O TEMPO E O VENTO

A sociedade humana - homem e mulher - em suas ações,sempre se apegou à rotinas,seus atos e fatos,originando-se,daí,as tradições e os costumes, e até mesmo a Bíblia, o maior dos livros e que contém nela muitos livros,daí o termo BIBLIOTECA e foi o primeiro livro a ser impresso numa tipografia - imprensa de tipos móveis - inventada pelo alemão Gutemberg(Alexander Gutemberg) por volta de 1452,foi escrita,em muitos dos seus capítulos,de acordo com as tradições vividas e contadas pelo povo da época.

O calendário romano,cuja criação é atribuída a Rômulo no ano 46 A.C.,primeiro com 10 meses e começava com o mês de março,no ano seguinte,alongado para 12 meses com a adição do mês de janeiro e fevereiro,vigora até nossos dias,tem suas particularidades,suas tradições e costumes que vale a pena serem contadas.Sem contudo ser conclusivo ou exato.

Os meses do ano acabaram por não fugir à regra e todos eles se caracterizam pela constância do que neles,geralmente ,acontece,va-riando conforme a região do Brasil,mesmo sendo o homem e a mulher os seus protagonistas e a tudo proporcionam.

O mês de JANEIRO sempre foi um mês alegre e cheio de esperanças e expectativas.É o primeiro do ano que chega novo,vicejando novidades,novos alentos,novos projetos e um mundão de vontades.Ah!!!!!!É ano novo!!!!!

É a escola que chega,novo ano letivo,novos colegas,novas amizades.Um calendário que se inicia,portas que se espera serem abertas, janelas de um novo horizonte. Ah!!!!Como é bom e alegre os cumprimentos.São desejos, expectativas e um sem número de vontades,até mesmo de fazer regime,mudar hábitos alimentares e assim emagrecer. Um namoro surgirá, um filho virá,dinheiro que vai ganhar,construir uma casa nova,mudar os rumos de vida, empreender um novo negócio,etc...etc....etc... Este ano vai dar certo!!!!Assim se espera,assim se projeta,muitos são os anseios,mas tudo depende da ação de cada um.Mas é ano novo!!!!!!!

O mês de FEVEREIRO,muito embora se diga que é o mês em que todos falam menos por ter somente 28 dias e a cada quatro anos tem 29 e se chama bissexto por ocasionar um ano de 366 dias(eis aí o bis de seis).Vale registrar que este dia a mais no ano,é em decorrência da soma de quatro frações de 0,25 que sobra,anualmente,no giro solar.

É o mês do carnaval - e aí temos de lembrar do cantor Wilson Simonal cantando "....e fevereiro tem carnaval,tem carnaval...." e essa característica faz dele uma alegria inominável,época em que tudo pode, todos festam de norte a sul do paí,muitos namoros se iniciam, sexo rola solto,ninguém tem compromisso,etc...etc...É mesmo um carnaval.Todos dançam, o Brasil balança e nada avança e só depois dele que o ano do povo começa.assim ouvimos,assim aprendemos,assim fazemos,assim ensinamos e assim é.

MARÇO,mês de São José, o pai adotivo de Jesus Cristo, época de grandes enchentes,muitas chuvas,que nesta época está terminando a sua temporada,portanto se despedindo. Inicia-se,neste mês, o plantio das hortaliças tradicionais,que tanto enfeitam a mesa dos brasileiros e tanto influi na sua alimentação.

Ah!!!!Março quer marcou época em nossas vidas,quando no dia 31 de março de 1964,eclodio uma revolução político/militar que alterou a vida de todos nós e até hoje ecoa na nossa história,com diversas dúvidas: foi revolução,foi golpe,foi o que? Foi ditadura,não foi,Seja uma coisa ou seja outra, a tudo mudou, muitos morreram, muita gente sofreu,muitos políticos foram presos,perderam mandatos e direitos políticos e até liberdades.No tempo que se seguiu,teve reações, houve guerrilhas, sequestros, exílios e mundão de coisas. Nada ficou como antes no quartel de Abrantes.

