pensar por si mesmas? Quando vão se libertar?

É melhor que morra alguém antes, para depois tomar providência? É melhor que aconteça, antes, o que está acontecendo na Itália? É melhor prevenir ou esperar que alguém morra antes?

Este texto foi produzido e escrito em Pastos Bons/MA, na tarde do dia 16 de março de 2020, por Domingos Ivan Barbosa.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 16/03/2020
Reeditado em 17/03/2020
Código do texto: T6889410
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.