O que é arte - Dados da Vida

A pergunta que não quer calar: quanto do sucesso de Nietzsche se deve a seu bigode? Será que ele seria tão popular hoje caso sua imagem fosse comum, pouco icônica? Em outras palavras: quanto do sucesso de um filósofo, de um artista, de um cientista, ou mesmo de uma ideia, de uma teoria ou de uma obra se devem a algo aleatório, imprevisível e completamente diferente do conteúdo?

.

.

Movimento Impressionista

.

O livro Hit Makers conta a história da ascensão do movimento impressionista. Um rico pintor (Gustave Caillebotte) comprava obras dos artistas que admirava. Certamente um dos critérios era a qualidade da obra e o efeito que causava nele. Mas, segundo Derik Thompson no livro Hit Makers, um dos critérios que usava era a necessidade: Caillebotte comprava obras encalhadas para ajudar seus autores. Em seu testamento, ele deixou sua coleção para um museu em Paris. Os curadores e críticos queriam rejeitar as obras, achavam-nas primárias, pobres. Travou-se uma disputa através de jornais, vários professores de arte diziam que, caso as obras fossem aceitas, iriam renunciar a seus cargos. A disputa atraiu atenção do público e a coleção foi extremamente popular. Atualmente as obras da coleção de Caillebotte são as mais populares (e caras) do impressionismo. O quanto deste sucesso se deve a contingências históricas (circunstâncias aleatórias impossíveis de serem previstas)? Quanto se deve ao conteúdo primoroso de suas obras?

.

Minha intenção não é desmerecer o impressionismo, dizer que só teve sucesso pelo mero acaso. Minha intenção, pelo contrário, é nos fazer questionar a quantidade de obras, movimentos e ideias maravilhosas que, apesar de sua qualidade, ficaram fora dos nossos livros simplesmente por terem tirado um resultado ruim nos dados do jogo da vida.

.

.

Sucesso (e fracasso)

.

Leonard Mlodinow, no livro ‘O Andar do Bêbado’, fala sobre a chance de em uma final disputada em cinco jogos o melhor time ganhar. Caso o melhor time tenha a chance de 55% de ganhar a final teria de ser disputada em centenas de jogos - caso quiséssemos ter uma margem de confiança razoável de que o melhor time venceu.

.

.

Mensagem Para a Vida

.

Também em ‘O Andar do Bêbado’ Mlodinow fala sobre grandes sucessos literários que foram recusados por dezenas de editores antes de serem publicados. Se você começou uma empresa e falhou, talvez seu empreendimento fosse muito bom, mas teve azar nos dados da vida. Talvez aquela pessoa por quem você estava apaixonad@, caso tivesse te dado uma chance, perceberia o quanto vocês dariam certo. Os seus fracassos pessoais se deveram a sorte ou à sua inabilidade? Difícil dizer o peso que cada um destes fatores têm. Mas, ao ponderar, não seja muito duro consigo em suas falhas; em seus sucessos seja um pouquinho menos orgulhos@ ; )

.

.

Sobre o conhecimento

.

Tendemos a achar que o mundo é como o lemos. Acreditamos em conceitos como ‘gravidade’, ‘individualidade’ ou ‘capitalismo’. As obras de Manet na coleção de Caillebotte viraram um sucesso pela qualidade de seu conteúdo, mas também por fatores completamente distintos do conteúdo das obras. Os conceitos, da mesma maneira estão vigentes por uma mistura de qualidades inerentes ao seu conteúdo e por terem sorte nos dados do jogo da vida.

.

Sou um cético e te convido a entrar no maravilhoso mundo da filosofia e desvendar o conhecimento sobre o prisma do ceticismo. Vamos!