Despertar na prática: Livrando-se do pensamento involuntário

 

Uma dica: antes de ler, coloque de lado todo o seu conhecimento religioso, pois não é isto que estamos estudando aqui.

É tão simples que parece meio bobo, mas lembra quando acontecia algo que exigisse auto-controle de nossa parte e alguém falava "calma, respira", ou "conta até 10"?.
Estas eram ferramentas simples para nos colocar em estado de Presença e nos fazer tomar as melhores decisões para aquele momento.
É isto o que vamos tentar fazer aqui, para ficar neste estado o dia inteiro.

Porque você iria querer livrar-se do pensamento involuntário? Porque ele é tudo o que o Amor não é: ele julga tudo e todos, lhe traz ansiedade, preocupação, medo, mágoa, sofrimento. Sem ele... você encontra a Paz.
A Paz já existe, é natural, eterna, nós é que a perturbamos.

Parar o pensamento involuntário cria espaço na consciência. Expandir a consciência é apenas isto... criar espaço nela.
Neste espaço anteriormente ocupado pelo pensamento involuntário surgirá aos poucos uma Presença Divina claramente identificável, algo sublime, que você começa a perceber quando se abre para Ela, e quanto mais você a percebe, mais Ela ganha espaço na sua consciência, até que Ela praticamente Viva através de você. Você se torna Um com Ela.
Pode-se dizer que esta Presença é o seu Eu Superior, Cristo Interno, Deus se experimentando, manifestando-se através da sua consciência.
Esta Presença respeita o seu livre-arbítrio, e jamais vai impor a sua vontade. Ela esperará eternamente que você lhe dê alguns segundos da sua consciência. Alguns segundos são suficientes.
Sem criar espaço na consciência, nada do que faça o conduzirá à Libertação total do Seu Ser, serão apenas... distrações, alegorias criadas pela mente. 

A Presença pode se manifestar de diversas formas. Se você se colocar em estado de Observação, vai percebe-la em coisas simples e belas, como a sutileza de um Sorriso que não é deste mundo se formando no seu rosto, neste exato momento

Vou passar os exercícios que fiz para me livrar gradativamente do pensamento involuntário e tornar-me plenamente consciente, abrindo espaço para esta Presença Divina se manifestar na minha consciência.
Quando este Sorriso formoso apareceu pela primeira vez no meu rosto, eu soube que era o primeiro contato real e inquestionável com o Divino. Todos os dias de manhã olho no espelho e recebo um magnífico Sorriso de volta e  uma chuveirada de Amor cai sobre minha cabeça. Já não r(esisto) mais. Estou no fluxo. Esta Presença cria em minha experiência todas as situações necessárias para que Ela siga se experimente, e vai na minha frente endireitando os caminhos tortos.

Antes de entrar nos exercícios, faz-se necessário detalhar a nossa fisiologia extra-fisica, tarefa para lá de complicada, baseado na minha Experiência:
 O Espírito (não o seu, mas O Espírito de Deus em você) - Ele é uma partícula de Deus, o amor puro e incondicional que veio à matéria para saber experimentalmente como é ser o amor puro, pois estando no meio dele não teria como saber (para se conhecer algo experimentalmente, faz-se necessário partir do seu oposto. Como experimentar o aconchego de um banho quente sem o tempo estar frio?). Deus é o Criador através da sua criação, sem ela, Deus não sabe Quem É. Se você não tiver um filho, como poderia saber/experimentar o que é ser um pai?

Ele é Multidimensional, Onipotente, Onipresente e Onisciente, pois Deus não fez nada menor do que Si. Você pode até dizer o “seu espírito”, mas ele anima quantas vidas ele quiser, simultaneamente e em qualquer morada de meu Pai . Você é um fractal do Espírito de Deus, uma centelha mesmo. 
O ego - É abstrato. Quer ser o anjo da guarda da sua (da dele) individualidade, rs. Só existe porque você lhe dá atenção, se identifica com ele. 

