E ESSA TAL DE AUTORIDADE DIVINA, DE ONDE VEM?

Vem da cabeça de gente crédula, iludida, amedrontada, corrompida e que se acham especiais só por frequentar um círculo religioso qualquer!

Para manipular, extorquir, explorar ou controlar os menos esclarecidos, muitos “homens de deus” valem-se de uma autoridade divinamente inexistente e querem exercer tal autoridade até sobre outros círculos se assim permitirmos!

*Por Antonio F. Bispo

Praticamente qualquer pessoa que já participou com uma certa frequência de cultos religiosos cristão por mais de um ano (principalmente em templos evangélicos) já presenciou cenas absurdas de abusos de autoridade (e outros vários abusos) onde o líder religioso por questões mínimas humilha determinada pessoa em público e ainda a faz sentir-se culpada peça perdão ao próprio agressor “se quiser ir morar nos céus”!

Eles dizem ter autoridade divina para mandar e desmandar em todos os súditos de acordo com a “palavra de deus” por que deus assim o constituiu. Vale lembrar que nos dias de hoje qualquer um pode ser autoproclamar um “ungido do senhor”, abrir uma igreja e exercer essa tal autoridade sobre a vida dos que passam a frequentar tal ambiente. O estado de lucidez do povo é tão curto que o simples fato de passar a frequentar tal ambiente, já demonstra indiretamente que aceita sobre si tal autoridade, mesmo vinda as vezes de uma pessoa cuja índole social tem menos valor do que a de um cachorro morto.

No que quesito dessa suposta autoridade, alguns líderes são bem mais ousados e até interferem na vida pessoal do indivíduo e trazem isso a público para que a humilhação do “pecador” seja ainda maior e desse modo ele se torne mais dócil na hora de dar os dízimos e obedecer outro termos ditos pela liderança. Um eficiente meio de coação psicológica para crédulos, ignorantes e desesperados.

Más há dois equívocos nessa observação: o primeiro é que palavra de deus não existe! Toda palavra é do homem, dita por homens, endereçada a homens, interpretadas homens, que depois as reinterpretam de acordo com os próprios interesses pessoais e afirmam estarem citando ou de acordo com a palavra de deus. Balela pura! Se fosse realmente de deus era uma palavra só, pregada de um modo só, com um mesmo intuito sempre e não mudando de igreja em igreja, de esquina em esquina, de chefe para chefe! Nunca houve palavra de deus! Isso é estória pra boi dormir e enganar os menos avisados!

O segundo equivoco é que vida pessoal de crente praticamente não existe! Toda vida de um fiel religioso mesmo sem consentimento se torna pública ao ser inserido numa congregação, pois quase todo mundo vigia todo mundo para ver quem erra mais a fim de delatar ao líder maior e ser pontuado por tal delação. Quando menor a igreja, mais frequente esses casos.

O sujeito X-9, o mais caluniador, o mais difamador, o mais trapaceiro e o mais cara de pau sempre levará mais vantagens sobre os demais nesses recintos e o líder o terá em auto estima, fazendo com que o mesmo seja elevado em níveis cada vez mais alto dentro e fora da congregação! Quem busca crescer por honestidade, integridade e retidão melhor procurar outro lugar. A “casa de deus” não é o melhor lugar para apreciação dessas qualidades. Leiam toda a bíblia e a história da igreja e tirem suas próprias conclusões! Certos prostíbulos e bocas de fumo, tem gente mais honrada do que certos ambientes religiosos.

O questionamento sobre algum dogma, sobre o destino de alguma verba ou sobre a postura ética do líder local em relação ao grupo ou a sociedade, sãos os principais motivos que levam líderes religiosos a explodirem em ira contra um “rebelde” ou que podem levar um fiel a ser alvo de infinitas perseguições que em certos casos estender-se-ão também a toda família do questionador, mesmo sem que essa tenha nada a ver com o assunto.

A obediência cega as lideranças é praticamente lei marcial em qualquer ambiente religioso. Só eles sabem, só eles podem, só eles dizem, só eles podem e os seus atos e palavras jamais devem apresentar resistência ou defesa alguma, inclusive quando essa tal autoridade vai além da “palavras de deus” e entra no campo do abuso moral, sexual ou financeiro contra um súdito qualquer. “Não faça nada”! “Entregue tudo nas mãos de deus”! “No momento certo ele vai agir” ...É isso que te dizem quando você estar sendo alvo de algum abuso nesses recintos e quem resistir poderá sofrer duras penas e poderá inclusive ter toda uma congregação voltada contra si, por ter resistido ao “homem de deu” ou a quem este pôs algum tipo de autoridade.

Em certos casos mesmo quando o abuso não é contra você e você toma as dores dos outros e vai defender o oprimido, em uma situação posterior o oprimido que você defendeu poderá ser subornado pela própria liderança para dizer que aquilo que ele estava passando fazia parte dos planos de deus para provar a fé dele, e que depois da prova ele seria abençoado com alguma coisa, possivelmente com um cargo, onde iria desempenhar trabalho voluntário de alguma forma.

