Jovens e sua singularidade nas comunidades: universo simbólico.

A ESCOLA QUE OS JOVENS QUEREM

#NossaEscolaEmReconstrução

http://porvir.org/nossaescola/

________________

"Para os jovens de hoje, que a gente chama de nativos digitais, a internet não é uma

ferramenta, um instrumento.

Ela é território.

É ali que os jovens fazem relação, se encontram, arrumam, às vezes, namoros, conversam,

trocam muitas informações e adquirem muito conhecimento.

Um exemplo importante é falar dos @youtubers¬. Os jovens têm aprendido hoje com os

@youtubers¬. Não é mais só o mundo adulto, a escola, a família que transmitem

conhecimento e cultura para os jovens.

Os jovens se apropriam, a partir da internet, de culturas próprias, constroem suas próprias

opiniões, seus próprios valores.

Os jovens se relacionam com o tempo de uma forma bastante diferente, eles são muito

flexíveis em relação ao tempo.

Eles mudam muito, também, de opinião, de estilo.

É muito interessante você ver como um jovem está gostando de um estilo de música e, depois,

está gostando de outro, forma outros grupos, vai para outras galeras, como eles chamam

entre eles, isso é uma coisa bastante diferente, e também dão sentido para o espaço onde

vivem.

Então, quando a gente fala, por exemplo, do jovem de periferia, que eu acho que marca muito

parte das escolas, o jovem de periferia não olha só para a precariedade do território, para as

ausências.

Ele também olha para as potências desse território, ele cria símbolos em relação a isso.

Ele cria marcas de roupa, ele se identifica a partir dali, linguagens próprias, formas de

comunicação.

Estou falando da periferia, mas a gente pode falar de jovens... o Brasil é muito diverso, então a

gente pode falar de várias realidades: o jovem rural, outras realidades que a gente também

pode perceber que têm culturas próprias.

Nessa fase da adolescência, o que traz saúde para o jovem é a possibilidade de falar, de se"

http://avaefap.escoladeformacao.sp.gov.br/pluginfile.php/1070061/mod_lesson/page_contents/1737/inova_roda_especialistas_01.pdf
Enviado por J B Pereira em 26/08/2019
Reeditado em 26/08/2019
Código do texto: T6729836
Classificação de conteúdo: seguro