O homem e seu ambiente

Dizem que o mundo que um dia foi bom, pouco a pouco tornou-se mal. Há quem diga que o inferno, é exatamente aqui onde ainda estamos vivendo. Mas eu lhes faço a seguinte pergunta.: "_ Será que isto é mesmo verdade ?" Imagine uma pessoa morando totalmente sozinha, no meio de uma grande floresta. Um lugar onde a sua casa é a única existente e a pessoa é a única criatura humana vivendo naquele lugar. Imagine que a pessoa tem por vizinhos e companheiros a natureza, as aves do céu, os próprios bichos da floresta, o sol que nasce a cada dia e a lua que brilha quase todas as noites. Se esta pessoa souber conviver e se relacionar com os seres existentes ao seu redor, o ambiente será cheio de paz, amor alegria e felicidade. Caso contrário, o lugar poderá se transformar em um grande e verdadeiro inferno. O mundo sempre foi, é e poderá continuar sendo maravilhoso. Mas se o mundo que se revela diante dos nossos olhos não é aquele com o qual sonhamos e no qual gostaríamos de viver um dia, a responsabilidade por isto é única e exclusivamente nossa. Os pássaros e os outros bichos, conseguem viver em paz e harmonia na natureza. Mas o homem não consegue a mesma coisa. O motivo é porquê o homem considera ser mais fácil promover a guerra, do que semear a paz. Ele considera ser mais fácil espalhar o ódio e a intolerância, do que semear o amor e a fraternidade.A maldade humana é a única causa de todos os males e desgraças do mundo. Falta Deus na vida de muitas pessoas e falta amor em muitos corações. O homem parece se distanciar cada vez mais do Pai Eterno e da luz. O mal parece estar crescendo e o bem diminuindo. A luz parece estar enfraquecendo e as trevas se tornando cada vez mais forte. O mundo é uma coisa e a humanidade é outra. Não é o ambiente quem faz o ser humano, mas o ser humano é quem faz o ambiente.