Todo dia é dia!

Há poucos dias, um ex-aluno meu me enviou um vídeo. O vídeo, logo no início, nos diz que, no fim de mais um ano, é importante refletir sobre o que precisamos melhorar, rever nossos conceitos etc. Ora, todo dia é dia de rever nossos conceitos, refletir sobre nós mesmos. Todo dia é dia de melhorar. A crítica que eu faço não é ao ex-aluno, mas ao vídeo, aos que criam esse tipo de vídeo.

Será que as pessoas só se analisam no fim de ano? Só reveem seus conceitos no fim de ano? Só tentam melhorar no fim de ano? É claro que fazer isso pelo menos uma vez ao ano é bom, mas o mais importante é que se faça isso todos os dias.

É necessário ser crítico de si mesmo, sem ser carrasco de si mesmo. Eu me analiso todos os dias. Eu agradeço a Deus todos os dias. Eu revejo os meus conceitos todos os dias. Eu aprendo todos os dias. Eu celebro a vida todos os dias. Eu me encanto com a vida todos os dias. Você faz o mesmo? Você aceita ser questionado? Você se questiona? Você se analisa? Você muda todos os dias? Você melhora todos os dias? Aprende todos os dias? Você celebra todos os dias? Você se encanta com a vida todos os dias?

É muito difícil as pessoas mudarem sem ajuda. Continuando no mesmo modo de viver, torna-se muito difícil. É por isso que algumas pessoas só mudam quando acontece um fato muito marcante em suas vidas: um acidente, uma doença, uma morte. É muito difícil mudar se você não encontra ajuda; se você tem sempre as mesmas conversas; se ninguém discorda de você; se ninguém diz que você está errado; se você sempre recebe apoio; se você acredita que sua igreja é a melhor igreja, ou que sua religião é a melhor religião; se você só lê e ouve, na internet ou em qualquer outro lugar, o que lhe convém; se você se considera "o justo"; se você não lê os Evangelhos, mas apenas o que pastores, padres e outras pessoas programam para você ler, de acordo com o interesse deles. As pessoas não estão mais lendo a Bíblia, estão recebendo versículos pelo celular todos os dias e acreditando que conhecem a Bíblia. Estão se enganando. Você pega a sua Bíblia para ler pelo menos um capítulo todo dia? Ou é mais fácil aceitar um, dois, três ou quatro versículos todos os dias enviados para você? Você está programado (a). Acorde! É muito difícil mudar nessas condições.

Por que me questiono? Por que duvido das minhas ideias e opiniões? Por que me considero pecador? Por que afirmo que mudo todos os dias? Porque eu tenho a companhia de filósofos cristãos, teístas, deístas, ateus, agnósticos e apateístas. Porque tenho a companhia de místicos teístas e apateístas. Porque tenho a companhia dos sábios através dos livros e porque observo a vida, penso sobre a vida, mergulho em mim mesmo, duvido de mim mesmo, questiono-me, critico-me, amo-me, afago-me e, pessoalmente, acredito em um Ser Supremo que me deu e me dá a vida, amando-me e me acompanhando permanentemente. Eu sou privilegiado por ter a companhia dos mais diversos pensamentos, e não somente do que afaga o meu ego. Porque os livros que leio me dizem que eu nunca poderei conhecer a verdade totalmente. Eu nunca serei dono da verdade. Eu devo estar sempre em busca dela. Quem já encontrou a verdade não vai mais mudar, porque já encontrou a verdade, virou pedra. Quem já encontrou a sabedoria não vai aprender mais nada, porque a sabedoria é o ponto mais distante, é o ápice, o apogeu, o pináculo, o píncaro, o ponto mais alto, o mais alto grau. Eu vivo em busca da sabedoria. Para mim, a sabedoria é um caminho e o horizonte. Sempre haverá infinitas coisas que eu não conhecerei. Eu jamais possuirei a sabedoria. O que eu posso é trilhar o seu caminho, amá-la, buscá-la, sem jamais me apossar dela. Porque eu sei de muito pouco e continuarei sabendo muito pouco, mesmo aprendendo todo dia.