Você que tentou ajudar será mal visto e tido como enviado do capeta que “frustrou os planos de deus” na vida de tal pessoa. Ao invés de agradecer-te, vão injuriar-te. Pode isso? No “escurinho do caminho” o líder quando ver que vai perder para ti, chama o indivíduo em particular e convence-o a mudar a versão dos fatos, e tu que passa ridículo diante de todos! O outro ganha um cargo ou dinheiro pela cumplicidade e silencio e você um pé na bunda bem dado, só isso! Quanta honestidade!

A menos que você seja um felizardo que entregue mensalmente um valor considerável em dízimos e ofertas pra o seu “dominus da fé”, que você seja um traficante de influencias que possa fazer pontes com pessoas poderosas de dentro e fora da igreja ou que você tenha “habilidades verbais” de levantar calúnias e denegrir a imagem de alguém que “se levanta contra o ungido” ou que você tenha uma beleza física invejável (e que esteja disponível para fins particulares e desejos libidinosos de alguns líderes), você com certeza poderá passar por uma situação constrangedora de abuso por uma liderança religiosa frequentando essas casas por algum tempo.

Somente os que são protegidos pelos amuletos acima citados estão livres de tais infortúnios, a não ser que no meio do caminho deixe de ser subserviente de algum modo e passe a ter personalidade própria e raciocínio logico usando argumentos sólidos para questionar certas imposições antes aceitas de modo cego.

Um outro meio de um “ungido” desse tipo jamais tocar em você é se você descobrir algum “podre” dele que seja tão grande capaz de derrubá-lo do ministério, ou de reduzir as entradas financeiras da igreja e fazê-lo trabalhar de verdade em um serviço digno. Desse modo é você quem se torna o “ungido” sobre ele e não o contrário (e também passa a correr sérios riscos de vida por queima de arquivo).

A paranoia desses homens é tão grande que eles acham que todo mundo usurpa o cargo deles, o dízimo deles ou a influência deles e tudo que eles acham que possuem. Qualquer “movimento brusco” ou não compreendido por eles que você faça, você poderá ser alvejado com palavras de ira e ações perversas de artimanhas inimagináveis para uma pessoa normal.

Há sempre um grupo que em troca de posições eclesiásticas ou favores pessoais, estar disposto a defender o seu “ungido” de unhas e dentes. A queda do tal ungido significa a perca de privilégios desse tal grupinho oportunista, que anda como se fosse uma matilha, pronta para abater a presa mais fraca ou mais suculenta.

Um sujeito (pregador) por exemplo que mal tem o respeito da própria família em casa pela falta de caráter que tem, dentro da igreja pode ter a licença do chefe maior para liderar um grupo e “doutrinar” o povo, ensinando o que não sabe, o que não viu, o que não vive e o que nem se quer acredita, exortando, falando todo tipo de asneira ou hipocrisia, como se fosse realmente alguém virtuoso e importante.

Como não defender um líder religioso depois de receber uma “benção” dessas? Como não ser um “cão de guarda” de um ungido, depois de tão imerecido favor? Nesses casos, eles comem até as fezes do chefe se o tal ordenar desde que o chefe permita que eles se mantenham em suas posições ilusórias, ondem mentem para si mesmo e para o mundo todo dizendo que são vasos e profetas de deus, etc....Vai vendo! Esses mesmo dizem: “eu tenho um chamado”! Só se for o chamado pra ser hipócrita, mentiroso, e idiota...

Tanto o chefe maior quantos os “peixes pilotos” que andam ao seu redor costumam usar sempre frases de efeitos como essas para intimidar os supostos rebeldes: “Quem meche com o ungido morre”! “Deus vai tocar a mão em você e toda a sua família se enfrentares o ungido”! “Vai ter morte, vai sair caixão nessa igreja (ou em sua família)”! “Deus vai colocar um câncer em você que duvidou do ungido do senhor”! “Você vai ficar desempregado”! “Deus vai matar alguém que você ama muito ou ele vai te colocar no leito da enfermidade até que você arrependido venha se humilhar em público e pedir perdão ao anjo da igreja”....Quem nunca estando por uma dezena de meses numa igreja não ouviu frases como essa pelo menos uma centena de vezes?

Há momentos que durante um ritual litúrgico de algumas agremiações religiosas em que o sujeito começa a se perguntar se realmente estar num ambiente religioso ou se estar dividindo espaço com traficantes, milicianos da pior espécie ou com chefes do crime organizado, por que o linguajar usado para intimidar os menos favorecidos e demarcar territórios de exploração é de causar inveja a qualquer chefe de covil!

Deus, do alto de sua glória e de todos os seus atributos surreais contempla tudo e nada faz! Se ele fosse real seria pior do que todos os líderes religiosos juntos!

