O INTANGÍVEL PENSAMENTO SOCIAL

CORINGA E O NÃO ENTENDIMENTO DE UM DIÁLOGO

"VOCÊ JÁ VIU COMO É QUE É LÁ FORA MURRAY [...]".

Claramente é fixa minha ideia da empatia por aqueles que não entenderam um filme (e por não entenderem não gostam), que teve como orçamento algo em torno de US$ 60 milhões e uma bilheteria de MUITO mais de US$ 1 bilhão. "Ninguém nunca é educado", as pessoas gritam, berram umas com as outras... Falam apenas quando precisam, ninguém sabe como é ser o outro e é por isso que usamos a merda da palavra empatia! Não precisamos de desculpa Murray (Robert De Niro) menciona no diálogo: autopiedade ele pronuncia e relata que nem todo mundo é péssimo, nem todo mundo é horrível. Uma cena com menos de 5 minutos.

O povo se rebela, esperam a figura aparecer, esperam o TOC TOC... Um lixo de cara vira um símbolo da cidade, não faço um discurso tolo e demagogo insinuando que todo o filme justifica o que acontece nos momentos finais do filme. Quando entro nessa discussão eu entrego à devida atenção aqueles que não entenderam o drama, lembra, eu jogo na didática e mostro que essa obra de arte se resumi na frase que o Coringa (Joaquin Phoenix) escreve sob seu caderno a mesa: A PIOR PARTE DE TER UMA DOENÇA MENTAL É QUE AS PESSOAS ESPERAM QUE VOCÊ SE COMPORTE COMO SE NÃO A TIVESSE.

Muda tudo tragicamente quando os outros percebem que ele existe, talvez Arthur Fleck ou talvez o Coringa. Ele existe e estão começando a perceber... "É muito difícil tentar ser feliz o tempo inteiro" ir agradando, se encaixando para não ser pisoteado na rua... Foi tudo correto quando Coringa (2019) ganhou no Globo de Ouro a condição de melhor trilha sonora do ano, ou vocês nunca ouviram Tha'ts Life do Frank Sinatra??Claro que nunca ouviram, não ouvem nem seus passos de sentimentos!

No "finzinho" do filme nasce e morre a clássica cena; a que ele treinava veementemente o longa todo todo junto a seu revólver que teve de presente. A cena é... Quer ouvir outra piada Murray; Murray diz que não! O que você consegue quando cruza um doente mental solitário numa sociedade que abandona ele e trata como lixo esse cara?! Murray responde pra ligarmos para a Polícia (da qual não dá conta nem de ter duas torcidas diferentes num estádio curtindo o futebol insolente de domingo a tarde). Murray conseguiu a merda que merece diz o doente protagonista... Nisso é preso, saí aclamado, o levantam, toca mais trilha sonora; capiche! Ainda ninguém entendeu o filme rsrsrs bom; mesmo ninguém entendendo de Literatura Shakespeare continua a ser Shakespeare, o que esperar dos inertes. Um abraço.