DESPERTENCIMENTO DE INTELIGÊNCIA

Ao examinarem alguns momentos da história, temos um tal de despertencimento de inteligência, isso se dá ao fato de que não fomos tão ensinados assim a conviver, e viver de nossa sabedoria, em face do cérebro estudamos apenas para passar na prova; e não para reter o conhecimento e então não voltar à estudar o assunto e sim se especializar. Trazendo um pouco de nossa massa cinzenta e de neurociência não há como não mencionar Pierluigi Piazzi (1943-2015) Nasceu em Bolonha, Itália. Para sorte de mais de 100 mil alunos do qual o professor Piazzi deu aula em seus cursinho, foi naturalizado e morou no Brasil, cofundador da Editora Aleph, ex-apresentador da Rádio Jovem Pan, escritor de uma série de livros Aprendendo Inteligência e outros. Pier em 1980 entrou para a Sociedade de Alto QI Mensa International, a maior, mais antiga e mais famosa sociedade de Alto QI do mundo, um exímio palestrante: foi muito crítico do atual sistema educacional no Brasil e das formas como "nós estudantes, estudamos".

Tudo ou quase tudo é estímulo, uma criança que aos 8 anos assiste e ouve as óperas junto seus pais; brevemente pode se perceber que o mesmo estimulará atração por um instrumento, será talvez um adulto que irá assinar a Osesp SP. Ou quando puder controlar mais seus desejos e suas prioridades, nunca mais vai querer saber de tais notas, vais dizer: pra longe de mim Bach e os cantos longos, o clássico. Tudo ou quase tudo é estímulo.

Existe fazendo aqui uma explanação à grosso modo e bem brasileira, dois hemisférios em nosso cérebro, esquerdo e direito. Direito seria o lado artístico, como música, criatividade, imaginação, símbolos e imagens. O lado esquerdo fica com a lógica, análise de dados, seria o acadêmico... Um bom exemplo seria que se você decide e se vive muito nas emoções, digamos que conviva mais com seu hemisfério direito. A metade direita do cérebro comanda o lado esquerdo do corpo e a metade esquerda do cérebro comando o lado direito do corpo, cabe lembrar e ajudar os canhotos, cujo esse sistema é invertido! Dentro de nosso crânio há uns 15 mil computadores de última geração, e vemos jovens estudando e guardando tudo na memória de massa (HD) do PC; não, o professor Piazzi enfatiza o fato de sempre escrever "Ninguém estuda se não tiver uma caneta e papel na mão, na escola assistimos aulas, professor explica, ensina, o estudo é solitário e se dá na escrita guardando assim e assimilando no seu cérebro". Trazendo mais curiosidades sobre o cérebro: não sente dor, uma mulher tem o cérebro menor em 10% do que um homem, há mais de 160 mil quilômetros de vasos sanguíneos, o cérebro humano é mais ativo durante o sono, e um dos mais complexos e maravilhosos cérebros foi Albert Einstein, Leonardo Da Vinci, Leibniz, Newton e similares.

Atualmente o humano com o maior QI em atividade é um coreano Kim Ung-Young , trabalhou na Nasa e pediu para sair recentemente, com 6 meses Kim falou; e com 8 já resolvia cálculos, e trabalha hoje em dia como engenheiro, seu QI: 210. Não fomos ensinados a estudar, a pensar, a refletir sobre a vida breve que temos e se devemos deixar algum legado. Não se aprende ser solitário e a abrir mão de grupos para se construir e se negar também, a manada nos corrompe e nos atinge muitas vezes, nos agita e atormenta, temos que ter aprendizado, aprender a aprender. A família nos educa para a vida pública, a vida sempre ao lado impessoal, sempre visando ao externo e sem monólogos algum, introjeção em forma apenas privada e ignoram o essencial da vida se negando a história, as artes, a filosofia, literatura e ciências. Quantos e quantas foram diagnosticado loucos e loucas por querer tornar algo real, porém distante de sua realidade e incompreensível a realidade dos outros. Daí que muita gente é derrotada.