UM BREVE ALERTA SOBRE OS POBRES E AS CONVULSÕES SOCIAIS
Uma das afirmativas sociais feitas por Jesus Cristo foi a de que “sempre existiriam os pobres", principalmente se desejamos que sejam atendidos em suas necessidades através de benefícios financeiros.
Observando situações ocorridas atualmente na América Latina, além de tantas outras ocorridas em vários lugares ao longo da história, mais uma vez confirmamos que essa atitude de ignorar a importância de fazer ações sociais em favor dos pobres acaba produzindo o caos social.
Se alguém argumentar que em países comunistas os pobres são desprezados, recebem baixos salários e até vivem ocultamente na miséria sem que haja convulsões sociais, lembramos que nesses países não existe democracia que possibilite essa reação. O poder do regime totalitarista sufoca imediatamente qualquer tentativa, seja através da legislação, seja através da ação policial.
Em países democráticos, exatamente por causas dos direitos humanos e da oposição a qualquer repressão desses direitos, as pessoas tem liberdade de reivindicar, protestar, fazer greve. Quando chegam a ponto de perder direitos e garantias culminam em até recorrer à violência, produzindo caos social.
Por isso, à luz da história, se estamos num regime democrático, os líderes políticos, econômicos, militares e judiciais precisam estar atentos aos pobres e miseráveis, procurando atender suas necessidades através de ações sócio financeiras.
Na democracia, se os líderes não concederem benefícios sociais aos pobres e miseráveis, iremos amargar as consequências geradas inclusive por militância comunista que se aproveita da democracia para incitar levantes em nome dos direitos humanos que eles mesmos não concedem em seus países de regime totalitarista.
É uma questão de solidariedade aos necessitados numa visão cristã e uma estratégia inteligente na democracia.