Ele não tem inteligência, pois nem consegue saber se o corpo está dormindo ou acordado, quando acorda assustado em um sonho, rsrs. 
Ele não é seu inimigo, mas quer proteger a sua (dele) individualidade a qualquer custo. O ego não está preocupado com a sua felicidade ou sua tristeza, e muito menos com o seu Despertar (que ele evita à todo o custo). Ele só quer se manter vivo, protegido de tudo e de todos e para isto usa basicamente o medo (e às vezes exagera um pouco, rs). Vou falar baixinho para ele não ouvir, rs:"Seu ego conta uma mentira a seu respeito" e para manter esta mentira usa o pensamento involuntário para lhe manter no passado ou no futuro (ou no presente, julgando o que os outros estão fazendo, rsrs) , onde a Presença não consegue se manifestar, pois Ela só existe no eterno Agora.
Parece que é você que pensa, mas não é, rs. Se fosse, você teria autoridade sobre o pensamento, mas sabemos que você não tem, você é vítima dele. A mente egóica  capta a consciência coletiva da humanidade, que existe desde a emissão do primeiro pensamento humano. Imagine então o poder desta consciência coletiva. 
A alma - é a consciência do seu espírito revestida pela condição humana ( mente egóica). 

Recebi nova atualização sobre a natureza da alma.

Clique e leia este artigo


Ou seja, para vivermos em na Mente de Deus precisamos somente: 
 Da Presença Divina, sem o qual não haveria vida no corpo físico
Da mente funcional, neutra. Ela é quem cuida das necessidades e atenções do corpo. 

Mas como assim? Se eu parar de pensar vou parar de existir?
Não.
Existo, logo penso. 
O pensamento involuntário não precisa mais fazer parte da sua experiência humana. 
Mas não se preocupe, rs. A sua mente funcional vai continuar te parando para atravessar a rua e você Observa e está Consciente dela. Ótimo momento para fazer as pazes com ela e agradece-la por cuidar de você. Ela usa as suas memórias funcionais pra isto. 

Eu existo com a consciência acima da linha do pensamento. Só penso intencionalmente e com um propósito bem definido. Vivo ...na consciência  de Deus, no estado que o mestre Osho denomina "no-mind".
Quando se vive em Totalidade com o Divino, com a consciência neste espaço sagrado chamado Amor... tudo lhe será acrescentado.

Exercício 1:
Faça este exercício inicialmente como uma meditação, e depois expanda para todos os momentos em que você não estiver utilizando a mente (para um propósito bem definido). Depois este passará a ser o seu estado natural de existir, durante o dia inteiro.

Observe-se respirando. Somente isto.
Você tem no mínimo 14.400 oportunidades (respirações) por dia, para criar consciência.
A respiração não é algo que você faz, você a testemunha. É o sopro divino, o lembrete da Divina Presença.

Mas observar-se respirando não é forçar a respiração, mas tão somente testemunhar a respiração.
Inicie testemunhando a sua respiração e mentalmente diga 1 ( o número 1 ).
A mente é tão lógica e condicionada que vai ficar esperando que você conte o número 2 ( que você não vai contar),
Você perceberá que não consegue testemunhar a respiração e ter pensamentos ao mesmo tempo.
No início serão alguns poucos segundos sem pensamentos. Depois este será o seu estado natural de existir neste plano.
Sempre que vier um pensamento, comece de novo e estes intervalos ficarão cada vez mais longos.

É no espaço absoluto, no momento presente entre 1 e 2 que vive a Presença Divina. É o caminho do meio. É ali que o Mestre está e quer fazer parte da sua vida. É este momento mágico que seu ego evita a todo o custo, pois aqui ele não consegue se manifestar pelo pensamento involuntário. Neste momento mágico, o ego deixa de existir.
É só você abrir espaço na consciência para que a Presença Divina se manifeste e coloque este maravilhoso Sorriso no seu rosto.

Crie a figura do Pensamento Observador ou Pensamento Responsável, mantendo uma certa distância dos pensamentos e emoções.  Ele é quem observa (sem julgar) o que você está pensando, fazendo, criando, sendo. Depois você não vai mais precisar dele, pois a Presença Divina irá assumir esta tarefa.
Sejam mestres de si mesmo, amados corações.

