CHEKAP DA MINHA ESPIRITUALIDADE

(Ponto de vista)

Ao acessar minha página do Facebook hoje, me deparei com uma postagem muito interessante.

A pessoa falava sobre 20 Exercícios para a Reforma Íntima, do espírito Scheilla, psicografado pelo Chico Xavier, disponível no site https://www.instagram.com/p/B7Eozi2lccX/?igshid=1x637hmd4yyu4.

Achei muito oportuna, aquela série de Exercícios e, resolvi verificar como estou, diante desse parecer espiritual.

Abaixo transcrevo meu ponto de vista… creio que necessito me Exercitar mais e urgente!

20 EXERCÍCIOS PARA A REFORMA ÍNTIMA

1 - Executar alegremente as próprias obrigações.

• Esse Exercício é tranquilo, aprendi faz um tempo!

2 - Silenciar diante da ofensa.

• Exercitando todos os dias mas… ainda falta muito.

3 - Esquecer o favor prestado.

• Não faço favores. O que faço, faço por querer, gosto de me sentir bem. Exercício tranquilo.

4 - Exonerar os amigos de qualquer gentileza para conosco.

• Se respeito for gentileza… estou mal, exijo sim! Exercitando!

5 - Emudecer a nossa agressividade.

• Treino todos os dias mas… vez em quando descubro que sou humana! Continua o Exercício, quem sabe um dia eu consiga! Ai Jesus, dizem que o Senhor deu até uma surra em uns tais… assim como está descrito nos Evangelhos Sinóticos (em Marcos 11:15-19; Mateus 21:12-17 e Lucas 19:45-48) e perto do início do Evangelho de João (em João 2:13-16)!!!

6 - Não condenar as opiniões que divergem da nossa.

• Condenar não condeno, não sou juiz, mas quando usam grosseria… desço a madeira mesmo, sem arrependimento. Se formos observar, até Jesus saia do sério, as vezes (Mt 12:34)… e eu nem sou parecida com Ele! E tome Exercício! Ai Misericórdia!!!

7 - Abolir qualquer pergunta maliciosa ou desnecessária.

• Nessa estou razoavelmente bem. A menos que a integridade das pessoas que Amo, ou a minha, estejam em risco. Se sim, faço a pergunta maliciosa, nunca desnecessária! Desculpas, nesse caso, o Exercício está #meiaboca!

8 - Repetir informações e ensinamentos sem qualquer azedume.

• Consigo fazer isso tranquilamente, até quando o receptor é debochado. Exercício prazeroso, afinal sou professora de quê? Teatro!

9 - Treinar a paciência constante.

• Diariamente. Vez por outra o Exercício falha!

10 - Ouvir fraternalmente as mágoas dos companheiros sem biografar nossas dores.

• Nessa, quase sempre, o Exercício falha. Comentar dores, imaginei não fosse errado… Jesus o fazia… (Mt 8:20)

11 - Buscar sem afetação o meio de ser mais útil.

• Não entendo aonde cabe a afetação em ser útil. Ou faz por pura vontade ou é marmotagem. Sou muito emotiva… ficar emocionado ao se sentir útil, é afetação? Se sim, tô no vermelho. Se não, creio que o Exercício está valendo.

12 - Desculpar sem desculpar-se.

• Entendi não!!!

13 - Não dizer mal de ninguém.

• É levantar falso testemunho? Isso não faço. Agora, se for necessário descobrir os podres de gente sacana, digo sim. Desculpa. Vou continuar me Exercitando… não garanto muito, mas vou tentar.

14 - Buscar a melhor parte das pessoas que nos comungam a experiência.

• Gosto desse Exercício… só não dá certo ficar romanceando, por que 99,00% das vezes dá zebra! “No fundo do poço a lama transborda”!

15 - Alegrar-se com a alegria dos outros.

• Esse é razoável. Menos quando a alegria do outro é o mal que praticou. Aí, não tem Exercício que funcione, não comigo! Desculpa.

16 - Não aborrecer quem trabalha.

• “Com licença”, “Por favor”, “Desculpe” e “Obrigada”… creio, são desculpas inventadas para isso. Vez por outra somos obrigados, pelas circunstâncias, a aborrecer quem está trabalhando… e quase sempre o problema nem é nosso. Fazer o quê? E tome Exercício.

17 - Ajudar espontaneamente.

• Depende a quem vou ajudar. Pessoas existem que recusam, grosseiramente, a ajuda que ofereço, aí, da próxima vez, só rogando: “Você pode me ajudar? Por favor?” Ainda vou pensar… será que existe inferno? Não precisa responder, já estou Exercitando…

18 - Respeitar o serviço alheio.

• Nesse Exercício, se existe Medalha de Honra ao Mérito, uma é Minha! Sabe por que? Aprendi com o Melhor: Mt 7:12.

19 - Reduzir os problemas particulares.

• Lutar para reduzir, luto todos os dias e consegui, até hoje, reduzir pelo menos 80,00% deles. Foi/é difícil? Claro! Se fosse fácil não seriam problemas… mas, até um cisquinho no olho vira um problemão, até você conseguir retirar! É ou não é? Então, Exercitar a redução é necessário. Bora.

20 - Servir de boa mente quando a enfermidade nos fira.

• Tipo “foi livramento de coisa bem pior?” Se sim, as vezes me acontecem enfermidades que me livram de cada marmota!!! Nossa Mãe Santíssima, agradeço por haver sido acometida, não de doença, e sim de Livramento! Gratidão. Existe Medalha? Uma é Minha! PS: só pontuando – já nasci Exercitando, nem estranho!

“O aprendiz da experiência terrena que quiser e puder aplicar-se, pelo menos, a alguns dos vinte exercícios aqui propostos, certamente receberá do Divino Mestre, em plena escola da vida, as mais distintas notas no curso da Caridade.”

Não sei se o que faço é caridade.

Aliás, nem sei ao certo o significado da palavra, Caridade… citada por Paulo de Tarso, I Coríntios, 13: “Se eu falar a língua dos homens e dos anjos e não tiver caridade, eu sou como o metal que soa ou como o sino que fine. E se eu tiver o dom da profecia e conhecer todos os mistérios e quando se pode saber; e se tiver a fé, até ao ponto de transportar montanhas e não tiver caridade, não sou nada. A caridade é paciente, é benigna. A caridade não é invejosa, não é ambiciosa, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. ” (Paulo, I Coríntios, 13).

Mas se for, e eu encontrar Graça diante do Universo, que assim se faça!

Gratidão.

Adda nari Sussuarana
Enviado por Adda nari Sussuarana em 10/01/2020
Reeditado em 09/07/2021
Código do texto: T6838852
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.