Jesus e um revólver 38 (Jesus e a violência)

Jair Messias Bolsonaro, eleito presidente do Brasil em 2018, anunciou, recentemente, que o número de seu partido, “Aliança pelo Brasil”, será o número 38. O que esse número sugere? O que ele significa? Preciso dizer? Poderíamos ver esse número apenas como outro número qualquer, pois usamos essa entidade abstrata no nosso dia a dia. É normal. Não existe problema algum. Esse membro da família numérica, em si mesmo, não nos apresenta nenhuma complicação. Ele não tem nenhum defeito em si mesmo. O número 38 é uma entidade abstrata, é um membro da família numérica. Eu, Domingos Ivan Barbosa, sei falar bonito (rsrs). No entanto, tendo conhecimento do que defende Jair Messias Bolsonaro, esse número confirma o que ele deseja para este país chamado Brasil.

Chico Pinheiro, apresentador de um telejornal brasileiro, no dia 22 de novembro de 2019, fez um breve comentário sobre esse número para o novo partido. O jornalista fez uma crítica a essa escolha. O que esse número representa ou simboliza, neste caso específico, é muito claro, digo eu, Domingos Ivan Barbosa. Cito o meu nome para que ninguém tenha dúvida de que sou eu mesmo, Domingos Ivan Barbosa, que escrevo este simples texto.

Jair Messias Bolsonaro é defensor do uso de arma de fogo pelos ditos “cidadãos de bem”. Ele defende tortura, ditadura, fez homenagem a torturador. Esse político brasileiro ama simbolizar, com dedos, o uso de arma de fogo. Ele é um incentivador da violência. Apesar de tudo, ele se declara convictamente cristão. Ou ele é burro, ou hipócrita, ou as duas coisas juntas. Na verdade, todo hipócrita é burro. Ser inteligente é amar a paz, respeitar cada ser humano, defender a vida de cada pessoa, viver bem, pensar com clareza, diferenciar o verdadeiro do falso, evitar o mal, não ser violento ou agressivo, ser feliz. Isso é ser inteligente.

Ainda não fui claro? O que significa o número 38 neste caso específico? Calibre de um revólver. Jair Messias Bolsonaro afirmou que “defende a posse e o porte de arma”. Para que serve uma arma de fogo? Para matar. Não serve para outra coisa. Esse político brasileiro já afirmou que o erro da ditadura no Brasil foi não ter matado. Para ele, a ditadura matou pouca gente. Que cristão é esse? Se ele for cristão, eu jamais conseguirei ser cristão. Se eu souber o que é ser cristão, esse indivíduo não é cristão, mas um hipócrita, como muitos o são. Ele já desejou a morte de uma ex-presidente do Brasil por infarto ou câncer. Que cristão é esse?!

A violência é coisa dos brutos, já dizia Mahatma Gandhi. O que me leva a escrever este texto é o fato de Jair Messias Bolsonaro se declarar cristão, defendendo o que ele defende. O que é ser cristão? Não vou responder com as minhas palavras. Vou responder com as palavras do Mestre, Jesus de Nazaré. Mas eu digo que cristão é alguém seguidor de Cristo, assim como alguém socrático é quem segue os ensinamentos ou a filosofia de Sócrates; neoliberal é quem defende o neoliberalismo; socialista é quem vive segundo a doutrina do socialismo. Cristão é quem segue ou procura seguir os ensinamentos de Cristo. O que Cristo nos ensina?

No Evangelho de João, capítulo 13, versículos 34 e 35, Jesus Cristo afirma: “Eu dou a vocês um mandamento novo: amem-se uns aos outros. Assim como eu amei vocês, vocês devem se amar uns aos outros. Se vocês tiverem amor uns para com os outros, todos reconhecerão que vocês são meus discípulos”. No capítulo 15, do mesmo Evangelho, no versículo 12, Jesus Cristo diz: “O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês”.

No Evangelho de Mateus, capítulo 5, nos versículos 38 e 39, o Mestre assegura: “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Eu, porém, lhes digo: não se vinguem de quem fez o mal a vocês. Pelo contrário: se alguém lhe dá um tapa na face direita, ofereça também a esquerda!” Ainda no Evangelho de Mateus, no capítulo 5, do versículo 43 ao 48, Jesus de Nazaré assevera: “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo, e odeie o seu inimigo!’ Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos, e rezem por aqueles que perseguem vocês! Assim, vocês se tornarão filhos do Pai, que está no céu, porque ele faz o sol nascer sobre maus e bons, e a chuva cair sobre justos e injustos. Pois, se vocês amam somente aqueles que os amam, que recompensa vocês terão? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se vocês cumprimentam somente seus irmãos, o que é que vocês fazem de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sejam perfeitos, como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu”.

