CONSELHO AO JOVEM TALENTO

Se quiseres pautar nos domínios da Poética, lê os poetas consagrados, muitos e muitos deles, nos mais variados estilos e propostas. Não necessitas viver o real em grande amplitude, porque, segundo já dizia há milênios o filósofo Aristóteles, "a Poética conta o que poderia ter sido", portanto, depende de tua criatividade, inventiva, capacidade de geração no território ilusório da farsa, da fantasia, do sonho. Todavia, é necessário tenhas a inusitada capacidade de, mesmo sendo tudo falso o que escreveste, fazer o teu receptor acreditar que o que dizes em Poesia tem o dom da verdade inconteste, o que permitirá que o poeta-leitor acredite piamente no que sugeres nos teus esquálidos versos. No entanto, se quiseres vir a ser, no mínimo, um razoável contista, cronista, novelista, romancista, teatrólogo ou memorialista, reza para que o Absoluto te conceda muito tempo (e dinheiro) para viajares e ocupar o ócio com criatividade. Banha-te na água toldada que nasceu da criação dos outros, por certo elas trarão o agridoce de viver entre o real e o sonho. Conhecendo a estrada, saberás um pouco das pedras e de suas lesmas e caramujos, aqueles que estão – sempre – debaixo delas.

– Do livro inédito OFICINA DO VERSO: O Exercício do Sentir Poético, vol. 02; 2015/19.

https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/6791230