Exercício 2
Sua mente egóica também fica pensando involuntariamente porque você não assume compromissos com "sua vida". Normalmente temos de 3 a 10 "coisas urgentes" para fazer. Sua mente vai ficar martelando isto na sua consciência a todo o momento, e mais grave, nos momentos mais inoportunos, simplesmente porque... não confia em você..
Quando a mente fizer isto, simplesmente tenha um pensamento consciente e responsável do tipo "Na segunda eu vou levar o carro na oficina!... ". Assuma e resolva os "assuntos urgentes". É mágico. Sua mente egóica vai ficar quietinha, pois confia em você.
Toda vez que a mente egóica tagalerar com estes assuntos, você afirma o seu compromisso com eles.

Na primeira vez que fiz isto, foi lindo: eu estava deitado para dormir e veio um "pensamento-assunto urgente". Pensei na solução e vi na tela mental uma menininha em uma bicicletinha começando a atravessar uma avenida super movimentada (a infovia do pensamento). Tudo parou, O tráfego maluco do pensamento parou, ficou atônito olhando a menininha (sua Consciência) brincando na avenida. Dormi e desde este dia fico horas sem um único pensamento involuntário.
Sejam mestres de si mesmo, amados corações.

Após um tempo você ficará o dia inteiro sem um pensamento involuntário sequer, e aí já não é mais você que cria a sua vida. A Presença Divina vai criar as condições perfeitas para que Ela se experimente como o amor puro. Você passará a viver no fluxo, ao invés de viver na resistência. 
Sua vida passará a ser criada de dentro para fora. Você perceberá que está Observando a sua vida e que está no comando da sua criação. Estará consciente de si mesmo e de tudo ao seu redor, passando do modo "automático" para Consciente.
Em certo estágio você sentirá que a sua consciência está dividida entre a sua mente (que você sente que está na cabeça, mas não está) e o seu chacra cardíaco. Aí é estado de Graça: acabou-se o medo, a ansiedade, a dependência de aprovação externa. Você estárá vivendo na mente de Deus.

Já percebeu que ao acordar, assim que abrimos os olhos somos bombardeados por pensamentos?
A mente egóica ficou adormecida por horas (na verdade ela nunca dorme, por isto você sonha). Quando acordamos, ela precisa rapidamente se apossar da nossa consciência.
Este é um bom momento para iniciar estes exercícios.

Aproveite, clique no link abaixo e obtenha também  a consciência sobre o corpo: Você E seu corpo
Autor: Valdemir Nunes da Silva

Clique e leia também esta parte do livro "O despertar de uma Nova Consciência-Eckhart Tolle" que fala da criação de consciência através da respiração

