O que Deus espera de nós?
Nada, pois Ele já É e nos deu tudo. Ele somente deseja que lembremos quem nós somos para que nós e Ele (somos Um Só) se experimentem como Luz. Ele não deseja ser servido, adorado, e muito menos… temido. E aqui não é uma escola onde temos que aprender nada. Já o sabemos pois somos espíritos perfeitos. Só precisamos lembrar.
Jesus foi um irmão que viveu cada segundo sabendo e sendo quem ele realmente é, e disse que estes e outros feitos maravilhosos nós podemos fazer, sabendo e sendo quem realmente somos.

Deus nos julga e condena pelo que fazemos?

Não.
Ele concedeu a Si Mesmo o total livre arbítrio para que pudésse Se conhecer experimentalmente como Luz e criou Leis Naturais que governam este grandioso Processo.
Não consigo imaginar Deus, infinitamente amoroso concedendo à sua criação a dádiva do total livre arbítrio para que ela se experimente como Luz no meio da escuridão e depois dizer “Não façam nada de errado, Senãooo… queimarão no fogo eterno, no lago de fogo e enxofre…”.
Ué, como vamos fazer o que é o certo, sem conhecer o que é errado? Não foi para isto que viemos aqui? Agora, se vamos experimentar o que julgamos errado… aí é nossa escolha, e mesmo assim não seremos julgados e nem condenados, porque Deus nos ama incondicionalmente e sempre nos dará uma nova oportunidade para fazermos melhor. 
Vamos pensar, gente… É muito cômodo aceitar a verdade dos outros como nossa, vamos pensar, ouvir o que o nosso coração tem a dizer. Desconfiar de qualquer verdade que seja baseada no medo.

Então porque há pessoas que “sofrem”, levando uma vida de privações (mendigos, deficientes mentais, etc)? Se Deus é justo e bom, porque uns nascem com privações e outros não?
Lembremos que um dos princípios divinos é a evolução. A Criação nunca pára e tudo acontece em ciclos, tão perfeitos como o da água no nosso belo planeta.
Desde o começo da humanidade, à experiência humana foi concedido total livre arbítrio: à imagem e semelhança de Deus, somos criadores. Criamos o nosso próprio Universo, a nossa própria realidade. E o que a humanidade tem criado com esta oportunidade?
Todas as escolhas sobre uma vida subsequente são decididas pela alma. Ela não têm obrigação de rever qualquer coisa que tenha feito antes, ou de continuar com uma lição que não compreendeu. O carma não existe para uma alma, a menos que ela escolha criar uma resposta necessária a algo que tenha feito pelo livre arbítrio enquanto na condição humana. Lembre-se: na Criação não existem obrigações, apenas oportunidades
Daí a escolha que algumas almas fazem de voltar em situações extremas, que afetam a ela mesma e a todos à sua volta.
É um ciclo perfeito. Todas as situações são perfeitas e adequadas para curar a alma para que ela possa regressar ao lar. Foi nossa escolha de alma, antes de voltarmos para este plano.
OU SEJA, Deus é justo e bom, pois dá igualdade de oportunidade para todas as almas do Reino
E não temos como julgar nenhuma situação ou "pessoa", pois não sabemos o que cada alma veio aqui experimentar. Não conhecemos a agenda da alma.

Como lidar com isto?
Só despertos, com a consciência expandida no dia a dia podemos observar e compreender estas situações/provações e curá-las.

E porque o mundo está do jeito que está (sofrimento, medo)?
Porque a grande maioria das almas (encarnadas ou não) ainda não se lembraram de quem realmente são.
Ainda acreditam que são o ego, a mente, o pensamento, vivendo na resistência (medo/sofrimento), enquanto o seu Eu Divino quer viver no Fluxo (Amor).
A maioria dos eventos de sua experiência criados a partir do ego irão gerar sofrimento no presente ou no futuro.
Assim, o mundo está do jeito que está como resultado do total livre arbítrio que nos foi concedido. Tudo foi criação nossa.

