Afetividade em sala de aula

Assim como os pais são exemplos para seus filhos, os professores são, também, referências para seus alunos. Nesse sentido, é de extrema importância que algumas competências e habilidades sempre estejam presentes na sala de aula a fim de facilitar o aprendizado dos educandos.

Assim, uma boa relação entre professor e aluno já se inicia pela afetividade. Mesmo com os desafios presentes no espaço escolar, o profissional da educação deve tentar vencê-los: o olhar nos olhos, a atenção e o diálogo facilitam e oportunizam um espaço mais humanizado.

Como afirma Augusto Cury, " um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas aquele que tem a serenidade para se esvaziar e a sensibilidade para aprender". Por isso, é de suma importância que o professor propricie um ambiente saudável para todos.

Compartilhar novidades, usar recursos variados para prender a atenção dos seus alunos e promover o incentivo à leitura são fundamentais para dinamizar as aulas e interagir os educandos com o professor e com os outros estudantes. Paulo Freire já dizia que "ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar oportunidades para a sua construção", portanto, o educador deve criar inúmeras possibilidades para que seu educando tenha, de fato, aprendido, de acordo ao seu tempo e suas demandas de aprendizado, pois sabemos que cada indivíduo constrói o conhecimento de forma diferente.

Portanto, para que realmente o aprendizado aconteça, é necessário que o educador conheça o Projeto Político Pedagógico da escola, conheça seus alunos e oportunizem a formação do estudante crítico e reflexivo.

Nesse sentido, tornar-se-ão cidadãos não só para o campo profissional,mas principalmente para o lado humanitário e social, pois, ainda de acordo com Freire " não há saber mais nem saber menos, há saberes diferentes".

Cláudia Gomes

Professora e escritora