NOTA: Se tiver dificuldade em aplicar o primeiro exercício, faça este que foi extraído de um livro de "Franz Bardon"
"
Controle do Pensamento, Disciplina do Pensamento, Domínio do Pensamento 
Sente-se confortavelmente numa cadeira ou deite-se num divã. Relaxe todo o corpo, feche os olhos durante cinco minutos e observe o curso dos pensamentos que você tenta fixar. No início irá perceber que uma grande quantidade desses pensamentos precipitarse-ão em sua mente, na sua maioria pensamentos relativos a coisas a situações do dia-a-dia, às suas atividades profissionais, suas preocupações em geral.
Imagine-se na posição de um observador silencioso, totalmente livre a independente. Conforme o estado de ânimo e a situação em que você se encontrar no momento, esse exercício será mais ou menos difícil de realizar.
Não se trata de perder o curso do pensamento ou de esquecê-lo, mas de acompanhá-lo com atenção. Devemos sobretudo evitar pegar no sono durante o exercício. Ao nos sentirmos cansados, devemos interromper o exercício imediatamente a adiá-lo para uma outra ocasião, quando então assumiremos o compromisso de não nos deixarmos dominar pelo cansaço.
Para não perder o seu tempo precioso, os indianos, por exemplo, borrifam ou esfregam água fria no rosto a no peito, a assim conseguem permanecer despertos. Algumas respirações profundas antes do exercício também eliminam e previnem o cansaço e a sonolência. Com o tempo, o aprendiz descobrirá por si mesmo essas a outras pequenas medidas auxiliares.
Esse exercício de controle do pensamento deverá ser feito de manhã e à noite, e a cada dia o seu tempo deverá ser prolongado em um minuto, para que em uma semana possamos acompanhar a controlar o curso de nossos pensamentos por no máximo dez minutos sem nos dispersarmos. Esse período de tempo foi determinado para o homem mediano, comum. Quem achá-lo insuficiente pode prolongá-lo de acordo com a própria avaliação.
De qualquer modo deve-se avançar com prudência, pois não há motivos para pressa; em cada pessoa o desenvolvimento ocorre de forma bastante individual. Mas não se deve de jeito nenhum seguir adiante antes de dominar totalmente o exercício anterior. 
O aprendiz atencioso perceberá como inicialmente os pensamentos vão sobressaltá-lo, passando por sua mente em grande velocidade a dificultando a sua captação. Mas de um exercício a outro ele constatará que o caos inicial irá desaparecendo aos poucos a eles ficarão mais ordenados, até que só uns poucos surgirão na sua mente como que vindos de muito longe. Devemos dedicar a máxima atenção a esse trabalho de controle do pensamento, pois ele é extremamente importante para a evolução mágica, o que mais tarde se evidenciará por si mesmo.

Pressupondo-se que o exercício em questão foi suficientemente elaborado a que todos já conseguem dominar a sua prática, podemos prosseguir com mais uma instrução, que é a instrução mental. 
Já aprendemos a controlar nossos pensamentos. O exercício seguinte consiste em não permitir que pensamentos insistentes e indesejados aflorem em nossas mentes. Por exemplo, ao retornarmos à nossa vida privada a familiar, devemos estar em condições de evitar as preocupações ligadas ao nosso trabalho profissional. Todos os pensamentos que não pertencem à nossa vida privada devem ser desligados, a devemos imediatamente nos transformar em outras pessoas. E vice-versa, na nossa atividade profissional devemos direcionar nossos pensamentos exclusivamente ao trabalho a não permitir que se desviem para outros locais, como o ambiente doméstico ou privado, ou qualquer outro. Isso deve ser exercitado até transformar-se num hábito.
Devemos sobretudo habituar-nos a executar nossas tarefas, no trabalho ou na vida privada, com a máxima consciência, sem levar em conta o fato de se tratar de algo grande, importante, ou de uma coisa insignificante, pequena. Esse exercício deve ser cultivado ao longo de toda a vida, pois ele aguça a mente a fortalece a memória e a consciência. 

Depois de obtermos uma certa prática na execução desse exercício, podemos passar ao próximo, que consiste em fixar uma única idéia por um certo período de tempo, a reprimir com firmeza outros pensamentos que vêm se juntar a ela na mente, com violentos sobressaltos.
Escolha um pensamento ou uma idéia qualquer de sua preferência, ou então uma imagem. Fixe-a com toda a força, a rejeite energicamente todos os outros pensamentos que não tenham nada a ver com os do exercício. No início, você só conseguirá fazer isso por alguns segundos, e posteriormente, por alguns minutos. Você tem que conseguir fixar um único pensamento a acompanhá-lo por no mínimo dez minutos seguidos.

Se for bem sucedido em seu intento, estará maduro para mais um exercício, que consistirá no aprendizado do esvaziamento total da mente. Deite-se confortavelmente num sofá ou numa cama, ou então sobre uma cadeira reclinável, a relaxe o corpo inteiro. Feche os olhos. Rejeite energicamente todos os pensamentos emergentes. Em sua mente não deve haver nada, somente o vazio total. Fixe esse estado de vazio total, sem se desviar ou se distrair. No início você só conseguirá manter isso durante alguns segundos, mas exercitando-se constantemente conseguirá um melhor desempenho. O objetivo do exercício será alcançado quando você conseguir manter-se nesse estado durante dez minutos completos, sem se distrair ou adormecer. 
"