ABRIL, que se caracterizou como o mês da mentira,tendo-se em vista que seu dia primeiro,ao longo das tradições, o povo se divertia com as brincadeiras e mentiras,mas todas salutares e saudáveis e com muitas pilhérias.Ah!!!!Como era divertido. Todos sabiam, todos aguardavam e quase todos caiam,sofriam e depois riam.Era mentira, era brincadeira.Não se ofendiam e nem machucava ninguém,Como era bom!!!!!!

É um mês importante no nosso calendário.No seu dia 21(Em 1500), Pedro Alvares Cabral avistou o Monte Pascoal, no hoje sul da Bahia e descobriu o Brasil. Também no dia 21 (Em 1792),Tiradentes, um alféres da polícia, que liderava um movimento separatista da coroa portuguesa,foi morto e esquartejado pelas bandas de Ouro Preto(MG).Também neste dia,em 1960, Juscelino Kubstheck, presidente da República do Brasil, inaugurou Brasília,uma nova capital do Brasil, no centro do país,longe do litoral e das fronteiras oceânicas,portanto,dos perigos do mar e descortinou o progresso do interior do país, interiorizou o desenvolvimento e causou um novo descobrimento do Brasil.

E, quase sempre,tem neste mês, a Semana Santa,época em que se relembra a crucificação de Jesus Cristo, o filho de Deus que marcou a história do mundo,pregou e ensinou novas formas de vida,fundou a igreja católica que se espalhou pelo mundo afora,contrapondo costumes ateus e profanos.Só contrariada por Martinho Lutero, um padre, em 1517, que em protesto a certos procedimentos,na venda de indulgências,do Papa da época,se rebelou,tomou outros rumos,fundou uma outra igreja,um igreja protestante que prosperou e hoje é evangélica ,tal como evangélica é a igreja católica,mas em nova forma, novos conceitos e novos tempos,mas recebendo,por outras formas,pagamentos por indulgências.

Na mudança de hábitos e conceitos. o ano comercial não se inicia em janeiro,nem depois do carnaval,mas sim depois da semana Santa. Ufa!!!!!até que enfim, podemos trabalhar,pegar no batente,engendrar os rumos e os negócios.

MAIO, o mês das noivas. O casamento sempre foi uma coisa séria e importante,pois,como está escrito na Bíblia "...o homem se une à sua mulher e forma uma nova família...Mt.19.5".No cumprimento dessa premissa que vem lá do Gênesis 2.24, a relação homem/mulher sempre teve o seu lugar nos mandamentos de Deus e na história da humanidade. Neste mês sempre houve uma predominância dos enlaces de união ou matrimonial. O carnaval tinha passado,como também havia se cumprido o ritual da paixão de Cristo,as colheitas nas lavouras agrícolas tinham terminado,as tuias estavam cheias, as burras da goiaca guarnecidas,tudo estava pronto,podia-se,então,casar.

Então,neste mês poder-se-ia começar uma nova vida,a união de dois jovens, a formação de uma nova família e aí,muitos casamentos aconteciam. A noiva era oi brilhante da união,o lado belo do casal,portanto,o mês das noivas.

Neste mês aconteciam grandes casamentos, a união de duas famílias, quase sempre importantes,dois grandes fazendeiros,dois grandes empresários,dois grandes membros da sociedade,entre outros.

Por mais que se celebrasse o casamento de um casal de jovens,como o enlace do amor,era, na verdade, a união de muitos interesses. Brigas haviam,muitos conflitos de interesses e até mortes, mas as moças,donzelas e muito cortejadas, se rejubilavam com os casamentos. Como era alvissareiro este mês!!!!!E não se pode esquecer que no no seu dia 13(Em 1888), a Princesa Izabel,substituindo, no reinado, o seu pai D.Pedro II que estava em viagem fora do Brasil, assinou a lei de abolição da escravatura. Com este ato e este feito,chegava ao fim uma época triste para a história do Brasil.que era.então,o último lugar,no mundo.aonde se praticava aquela inominável ocorrência.Mas a abolição dos escravos custou a D.Pedro II,a queda da monarquia brasileira.

