O EAD e as tecnologias

Durante muito tempo e até mesmo nos dias de hoje é possível encontrar pessoas que ainda olham para o computador como algo a se temer, afinal, como afirma o dizer popular “é da natureza humana temer o desconhecido”, contudo, desconsiderar as potencialidades e praticidades deste recurso como um dos instrumentos de aprendizagem é empobrecer o processo de construção de conhecimento, já que este, não é mais algo estático, fechado, pronto e acabado. A rede através dos computadores possibilita ver o conhecimento de forma rizomática.

Muitas vezes ouvi dizer que o computador invadiu a nossa vida “da noite pro dia” e de repente não conseguimos mais nos ver sem ele; fato este que concordo em partes, na verdade a tecnologia sempre esteve presente no decorrer da evolução humana criando deslumbramento, levando ao debate e facilitando a vida das pessoas. O homem sempre teve a necessidade de comunicar-se e registrar a sua presença no mundo, seja em registros em paredes de cavernas ou nos dias de hoje em redes sociais.

Se relacionarmos o uso de tecnologias e o ensino podemos perceber que muitas outras ”tecnologias inovadoras” fizeram parte do processo de ensino aprendizagem, a carta, por exemplo, poderia facilmente ser um parente distante do e-mail, e como não mencionar a interação proposta com a televisão e rádio. Pensando em ensino a distância, antes da vídeo conferência, a televisão atuava como recurso nas chamadas teleaulas, contudo, nesse momento o conhecimento era construído de forma passiva com pouca interação. Na atualidade o uso da rede propõe a construção colaborativa do conhecimento, ou seja, todos refletem sobre as informações, questionam, confrontam hipóteses e refletem coletivamente sobre o conhecimento tornando assim a aprendizagem mais significativa.

Os cursos de EAD exigem um novo perfil de aluno e de professor, sendo que o primeiro tem que possuir disciplina, autonomia e curiosidade, enquanto o segundo deve mediar o processo não sendo mais o detentor do saber... Aquele que antigamente tinha o pleno domínio do que estava no livro; nesse ponto, vale reconhecer a importância da impressa como recurso de obtenção de conhecimento não tem a pretensão de desmerecer este recurso e sim ressalta que ele tem o seu valor, mas não é o único recurso... É mais um.

Certa vez li um texto em rede que abordava a “realidade líquida” termo de Bauman, em síntese ele afirmava que o conhecimento está em constante modificação, nada é sólido... Tudo muda rapidamente, ou seja, a verdade e o conhecimento são questionáveis. O curso em EAD possibilita você acompanhar e construir o conhecimento em tempo real, refletindo sobre as informações já existentes.

Outro ponto que muito se comenta é em relação à geração Y e Z, destacando que os nativos digitais tem maior facilidade para realizar cursos em EAD, pois nasceram nessa era de informações rápidas tendo pleno domínio das tecnologias atuais, contudo, os nãos nativos devem acompanhar as mudanças ou ficarão para trás, afinal, o computador é realmente uma ferramenta poderosa no processo de construção do conhecimento, sendo que este, não é construído apenas em um ambiente de quatro paredes... Vai além dos muros da escola, não tirando a importância desta no processo, mas ampliando as possibilidades do saber.

Letícia Alves
Enviado por Letícia Alves em 04/12/2019
Código do texto: T6810703
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.