ONTEM E HOJE - MINHANOSSA!!!!!

Á meia noite o sol raiava.Um jovem,velho,sen

tado num banco de madeira,de pedra branca,

via o sol nascer e raiar o alvorecer de um no

vo dia.

Este pensamento,eivado de conflitos e contradições e até intrigantes,dá suporte às reações e rebeldia de Stanilau Ponte Preta que,cansado com tantas normas,regras e formas a que se devia obedecer para compor um samba enredo,misturou história,momentos e personagens num balaio que resultou no 'Samba do Crioulo Doido".Foi assustador e chocante principalmente aos olhos daqueles mais conservadores,metódicos,legalistas e dirigentes.Assim era o mundo,a vida e o comportamento das pessoas.Aqui,ali e acolá.Tudo tinha que ser certinho demais.Assim era o mundo!

Ao longo da história,houve-se a evolução,os crscimentos e o desenvolvimento,como se adequando aos novos tempos;às novas gerações,às novas ideias e a novo mundo,der forma equênime,serena,parcimônica e comportada.Só com o aparecimento de alguns "doidos e malucos" que mudanças pontuais aconteciam.Foi a dinamite,a bomba atômica, o transplante de coração (O primeiro acontecido em 03/12/1967)o avião,voar no espaço,chegar à lua,entre outros feitos.Para sermos suscintos e sem prolixidades.

Digamos que tudo começou com o homem da pedra lascada,vivendo do que a natureza oferecia.Entretanto,dai,aprendeu-se a plantar,criar e produzir,à medida que as necessidades se impunham.

Primeiro só.Depois em grupos,vieram as tribos,as aldeias,as vilas,as cidades,os povos,as nações.Nesse contexto ocorriam brigas,rebeliões,conflitos,guerras,dominações,escravidão,divisões e acomodações se seguiram e o mundo se expandiu.

O mundo,os povos e as nações era um tabuleiro de jogo de xadrez.Ao se mexer com uma pedra,outras se impunham.Era consequente,o jogo seguia e tudo se encaixavam em desfechos previsíveis,consequentes ou resultantes.com perdas ou vitórias.Pior seria,se pior fosse,claro!

Meio a tudo isto,entre tantas outras que sempre houveram,há e haverão,duas grandes guerras aconteceram.A primeira em 1914 e a segunda em 1939(Iniciou-se,precisamente, em 02 de setembro daquele ano,com a invasão da Polônia pelas tropas de Hitler).Nelas,muitas mortes,muita destruição,pavor e sofrimentos.Por causa delas,o mundo chorou,sofreu e muito se aprendeu. Tudo foi reconstruído.O aprendizado foi importante e grandioso,e grandes homens foram pilares nessa obra tão faraônica."Os cães latiram e a caravana passou",cujo ciclo se encerrou nos anos da década de 1950.

Homens geniais e ideais alvissareiros surgiram,na política,na ciência,na literatura e na sociedade como um todo.Marcaram época,fizeram história e tornaram-se indeléveis na memória da humanidade.

Entretanto,foi nos anos da década de 1960/70 que ficaram marcados como o grande divisor das "eras" e da humanidade. É o antes e o depois dessa década.Será que foram os anos dourados?Ou foi a partir daí que tudo se perdeu?

Foi naqueles anos que começou a grande virada dos tempos,dos costumes,dos valores e do viver. Muitos fatos importantes aconteceram.Se não foram tão expressivos como as guerras,a partir deles, o mundo virou de ponta cabeça. "De pernas pro ar".

A moda(vestes) feminina se insurgiu contra os costumes tradicionais. Se antes ara toda certinha,arrumadinha e bem cortada e comportada, com a chegada da "minisaia" em 1964 e suas derivações,tudo mudou. As pernas se mostraram,os decotes ficaram generosos e o "colo" ganhou os olhos.Penteados ficaram estonteantes,os comportamentos,os trejeitos ficaram sedutores,os lábios ganharam volumes, a beleza da mulher apareceu, a sociedade e os homens ficaram em polvorosa.

Foi em 15/18.08.1967,nos arredores da cidade de Nova York,nos Estados Unidos da América,que mais de meio milhão de jovens se aglomeraram,num festival de músicas,e ali num lugar sem estruturas,sem banheiros,cozinha,leis,regras ou policiais, fizeram tudo acontecer.Ouvindo,principalmente o Rock in Rol,nus de toda ordem,sexo correndo solto como nunca antes tinha sido praticado,visto ou mesmo imaginado.

A bebida,drogas,comportamentos amalucados,se antes eram proibidos,a partir dali,nada ficou "antes no quartel de Abrantes". A ordem alterou,novas regras aconteceram,a juventude mudou,o susto foi grande,tudo passou a acontecer,o proibido não mais existiu(ou resistiu), o saber não importa e o fazer e o prazer é o que vale.