É claro que aquele povo,de cor negra,então escravizados,foi muito importante para o progresso do país e seu desenvolvimento. O erro,a vergonha e a desgraça,era a forma de tê-los aqui. Tinham sido arrancados das suas casas,de sua terra e de suas origens(Africa),transportados como bichos ou animais,valorizados como objetos e negociados como mercadorias e possuídos como bens e até status. Minhanossa!!!!!!Que tristeza,que horror!!!!Foram libertados sim,mas de maneira errada, injusta e cruel e por mais que se tente reparar,nunca isto se fará,pois,as marcas estão no corpo, no sangue,na história e nos horrores que se fez.

JUNHO, o mês das festas juninas,devido às comemorações de três santos importantes da igreja católica:Santo Antonio, no dia 13, o santo casamenteiro,cuja ajuda era sempre buscada pelas moças apaixonadas e porque não de rapazes interesseiros que nele viam uma importante arma; O São João,no dia 24,santo muito importante na liturgia cristã,por ter sido ele,primo de Jesus Cristo,predestinado para anunciar a chegada Dele,os valores Dele, a Sua magnitude e importância como filho de Deus. Pregou no deserto,mas não num deserto de areias,mas num deserto de valores, de princípios,de costumes e de ateísmo. João, abriu e plainou os caminhos por onde Jesus passou, Fez Jesus ser esperado,ser aguardado; São Pedro, no dia 29, um dos apóstolos importantes de Jesus,em cuja moradia,próxima ao lago de Sezaréia,todos se reunião e traçavam o que e como fazer.Sobre ele,Pedro,Jesus fundou a sua igreja e foi ele o primeiro papa.

Se sobre Pedro firmou-se a igreja, é com que estão as chaves do céu, Ah!!!!Como queremos transpor essa porta,muito embora pouco façamos para isto,nesta caminhada mundana,interesseira e tortuosa,eivada erros ,faltas e pecados.

Neste mês,quantas festas aconteciam. Eram rezas,reunião de famílias,festança e comilanças.Acendiam-se fogueiras enormes e reluzentes em sua volta,lindos rituais aconteciam. Fazia-se batizados(caipiras),compadrios se formavam, negócios eram feitos,promessas si faziam,milagres aconteciam,pois, era muito comum,pessoas de fé, tirar os sapatos dos pés e, descalços,passar pisando sobre as brasas acesas e fumegantes,sem se queimar e nada acontecer. Ah!!!!Era incrível.Mas isto se fazia num ritual tosco,de muita crença e de muita fé.

JULHO.Neste mês,chegamos cansados de muitos estudos, muitas festas e comemorações. Ano novo, carnaval, semana santa.eventos juninos,danças e comilanças. Ufa!!!!Precisamos de uma folga e de um descanso,dar uma pausa, refletir e se energizar para se programar o novo semestre que chega e assim terminar o ano.

São as férias, as viagens, os passeios e o descanso. Nada se tem para fazer ou comemorar. É relaxar e se preparar para o que vem.

AGOSTO. Se antes os meses estão marcados por expectativas,alegrias, bons acontecimentos e muita santificação, o mês de agosto sempre foi marcado por tristes acontecimentos e por isto sempre foi chamado o mês dos desgostos. Neste mês ninguém se casava, ninguém mudava de casa, poucos, ou quase nenhum negócio era fechado, principalmente compra ou venda de fazendas ou de gado,pois, o meio rural é mais ligado essas crendices e religiosidades

Era o mês dos cachorros doidos. Era o mês onde as coisas não davam certo.Muitas queimadas,grandes incêndios e muitas tragédias.

Neste mês, no seu dia 24, no ano de l954, o presidente Getúlio Vargas se suicidou com um tiro no peito. Saiu da vida para entrar na história,como disse ele em sua carta/testamento; no mesmo dia,em 1961, o presidente Jânio da Silva Quadros,renunciou ao seu mandato e abrindo ai as portas pra tristes consequências político/administrativas que se seguiram.

O seu vice, João Goulart, enfrentou muitas dificuldades para tomar posse em seu lugar e assumir o mandato a que tinha direito e foi um tempo quente em Brasília e seu governo foi marcado por diversos conflitos e muitas dificuldades,terminando por sua deposição do governo, pelos militares, em 31 de março de 1964, cujo regime de exceção durou 25 anos. Tradicionalmente. agosto nunca foi um mês de boas referências. apesar de nele acontecer feitos positivos.

