SexPol

O capitalismo é responsável pela desigualdade pessoal, portanto urge superar a estrutura capitalista responsável pela repressão sexual e expõe conceitos para os quais a psicanálise freudiana não estava preparada. Analisando os efeitos da respiração no ato sexual sobre o indivíduo, Reich chegou à conclusão que seu uso harmonizaria o corpo físico, com implicações na própria mente, normalizando o fluxo de trocas com o meio, pela absorção do orgônio. Reich condenava frontalmente a prática de Yoga, que via como uma tentativa de reprimir os impulsos vitais por meio de técnicas respiratórias, o que impediria a liberação da energia vital e, portanto, ajudaria na manutenção dos bloqueios psíquicos (causadores das neuroses) e musculares (causadores concorrentes de doenças somáticas). Embora acreditasse estar contribuindo para o avanço da teoria psicanalítica (conforme ele aponta em A Função do Orgasmo), a teoria de Reich a respeito do corpo que culminou na vegetoterapia e depois sua forte oposição à noção freudiana de pulsão de morte gradativamente tiveram o efeito de torná-lo um rebelde dentro do movimento. Como Reich também se envolvia ativamente com política, e a ordem era que a psicanálise deveria ser uma ciência acima de disputas políticas, Reich acabou sendo expulso com base nesse argumento. Suas ideias e práticas geraram desconforto nos diversos lugares por onde passou. E mesmo nos Estados Unidos, acreditado ser o "país da liberdade", foi sistematicamente perseguido e terminou preso, morrendo logo em seguida. SexPol!!!!

LucianaFranKlin
Enviado por LucianaFranKlin em 26/09/2019
Reeditado em 26/09/2019
Código do texto: T6754142
Classificação de conteúdo: seguro