E Deus, não vai fazer nada a este respeito?
Não.
Nãoooo, como assim?
Deus não vai criar em nosso lugar. À nosso respeito, o que ele tinha que criar já criou: somos a sua imagem e semelhança em sua capacidade de criar e de amar.
Trecho de uma canalização que veio à mim: "E eu não vou criar para vocês, meus filhos, sabe porque? Porque esta experiência é de vocês. Que pai bondoso e amoroso seria eu, meu filho, se quando vocês estão ali naquele… sabe, quando uma criança aprende a andar? E ela está ali, para começar a andar… e vitoriosa, ela vai dar o seu primeiro passo, sozinha… E alguém vem.. o pai, a mãe, e pega na mão dela. Acabou com a glória daquele momento né? Acabou com a glória daquele momento.
Que poderia ter sido um momento grandioso, de superação. É por isto, meu filho, que eu não vou intervir aí.
É um livre arbítrio, filho, total. Eu não vou criar nada para vocês, meus queridos, que vocês mesmos não possam criar."
Ele não vai interferir em nosso livre arbítrio e nem em seu resultado. Não podemos fugir da responsabilidade do que criamos. Nós somos os responsáveis pela situação em que o mundo se encontra e somos nós que vamos ter que mudar isto. E a única saída é nos lembrar de quem realmente somos.
Mas parece que o que temos feito até aqui não tem funcionado. Não é hora de mudar isto? Até quando vamos ficar repetindo padrões e crenças ancestrais, sem questionar? Despertem, meus queridos, acordar todo dia de manhã é pouco.
Deus não tem pressa: tem a eternidade à sua frente.

E os “espíritos do mal”?
Ah, por favor, não existe o castigo eterno, o inferno, nem diabo tá? Não estamos mais no jardim da infância espiritual para acreditar nestas tolas fantasias baseadas no medo.
Se o demônio existisse ele ficaria com inveja da crueldade da consciência coletiva que a humanidade criou
Deus jamais usaria o medo para afirmar o Amor. Deus não habita e nem espalha o medo.
Lembre-se de que primariamente, somos uma energia, uma consciência que vive independentemente do nosso estado vibracional (na matéria ou fora dela), nunca morreremos.
Somos imagem e semelhança de Deus e assim como Ele, nunca paramos de criar. Criaremos infinitamente, a cada segundo, mesmo após a morte no plano físico. Assim como na Terra é no Céu.
Estes “espíritos do mal” são almas que deixaram a matéria e estão confusos e desiludidos no plano astral (assim como estavam no plano físico).
O plano astral é um plano intermediário, onde a alma (ainda revestida da consciência humana)  vai questionar a sua vida terrena. E o inferno para ela é ter esquecido quem Ela É e o que poderia ter sido. Isto a despedaça.
Cada alma no astral continua com o total livre arbítrio que tinha aqui na Terra (o livre arbítrio é uma concessão eterna) e daí, já viu né? Se com a limitação do corpo físico já fazemos o que fazemos, imagina sem esta limitação?
Leia também: A luta da Luz contra a escuridão ...

Este sofrimento é eterno?
Não.
No plano astral estas almas são constantemente auxiliadas pelos trabalhadores espirituais (que estão na matéria ou não) e pelas milícias celestiais . São salvos e elevados para outros planos quando atingem a compreensão e aceitam evoluir.

Eles podem nos afetar?
Sim.
O plano astral é um plano da criação muito próximo ao plano da matéria.
Eles podem se afundar tanto, se esquecer tanto de quem são, que para sobreviver pensam que precisam de energia de almas que ainda estão na matéria. Se viciam em nossos vícios e podem sim influenciar a nossa vida (bom, existem algumas almas encarnadas que agem exatamente assim…)
Algumas destas almas do plano astral se deixam seduzir e são atraídos e manipulados por seres “humanos” para fins diversos “trago seu amor em 7 dias, afasto seus inimigos…” em troca de energias materiais fornecidas a eles, das quais se alimentam.

Como evitá-los?
Como você tem escolhido as suas companhias, seja onde for? Primariamente por identificação vibracional, certo?. Então…semelhante atrai semelhante.

E Deus permite isto?
Sim.
Total livre arbítrio seu. Deus não vai interferir em como você escolhe os seus amigos…

E o que eu posso fazer para ajudar?
Lembre-se de quem você realmente é e pode vir a ser. Torne-se cada dia mais consciente de si. Expanda a sua consciência. Desperte. Seja e espalhe a Luz.
E tornando-se consciente, assuma soberanamente o seu processo de criação e seu resultado.
A partir do momento em que você começa a questionar, por mais que você não tome nenhuma atitude, a sua vida já começa a mudar. Quando as ideias chegam na consciência, o milagre começa a acontecer.
Jesus foi um irmão que viveu cada segundo sabendo e sendo quem ele realmente é, e disse que estes e outros feitos maravilhosos nós podemos fazer, apenas sabendo e sendo quem realmente somos.
Leia os livros que indico no link “Minha história até aqui” e pratique o exerício da consciência sem pensamento, através do foco na respiração, até que este seja o seu estado natural de ser.
Logo você perceberá que a “sua vida” está mais fluída, sem sofrimento.