HERMES TRISMEGISTRO E A FÍSICA QUÂNTICA, UM MERGULHO NO PASSADO TRAZENDO O FUTURO

Desde o ano de 2018 apresento em Lojas Maçônicas da Capital e do Interior do Estado, o meu trabalho intitulado “Novas Luzes da Sabedoria”, o qual é uma síntese de apenas três páginas, de um trabalho muito maior, onde abordo aspectos e nuances da autoria do sábio Hermes Trismegistro sobre a Lei da Analogia que propugna que o que há em cima, há também embaixo, quando o célebre autor de A Tábua de Esmeralda estuda, reflete e adiante demonstra os segredos da substância primordial, formadora de tudo o que existe no universo, em todas as suas formas, conteúdos, essências, forças e energias. O citado trabalho hermético, pois advém do próprio Hermes Trismegistro, Três Vezes Mestre, trata-se de um trabalho atualíssimo nos dias de hoje, onde, sob o mesmo prisma e seguindo a Lei da Analogia acima mencionada, os nossos modernos computadores e mídia em geral estudam, analisam e comparam o estudo dos Cosmos, na busca incessante de demonstrar uma nova visão do mundo, com as suas energias, pujanças, forças motoras e propulsoras, lastreadas no conhecimento antigo sobre o Universo, antigamente estudado não só pelo Hermes Trismegistro, mas ainda por outros sábios de elevada envergadura que se debruçaram no estudo da referida matéria, onde coletamos um campo vasto de conhecimentos deixados por vários autores em inúmeras ciências, atualmente sintetizados sobre o único nome de Física Quântica.

Como resta acima mencionado, uma das primeiras notícias documentais sobre A Tábua de Esmeralda foi encontrado numa carta do sábio grego Aristóteles dirigida a Alexandre o Grande, quando ocorreu a campanha na antiga Pérsia. Neste texto está contida a versão latina da obra “Secretum Secretorum” - ou seja - “Segredo dos Segredos” que foi traduzida a partir do original em Árabe “Kitab Sirr al-Asrar”, que é um gênero de livro de conselhos, uma espécie de tratado e enciclopédia dedicada a todos os grandes governantes da época, assim como um outro livro antigo que versa sobre estratégias bélicas, intitulado “A Arte da Guerra” da autoria do Sun Tzu, que era leitura primordial a ser seguida pelos grandes generais e reis daquelas épocas antigas nas suas lutas de conquistas sobre os territórios inimigos, da qual falaremos em outro futuro trabalho, A Tábua de Esmeraldas na sua essência descreve e propaga sobre as ciências que regem todo o universo, sendo um dos livros mais estudados, comentados e lidos naqueles tempos antigos, por ter no seu conteúdo os maiores e mais poderosos segredos sobre o universo, onde eram demonstrados conhecimentos sobre a astrologia, a trigonometria, a numerologia, bem como sobre as propriedades mágicas e medicinais de plantas e o valor dos minerais em relação à nossa saúde, como hoje fazemos nas dietas alimentares tais como a Dieta Mediterrânea, a Paleolítica, a Dieta Dash, a Dieta Atkins ou as Dietas Vegetarianas/Veganas do nosso mundo moderno.

Em suma, tudo o que A Tábua de Esmeralda demonstrava naqueles tempos bem antes do Cristo, hoje são revistos/revisitados pela Física Quântica, que na sua essência nada mais é do que a versão moderna e computadorizada dos saberes antigos do Hermes Trismegistro, pois a mesma – a Física Quântica - ainda é um simples ramo teórico e primordial da própria Ciência Contemporânea, a qual no seu estudo procura demonstrar o que acontecem com as partículas atômicas e subatômicas, a exemplo dos elétrons, prótons, as próprias moléculas e fótons, que por serem micropartículas, são podem ser estudadas ou compreendias sob a ótica da física clássica, porque essas micropartículas não são influenciadas pelas Leis da Gravidade, nem pelas Leis da Inércia, nem da Ação nem da Reação. Resumindo: no campo quântico, procura-se demonstrar que o estudo de determinados aspectos são essencialmente verdadeiros mesmo quando não apareçam ser! Mas que verdades são estas? Perguntar-se-ia... A Física Quântica ainda não tem as respostas. Por isso, não obstantes os seus estudos, o que é demonstrado por ela ainda são consideradas como “falsas teorias”. Daí a necessidade perene da continuidade dos estudos, inicialmente pela coleta de dados, depois pela sua demonstração através de hipóteses, seguidas dos esclarecimentos destas mesmas hipóteses, acerca das supostas existências dos fatos, das comprovações destes mesmos fatos com exatidão/presteza e coerência, para que assim alcancemos a Sabedoria, ou seja, a Perfeição!

Comparemos os textos contidos tanto na Física Quântica tanto na Tábua de Esmeraldas e encontraremos neles as verdades iniciais e primordiais do nosso próprio Universo, hoje comprovadas pela comunidade científica internacional através das várias ciências contidas na própria Física Quântica, quando ambas falam e defendem a existência de leis universais como A Lei da Atração e Lei da Vibração. Tudo isso dito e posto nas mídias dos tempos de hoje, já eram matéria dos antigos e sábios escritos do Hermes Trismegistro. Na Física Quântica está demonstrada a existência do átomo, também já conhecido pelos filósofos gregos. Vimos então o átomo demonstrado tanto na Tábua de Esmeraldas como na Física Quântica, onde encontramos aplicada a Lei da Analogia, ao lembramos o que disse há séculos antes do próprio Cristo o sábio Hermes Trismegistro: “...o que há em cima, há embaixo!” quando desde aqueles remotos tempos os estudiosos e sábios acreditavam que toda matéria era constituída por “minúsculos fragmentos indestrutíveis” - os atuais átomos.