Há muitas pessoas que se declaram cristãs, mas odeiam outras pessoas. É impossível ser cristão odiando alguém, desejando o mal a alguém, fazendo o mal a quem quer que seja. As palavras de Jesus fundamentam o que eu digo. A vida de Jesus confirma o que eu digo.

A Primeira Carta de João, capítulo 4, confirma. Veja o que diz João nessa carta, nos versículos 7 e 8: “Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus. E todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus”. Versículos 11, 12 e 13: “Amados, se Deus nos amou a tal ponto, também nós devemos amar-nos uns aos outros. Ninguém jamais viu Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus está conosco, e o seu amor se realiza completamente em nós. Nisto reconhecemos que permanecemos com Deus, e ele conosco: ele nos deu o seu Espírito”. Do versículo 16 ao 21, João diz: “E nós reconhecemos o amor que Deus tem por nós e acreditamos nesse amor. Deus é amor: quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus permanece nele. Nisto se realizou completamente o amor entre nós: o fato de termos plena confiança no dia do julgamento, porque tal como Jesus é, assim somos nós neste mundo. No amor não existe medo; pelo contrário, o amor perfeito lança fora o medo, porque o medo supõe castigo. Por conseguinte, quem sente medo ainda não está realizado no amor. Quanto a nós, amemos, porque ele nos amou primeiro. Se alguém diz: ‘Eu amo a Deus’, e no entanto odeia o seu irmão, esse tal é mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê. E este é justamente o mandamento que dele recebemos: quem ama a Deus, ame também o seu irmão”.

Há pessoas que não perdoam a primos, compadres, comadres, parentes, mas muitas dessas pessoas estão em alguma igreja. O que Jesus nos diz sobre o perdão? Quantas vezes devemos perdoar, se alguém nos pedir perdão? “Até sete vezes?”, pergunta Pedro a Jesus. O Mestre responde: “Até setenta vezes sete”. Você encontra esse trecho no Evangelho de Mateus, no capítulo 18, versículos 21 e 22.

Com a minha formação filosófica, humana, política e religiosa, eu jamais poderei votar em Jair Messias Bolsonaro. Eu jamais poderei ser a favor de armamento da população. Conhecendo os ensinamentos de Jesus e amando a verdade, eu jamais poderei concordar com Jair Messias Bolsonaro, ou votar nele, ou defendê-lo. Eu não votei no PT (nunca ajudei a eleger político do PT), mas jamais votarei em um candidato por odiar alguém. Na verdade, eu não odeio ninguém. Eu não preciso odiar ninguém para ser contra. O ódio é lixo e veneno. Eu não quero veneno, nem lixo em mim.

Eu fico me perguntando: será que os defensores de Bolsonaro que se dizem cristãos conhecem os ensinamentos de Jesus? Para que serve Jesus? Apenas para nos curar e fazer milagres? Apenas para nos salvar? E o que devemos fazer? Apenas acreditar em Jesus? Apenas confessar que Ele é o Filho de Deus? Isso é muito pouco! Ele deu a vida por nós, e nós vamos apenas acreditar Nele? É muito fácil participar de igreja. É muito difícil ser cristão. Quem quer participar de igreja tem o direito de participar, mas ser cristão não é estar numa igreja. Há pessoas que frequentam igreja cristã, mas não são cristãs. Outras frequentam igreja cristã, e são cristãs. Você pode ser cristão dentro ou fora de igreja, mas pode ser hipócrita e mau dentro e fora de igreja também. Há pessoas boas e más dentro e fora de igreja. O problema não se encontra fora nem dentro das igrejas, mas nas pessoas que frequentam ou não igreja.

Por que o cristianismo matou tanta gente? Por que muitos católicos no Brasil ainda são intolerantes? Onde devemos adorar a Deus? Onde devemos rezar ou orar? Que palavras devemos usar para nos dirigir a Deus? Jesus nos diz! Vou parar por aqui!

Pastos Bons – MA, 22 de novembro de 2019.

Domingos Ivan Barbosa

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 22/11/2019
Reeditado em 22/11/2019
Código do texto: T6801122
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.