Fim de ano é apenas um momento como qualquer outro. A diferença são os fatos, que são repetidos todo fim de ano. 31 de dezembro é igual a 5 de agosto, 6 de agosto. Primeiro de janeiro é a mesma coisa. Todos os dias são iguais. A diferença está apenas no que as pessoas fazem quando resolvem fazê-lo. A diferença se encontra nas pessoas. E você pode ser melhor do que foi no dia anterior todos os dias.

Não espere um fim de ano para se renovar. Não espere o Natal para amar. Não espere a Quaresma para pedir perdão e para perdoar. Perdoe todos os dias setenta vezes sete. Não espere 31 de dezembro ou primeiro de janeiro para buscar uma vida nova. Renove-se todos os dias! Mude todos os dias! Escute as pessoas todos os dias! Ame todos os dias! Perdoe todos os dias! Fale com Deus onde você estiver, em qualquer momento, todos os dias: não é necessário falar alto, nem para ser escutado por ninguém; fale dentro de si mesmo. Cada ser humano é templo de Deus. O que você está fazendo com esse templo de Deus que você é? Paulo disse que somos templos do Espírito Santo. Eu não errei. Eu disse "Deus" porque falo de acordo com o meu coração. Eu não sou papagaio.

Arranque as mágoas, o rancor, o ressentimento, o ódio de você. Tudo isso é lixo, é veneno. Deixe de se envenenar! Deixe de ser tolo (a) acumulando lixo dentro de si mesmo (a)! Mate o seu ego! O ego é o que você acredita ser. O ego é feito pelos elogios, pelas críticas, pelos preconceitos, pelo orgulho, pela sociedade, por você. O ego é uma ilusão que a sociedade e você criam sobre você. O ego deseja controlar as pessoas, invade computadores, contas na internet, contas de Facebook e outras. O ego é idiota. Ele carrega o sentimento de superioridade ou inferioridade. O ego é infeliz. Ele necessita dos aplausos, dos elogios, do poder, da autoexibição. O ego é medroso, covarde, imbecil.

Escolha o melhor hoje, pois hoje pode ser o seu último dia de vida. Pode ser o meu último dia de vida. É Deus quem sabe. Que Ele nos dê vida longa! Mas não sabemos de nada. Todos os dias morrem pessoas velhas, jovens, crianças. Morrem pessoas que estavam doentes ou sadias. Estamos vivos por favor de Deus. Não somos melhores do que ninguém. Todos somos pecadores, imperfeitos. Muitos têm o desejo e a vontade de melhorar todos os dias e se empenham nessa tarefa diária, mas estamos vivos porque Deus quer. Não merecemos nada. Deus nos dá a vida por ser Generoso, por pura Generosidade. Deus não ganha nada com a nossa vida. Somos nós que ganhamos vivendo, saboreando a vida. Seja feliz todos os dias! Todo dia é dia de amar, perdoar, rever seus conceitos, analisar-se, questionar-se, conversar, pensar, meditar, refletir, fazer introspecção, falar com Deus, renovar-se, celebrar a vida, encantar-se com a vida, ser justo, ser honesto, ser gentil, ler, estudar, divertir-se, aprender, saborear a vida, ser feliz! Viva de acordo com o seu coração! Viva de acordo com a sua consciência! Para citar, e não só citar, mas para dizê-lo melhor, eu cito o ser humano cujas palavras mais me encantam, me fazem rir, refletir, discordo dele também, um ser humano que viveu neste mundo no século XX, que foi o filósofo, Professor de Filosofia em universidade e místico Osho:"Viva à sua própria maneira".

Nota: Seja honesto e justo agora! Este texto foi produzido/escrito em Pastos Bons/MA, na manhã do dia 31 de dezembro de 2019, por um ser humano cujo nome é Domingos Ivan Barbosa.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 31/12/2019
Reeditado em 01/01/2020
Código do texto: T6830792
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.