A Física Quântica prossegue nos seus estudos em pleno Século XXI, mas tenham a absoluta certeza de que outras novas revoluções virão, em nome de uma ciência mais nova, em nome quiçá de uma “nova onda de espiritualidade” quando antigos conceitos de religiosidade hoje comungados serão derrubados, postos por terra, quando a Humanidade descobrirá que “seres” que outrora eram adorados como supostos santos, deuses e/ou anjos eram na verdade os próprios homens que habitavam e habitam em outros planetas e esferas e que visitavam/visitam a Terra para fazer as suas pesquisas, implantando e fazendo proliferar/vingar suas futuras “espécimes humanas”, trazendo novas técnicas e conhecimentos ou mesmo executando outras elevadas funções, até hoje não reveladas... Somos Deuses de nós mesmos e não sabemos? Não sei. O que sei é que novos e fantásticos conhecimentos ocorrerão e todos os conhecimentos antigos e contidos na Tábua da Esmeralda serão revisitados, comparados, reanalisados em frente do constante na própria Física Quântica, como as direções opostas e transcendentais da mão direita e da mão esquerda, evocando o poeta Fernando Pessoa. Nada é uno... Tudo é o Universo!

Encerro as minhas palavras com a versão em latim de parte da Tábua da Esmeralda feita pela Madame Helena Petrovna Blavatsky, na sua tradução imediata em português:

Verum, sine mendatio, certum et verissimum:

É verdade, certo e muito verdadeiro:

Quod est inferius est sicut quod est superius, et quod est superius est sicut quod est inferius, ad perpetranda miracula rei unius.

O que está em baixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está em baixo, para realizar os milagres de uma única coisa.

Et sicut res omnes fuerunt ab uno, meditatione unius, sic omnes res natae ab hac una re, adaptatione.

E assim como todas as coisas vieram do Um, assim todas as coisas são únicas, por adaptação.

Pater eius est Sol. Mater eius est Luna, portavit illud Ventus in ventre suo, nutrix eius terra est.

O Sol é o pai, a Lua é a mãe, o vento o embalou em seu ventre, a Terra é sua alma;

Pater omnis telesmi[5] totius mundi est hic.

O Pai de toda Telesma do mundo está nisto.

Virtus eius integra est si versa fuerit in terram.

Seu poder é pleno, se é convertido em Terra.

Separabis terram ab igne, subtile ab spisso, suaviter, magno cum ingenio.

Ascendit a terra in coelum, iterumque descendit in terram, et recipit vim superiorum et inferiorum.

Separarás a Terra do Fogo, o subtil do denso, suavemente e com grande perícia.

Sobe da terra para o Céu e desce novamente à Terra e recolhe a força das coisas Superiores e inferiores.

Sic habebis Gloriam totius mundi.

Desse modo obterás a glória do mundo.

Ideo fugiet a te omnis obscuritas.

E se afastarão de ti todas as trevas.

Haec est totius fortitudinis fortitudo fortis,

Nisso consiste o poder poderoso de todo poder:

quia vincet omnem rem subtilem, omnemque solidam penetrabit.

Sic mundus creatus est.

Vencerás todas as coisas subtís e penetrarás em tudo o que é sólido.

Assim o mundo foi criado.

Hinc erunt adaptationes mirabiles, quarum modus est hic.

Esta é a fonte das admiráveis adaptações aqui indicadas.

Itaque vocatus sum Hermes Trismegistus, habens tres partes philosophiae totius mundi.

Por esta razão fui chamado de Hermes Trismegisto, pois possuo as três partes da filosofia universal.

Completum est quod dixi de operatione Solis.

O que eu disse da Obra Solar é completo.”

Edição original do texto em latim, de Chrysogonus Polydorus (Nuremberg, 1541).

BIBLIOGRAFIA:

. Hermes Trimergistro e a Tábua da Esmeralda - Wikipédia

. Sobre a Teoria Quântica - Wikipédia

. A Física Quântica e a Tábua de Esmeralda - Wikipédia

. Fernando Pessoa Obra Poética - O Eu Profundo e os Outros Eus –

. Dogma e Ritual de Alta Magia – Eliphas Levi

. Texto em Latim da Tabula Smaragdina, da autoria de João de Sevilha (Johannes Hispaniensis) em Secretum Secretorum,

. Lei da Analogia, Filosofia Quântica e a Tábua da Esmeralda, estudos, comparações e observações pessoais e pacientes do autor, Tadeu Bahia.

Ir.’. TADEU BAHIA - Autor

. GRANDE INSPETOR GERAL - GRAU 33 – REAA - IME: 058538.

. COORDENADOR DO COLÉGIO DOS GRANDES INSPETORES GERAIS.

. MESTRE MAÇOM DA LOJA SIMBÓLICA CAVALEIROS DA FRATERNIDADE Nº 1353 – GOB – BA.

. EX – PRESIDENTE E EX – JUIZ DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA MAÇÔNICO DO GOB – BA.

. EX – CONSELHEIRO DO GOB – BA.

. SÓCIO EFETIVO DO INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DA BAHIA - IGHBA.

. MEMBRO DA ACADEMIA MAÇÔNICA DE LETRAS DA BAHIA – CADEIRA Nº 16.

. ESTAGIÁRIO DA ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMADOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA – ADESG/BA.

TADEU BAHIA
Enviado por TADEU BAHIA em 23/09/2019
Reeditado em 23/09/2019
Código do texto: T6752248
Classificação de conteúdo: seguro