Para ir à lua, a ciência teve que ser esmiuçada, a engenharia - em todas as suas vertentes -mais se desenvolveu,muitas outras coisas serem imaginadas,pensadas e solucionadas,pois,caso assim não fosse,não seria possível fazer a grande viagem.

O computador,até ali incipiente,avançou assustadoramente,pois,sem ele,o computador,nada seria possível,visto que eram muitas as equações,então monstruosas,o tempo escasso,a velocidade imensurável e só com tantas mudanças a aventura seria,como de fato foi,possível.

A alimentação foi reinventada,novas formas e fórmulas de conservas foram encontradas, o tempo solucionado,meios descobertos,regras ,formas e tudo mais,reexaminados.

O mundo ficou pasmo, O homem tinha ido à lua no ano de 1969,precisamente no dia 20 de julho daquele ano.A Apolo 11 tido aterrissado no solo lunar.

O homem tinha estado na lua, a moda era outra, a beleza feminina fora descoberta e explorada, a ciência foi reinventada,m o computador,algo de outro mundo,era realidade, Woodstock mudou as regras, o mundo era outro e a partir dali, nada seria mais o mesmo,lá,aqui e acolá.

Então,tudo estava diferente.O povo já não era mais o mesmo,as regras,os costumes,os valores,os comportamentos e o viver, foram pro museu,ficou na lembrança a partir daqueles anos.,O mundo já não era mais o mesmo.

O volume de mudanças,uma avalanche e a velocidade com que acontecem coisas novas,tecnológicas ou não, é tão grande que nem é mais possível aprender,saber ou executar de maneira plena e salutar. A velocidade como acontece e o volume em que aparecem,é muito dinâmico e até assustador,mas a grande virada,em vista desses fatos,estava por vir.

Se antes a humanidade sabia da existência de 7(sete) maravilhas do mundo(.......)a tecnologia ,a modernidade e a sabedoria humana,criou a oitava maravilha do mundo: o celular e a internet. Com estes dois elementos, o mundo não é mais o mesmo.Descortinou-se um mundão sem fim de coisas e possibilidades,nunca,jamais imaginado pelo homem. É uma meada infinita.Ao se puxar a ponta, a "NET" e a tecnologia,vão se desenrolando o fio ,com novas invenções,descobertas e possibilidades,em muitos nichos e mais nichos que surpreendem e se incorporam ao saber,ao uso,num contexto infindável do dia a dia.

Se antes havia a tradição,os costumes e as formas de uso, hoje,isto já não mais existe.Nada mais é normal,apesar de tudo assim ser. O ontem é passado distante, o hoje é o que importa e amanhã tudo pode mudar ou ser diferente,e ainda mais surpreendente.

Mas neste mundo de belezas e surpresas,tem o lado questionável,perigoso e frágil.Não se precisa aprender ou saber mais nada.Basta saber manusear o celular,visitar o Google e a internet para se ter as respostas.

A escola não é mais a mesma, o ensino flutua e divaga.A missão do professor vai à reboque e de difícil execução. O ensinar não tem como, o aluno não quer,não precisa e não busca aprender.Ninguém quer saber, está tudo nas nuvens ou nem se sabe aonde.

Os valores se perderam,regras não existem,tudo pode e ninguém tem.

A comunicação é plena e sem limites.

A solidão é grande,aflige e maltrata.

Deus é coisa do passado e de gente atrasada,mas Ele existe, a tudo vê e um dia vai cobrar.

O presente é o que se vive.O futuro é incerto,todos sofremos,buscamos conforto e acolhimento.

O abraço é confortante.

As coisas velhas são sólidas e o valor humano ainda aquece e disso não se esquece.

Muito embora assim não se parece.

EPÍLOGO

O pensamento, no inicio do texto quer dizer;

"um idoso,já passando do meio da vida,era jovem nos pensamentos,nas ações e atitudes e fazia,assim , o sol raiar mesmo estando vivendo o ocaso da vida. O banco,onde ele estava sentado,er de madeira que tinha vindo de um lugar chamado Pedra Branca. Muito embora no adiantado da idade,ainda fazia o sol raiar como se fosse no alvorecer da vida"

Ah!!!!Como a gente era feliz!!!!!!!

Otacilio Nascimento de Alcantara-Membro da Academia Catalana de Letras, onde ocupa a Cadeira n.5,pertencente a Galeno Paranhos

Onassis
Enviado por Onassis em 06/07/2019
Código do texto: T6689853
Classificação de conteúdo: seguro