SETEMBRO. Ah!!!!Este sim,´E um mês de muitos encantos. No seu dia 7(em 1822),D. Pedro I deu o famoso grito da independência do Brasil,cortando os laços de colônia de Portugal e aí, muitas novidades aconteceram rumo ao progresso e desenvolvimento. É início da primavera e no seu dia 22 comemora-se o dia da árvore. É um mês jovial, alegre e de muitas comemorações. São os desfiles da Independência, lançamentos na moda feminina com a chegada de novas vestimentas,estampas floridas e de muito "fru fru",aguardada por todas e por todos, lojas e negócios.

Quando setembro chegar!!!!!É um dito popular, ensejando alegrias e realizações.

OUTUBRO. Este é um mês carrancudo, poucas comemorações ou registros e destacando-se somente,o dia de N.S.Aparecida,padreira do Brasil, que acontece no dia 12,quando se comemora,também, o dia da criança. As flores se frutificam e evoluem,porém,nada se renova e pouco se faz.

Tradicionalmente, a partir de 1946, por muitos anos no dia 3,depois dia 7 e ultimamente no seu primeiro domingo, realizam as eleições para os governos no Brasil.Municipais,estaduais e federal. Elege-se as câmaras legislativas e os seus governos. O povo se agita, se torna importante, com muitos direitos e valorizados e ao fim, tudo continua na mesma, tudo no mesmo lugar e do mesmo jeito.

Antes,nas eleições, haviam os coronéis, que mandavam e dominavam. Depois vieram os currais eleitorais, com suas influências e manipulações e hoje,com muitas manipulações,dissimulações dos favores eleitoreiros,onde as bolsas sociais favorecem, os resultados que não aparecem, promessas e acondicionamentos que manipulam e nos deixam no mesmo lugar, quando não, com um passo atrás.

As redes sociais mal cabem os volumes das falas e se tornaram o maior cabo eleitoral de todos os candidatos. Elas veiculam, irradiam e proliferam interesses,horrores e terrores aonde chegam,sem pedir licença e nem dizer a que veio,se é verdade ou mentira(fake news);.Elas chegam,elas propagam, elas derrubam segredos, disseminam fraquezas e nunca conceituam valores.

NOVEMBRO. Neste mês vem as preocupações dos alunos que, em grande parfe, descobrem que não estudou bem, não têm notas suficientes e o tempo é curto. Os folgados se agitam, os responsáveis comemoram. Já se começa a agitação para as festas de final de ano,que se aproxima. No dia 15 comemora-se o dia da proclamação da república( e neste dia devia-se chorar a derrubada de um rei d.Pedro II, o mais sábio dos governantes do Brasil e sua deportação,uma crueldade) e no dia 19, comemora-se o dia da bandeira do Brasil, um simbolo verde e amarelo que tremula em mastros país afora e nos alardeia por onde passa mundo afora

Neste mês, os responsáveis fazem as contas do que foi feito e comemoram,muitos ultimam as ações para ver se chega e outros comprovam que não tem mais o que fazer. É o compasso da espera e de conformação e esperar que o ano que virá,será mnelhor.

DEZEMBRO.Este sim, É o mês das festividades. Os estudantes finalizam as provas, os empresários avaliam resultados, o povo rejubila, a sociedade se agita, a televisão toca o jingle blls, os panetones chegam e embelezam as mesas e favorecem os presentes, os perus se entristecem porque chega o seu dia de assado e a champanhe espuma e se derrama nos "tins tins".

O Natal, a principal data, neste mês da cristandade,não comemora o nascimento de Jesus Cristo,que Dele poucos se lembram,mas se organizam para tantas comemorações. Muita comilança, muita cerveja, muitas ceias,festas e felicitações.

Será que alguém reza nessas festas e ocasiões?Muita bebida,muita alegria e pouca contrição. Natal, o nascimento de Jesus Cristo, as festas seriam por Ele e por isto. Mas.....que nada!!!!!

Onassis
Enviado por Onassis em 31/08/2019
Código do texto: T6733978
Classificação de conteúdo: seguro