Esses mesmos ungidos chegam a dizer que um pastor ou líder religioso só pode ser julgado única e exclusivamente por deus e ninguém mais! É mole ou quer mais? É seguro estar em um ambiente desses, onde as leis locais do grupo estão acima de qualquer constituição ou direitos humanos já estabelecidos? Claro que não! Nesses termos, cada líder religioso se torna policial, advogado, promotor, juiz, desembargador (e carrasco) do próprio condado onde governa.

Aceitar jesus nesses ambientes é literalmente aceitar a dominação total e plena de um líder religioso que mal você conhece e por ele ser guiado segundo os conceitos de verdade, justiça e santidade que ele mesmo criou (lembrando que cada igreja tem o seu padrão desses termos).

Entregar a vida a jesus nessas casas é aceitar todos os rituais e dogmas criados ou mantidos pelo círculo religioso em função de uma falsa promessa de um paraíso futuro ou de coisas fúteis do presente. A servidão absoluta em troca de ilusões e abusos frequentes.

Por milhares de anos em várias culturas do mundo milhares desses homens tem “pintado e bordado” do modo que bem entendem ou funcionam no modo parasita social de ser, sugando e consumindo tudo que os outros possuem ou produzem. Muitos poucos escapam desses termos. A autoridade que eles dizem ter foi ou é conquistada pelo silencio de uns e consentimento de outros. O medo, a ganancia, a soberba e a luxúria são as forças motrizes principais que faz esse tipo de autoridade vigorar. Mas é preciso mexer no tabuleiro para que o jogo mude e possamos ter uma sociedade mentalmente mais saudável.

Autoridade divina é uma ilusão maliciosamente fabricada para subverter e explorar os outros e nada mais! Todos eles são pessoas normais. Humanos como todos. Mortais como todos e nada que eles digam ou façam os fará ser melhor que ninguém em matéria ou em essência, apenas na aparência para os que assim acreditam, tanto é que esse tipo de liderança só exerce autoridade em relação àqueles que por indução se permitem operar nesse nível de consciência deplorável e masoquista de ser, onde as vítimas de um abuso veneram o próprio abusador com medo de uma punição maior ou com a falsa esperança de que deus os recompensará por tal subserviência. Somente vigaristas ou pessoas que já não fazem uso da razão recorrem a algum tipo de autoridade metafísica para obter “respeito e amor” de quem quer que seja!

Todo autoridade e tirania de qualquer líder se dá pelo processo coletivo de indução das massas! Truques baratos de mágicas do passado ou tecnologia mal compreendidas em alguns tempos da história também foram usadas para criar nesses homens aspectos de poderes sobrenaturais capazes de fulminar qualquer questionador. A bíblia estar cheia de exemplos desses truques baratos e histórias pré fabricadas para amolecer a rigidez da sanidade que ainda temos, e é justamente nesse livro que os maiores abusadores recorrem para se cobrir de uma autoridade que não tem. Ter como fonte principal de autoridade moral, um livro onde os principais motivos de glória se baseiam justamente em abusos ou atrocidades cometidos contra outros é realmente questionável!

A promessa de um paraíso futuro em troca de uma vida servil é sem dúvida a proposta mais cruel que os líderes religiosos já tenham inventado, pois faz com que um indivíduo abdique de sua vida e felicidade real no presente para alcançar um “favor imerecido” que nunca virá. Desse modo o que recebera a promessa tem como objetivo principal mutilar a si mesmo ou infernizar a vida de todos ao redor que por acaso ainda conservam a lucidez e pensam diferente deste.

Estar na hora de mudarmos de fase. A idolatria, a veneração aos seres do imaginário coletivo bem como a defesa, honra, e manutenção da glória desses mesmos mitos tem sido a causa das principais guerras e exploração em todo mundo. Só os que não aceitam a mudança são os que se beneficiam desse sistema.

Liberdade, igualdade, fraternidade e democracia é um processo continuo que as sociedades humanas buscam alcançar ou aperfeiçoar. Enquanto algumas lideranças influentes funcionarem no modo parasita de ser, fará com que essa conquista se torne mais lenta ou pesarosa. Pensemos nisso.

Se houvesse realmente um deus que desejasse revestir alguém de autoridade sobre os demais, ele apareceria pessoalmente diante de todos e diria de forma clara sua mensagem e não deixaria que um caminho para que o homem se torne vítima/ predador do próprio homem!

Saúde e sanidade a todos!

Textos escrito em 10/5/19

Essa é a segunda parte do texto “são realmente ungidos, os ungidos do senhor”? Publicado duas semanas atrás!

*Antônio F. Bispo é graduando em jornalismo, Bacharel em Teologia, estudante de religiões e filosofia.

Ferreira Bispo
Enviado por Ferreira Bispo em 10/05/2019
Código do texto: T6643363
Classificação de conteúdo: seguro