Síntese do Empirismo ou Método Científico - Comentários

Bom, começo reproduzindo aqui o texto original, que cadastrei na categoria das "Frases":

" # Síntese do Empirismo ou Método Científico #

Não existe vergonha alguma em errar!

E quando tentamos evitar a possibilidade de errar, no fundo estamos diminuindo nossas chances de acertar..."

Logo a seguir acrescentei este texto sobre ela, tentando explicá-la. Mas na verdade se aprofundando muito mais na ideia! :-) Espero que apreciem...

****************************************

O método científico cria modelos e teorias sobre o que se conhece na época. Explica todos os fenômenos e experimentos conhecidos até então, e se possível tenta prever outros ainda não executados, seja por falta de oportunidade ou mesmo por impossibilidade técnica temporária, na época em que são propostos. Às vezes as previsões são confirmadas com louvor. Einstein detém o recorde neste sentido, tendo suas teorias (que ele próprio disse duvidar muito serem possíveis de se comprovar em alguma época) confirmadas com exatidão surpreendente, como é o caso das lentes e ondas gravitacionais. Mas algumas previsões podem falhar, e isto não é derrota de forma alguma!

A mecânica de newton foi inquestionável até que conseguíssemos desenvolver sensores sensíveis o bastante (relógios atômicos) para começarmos a detectar os efeitos relativísticos nos corpos submetidos a velocidades superiores às cotidianas. Não invalida todo o trabalho anterior em mecânica! Ele é totalmente coerente e com desvios indetectáveis para a tecnologia da época de 3 séculos anteriores à sua explicação! Mas precisou ser reformulada com a melhora da tecnologia de nossos sensores. E o mais impressionante é que já havia sido prevista antes disto, simplesmente porque se detectou uma inconsistência entre a física dos corpos mecânicos e a das propagações eletromagnéticas...

Einstein não aceitou que cada evento tivesse sua física própria, incompatíveis, e formulou uma teoria que explicava ambas, a mecânica de baixas velocidades relativas e o eletromagnetismo que envolvia velocidades próximas à da luz. A relatividade, no fundo, não passa de uma cola capaz de conciliar o que se observa nestas duas realidades diferentes.