O lixo

O lixo é, sem dúvida alguma, um dos maiores causadores de problemas para o meio ambiente.

O lixo, conhecido tecnicamente como resíduo sólido, é qualquer material tido como inútil, supérfluo, e/ou sem valor, gerado por ações humanas, e que precisa ser eliminado. Todo material cujo proprietário descarta, joga fora, deseja eliminar, ou necessita eliminar é considerado lixo.

Existem basicamente 09 tipos de resíduos sólidos:

1 - Lixo Domiciliar: originário das residências, constituindo-se de restos de alimentos, jornais, revistas, papel higiênico, fraldas descartáveis etc. Sua composição é bastante diferenciada dependendo da região ou localidade onde é gerado. Por exemplo, em cidades e países pouco desenvolvidos, geralmente, há uma predominância de lixo orgânico, enquanto que nos grandes centros industrializados se tem a predominância de plásticos, metais e vidros.

2 - Lixo Comercial: todo resíduo originário de estabelecimentos comerciais ou de serviços diversos, como supermercados, bancos, lojas, bares, restaurantes etc. O tipo de resíduo dependerá da função do estabelecimento.

3 - Lixo Público: todo aquele originário nos serviços de limpeza urbana, incluindo: a varrição de vias públicas, estabelecimentos públicos, limpeza de feiras, mercados municipais, praias, córregos, terrenos baldios etc. Esse tipo de lixo é de total responsabilidade do poder público.

4 - Lixo Hospitalar: constituído por resíduos sépticos, que contém ou podem conter germes patogênicos (bactérias, vírus, protozoários, nematódios etc.). São produzidos em serviços de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios, farmácias, entre outros). É constituído por agulhas, seringas, gazes, algodões, esparadrapos, luvas descartáveis, sangue, órgãos e tecidos removidos.

5 - Lixo Industrial: gerado pelos diversos ramos da atividade industrial, tendo sua composição diversificada, podendo este ser tóxico ou não-tóxico.

6 - Lixo Especial: é o lixo encontrado em portos, aeroportos, terminais rodoviários ou ferroviários, podendo ser constituído por diversos tipos de resíduos, desde o lixo das lanchonetes, bares e restaurantes, até materiais recicláveis diversos.

7 - Lixo Radioativo: resíduos oriundos das usinas nucleares, que emitem baixo ou alto teor de radioatividade, tendo que ser cuidadosamente manejado e depositado com segurança.

8 - Lixo Agrícola: resíduos originários das atividades agropecuárias, englobando desde esterco animal, restos de colheita, sobras de ração animal, até embalagens de agrotóxicos (pesticidas, fertilizantes etc.).

9 - Lixos diversos: estes englobam todos os resíduos anteriormente não classificados, mas também de real preocupação em relação a seu gerenciamento e disposição final. Aparecem neste item diversos resíduos, como por exemplo, os eletro-eletrônicos, pilhas, baterias, pneus, lâmpadas fluorescentes e entulhos (resíduos procedentes da construção civil).

Conhecer cada um desses 09 tipos de lixo e saber quais os cuidados e tratamentos que cada um deles merece é um dever de todo cidadão, pois nenhum de nós pode se omitir da responsabilidade que temos de proteger o meio ambiente.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 244, p. 18, de 18/01/2008. Gurupi – Estado do Tocantins.

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 473, p. 15, de 27/07/2012. Gurupi – Estado do Tocantins

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 24/09/2007
Reeditado em 20/08/2012
Código do texto: T666136
Classificação de conteúdo: seguro