CARTA AOS ESPÍRITOS BRILHANTES

As pessoas entram e saem "all the world's a stage". Juntamente com Shakespeare, Calderón de la Barca: Dramaturgos exorbitantes em descrever as vidas humanas e suas totalidades de condições, o que seria do mundo sem a arte, a música e os bons escritores. Poucas coisas têm tanto impacto na vida de um homem, as pessoas entram e saem e alguns em seus momentos mais sublimes condecoram os espíritos brilhantes que passaram na terra. Nomes que são ditos e revistos depois de centenas de anos após o desaparecimento físico.

Espíritos como o de Falstaff (Joel Edgerton, ator australiano). No filme O Rei (Netflix 2019), Falstaff sempre ao lado do futuro King Henry V; que na época de amizade o príncipe era um rebelde e beberrão mas a amizade cruel era de verdadeira e intocável profundidade, um filme de drama histórico de 2 horas ou mais que nos faz refletir sobre os grandes homens e seus traidores.

Franz Kafka (1883-1924) com sua brutalidade psicológica em: O Processo, O Castelo e A Metamorfose, filho de judeus que considerava sua língua materna, a língua alemã. Fez com 40 anos o que, com mais de 80 quase ninguém faz: produzir. Deixar mais que as meras decepções e focos de desgraças, Kafka era póstumo e alguns lutam para assim ser, é a leveza do desconhecido sendo somente achado quando seu coração para, não considerava a fama importante mas tornou-se famoso após sua morte, resumindo sua morte deu significado a sua vida, como é de se esperar.

Thomas Clayton Wolfe (1900-1938) um estadunidense romancista e seus longos romances, era de um escrita autobiográfica sufocante (Não sabia viver seu a caneta e o papel), com novelas e ensaios. De sua infância nada se conta, nada se deve, dos seus males ninguém se escapa e há quem ninguém o revele. a carta é para os espíritos brilhantes, que gastaram suas vida para quem quer, e possa trabalhar nelas assim faça o trabalho. Em um dos 50 Estados dos Estados Unidos da América; Thomas Wolfe é o maior escritor da Carolina do Norte que atualmente tem mais ou menos 10 milhões de habitantes. Há um filme incrível novamente que aqui alavanco para então ser tocado e aprender mais e mais: O Mestre dos Gênios que diz a relação de Thomas com seu editor Maxwell Perkins. Mais um morreu jovem porém satisfeito que sua vida esta sendo mencionada mais uma vez e por mais alguém e eu não serei o último.

Entre escritores que fala então de escritores, agora um matemático Srinivasa Ramanujan (1887-1920), só desejava a matemática, fazia seus cálculos nas areias, sonhava com números e se entregava ao desejo de que apenas respirava para a produção e afora iria o reconhecimento por seu devido talento. Sem formação acadêmica, nenhum curso sequer, assim Ramanujan atravessou fronteiras. Era obsessivo por séries infinitas mas pobre como era mal conseguia emprego, era incompreendido e como são todos estes espíritos brilhantes assim, era muitas vezes sozinho, quieto e exuberante em sua forma de pensar, com mais uma vida dedicada a algo e não a alguém. A história virou filme e pelos filmes que a maioria conhece a história brilhante de pessoas como Calderón, Thomas Wolfe e Ramanujan. O Homem que Viu o Infinito (Netflix), o filme mostra a relação e o apreço da amizade com outro matemático que eu o intitulo um espírito nobre, decente e maravilhado pela vida e seus números, fez contribuições importantes na matemáticas que são estudadas até os dias de hoje ao lado de Ramanujan: Frações continuadas, partículas matemáticas e teoria dos números. o Sr. Godfrey Harold Hardy (1877-1947). Voltando à Ramanujan, o matemático que sem formação alguma virou membro da Royal Society que é a mesma sociedade de Isaac Newton, senhoras e senhores a ambição por lutar e ter o talento, transforma não somente as suas vidas, mais a de outros que vão aprender do que se trata ser grande.

Todos os quais menciono morreram cedo, viraram filmes e as doenças com a falta de cura não foram suficiente para então desatar o dó da vida bem sucedida, da qual não tem relação nenhuma com o dinheiro e fama. O título não é apenas aos que se tornaram conhecidos depois de uma vida no anonimato, mas a todos que ainda assim após suas mortes ficaram na sombra do desapreço. Essa estima ninguém pode ter com as boas mulheres e os valentes homens que carregaram muito mais que seus corpos, no entanto os sonhos dos outros e agora são visto e nisso dizemos o supra sumo do fato: Todas estas vidas valeram a pena e não o penar de assim ser digno e ir até o fim de suas lendas pessoais e suas histórias infindáveis. Certo é que no meio de todas estas surgiram tristezas e erros crassos, a suma ignorância foi coberta por todos estes e os quais nem conheço e não irei rever, mais estão nas entrelinhas desse ensaio ao qual é dedicado aos espíritos brilhantes.