Fazer dar certo

Às vezes me pego pensando na maneira como tudo e todos cobram o sucesso.

Não digo o sucesso que tem relação com a fama, com as celebridades, mas o sucesso que tem a ver com o "fazer dar certo" e chegar a perfeição.

É uma cobrança cada vez mais acirrada, que exaspera e desgasta qualquer um.

Então vemos crianças com um instinto de competição sobre-humano. Egoístas por natureza.

Odeio cobranças, odeio conclusões forçadas. Talvez porque eu me cobre demais ou talvez porque no fim das contas tudo se torne tão doloroso que é melhor não ter conclusões, ainda mais quando essas conclusões são tão forçadas que podemos classificá-las de fictícias e fajutas.

Sei que a cada dia que passa, errar se torna proibido e falhar acaba se tornando sinônimo de fracasso. Acabamos esquecendo que podemos perder uma batalha, mas não necessariamente a guerra.

E como perder é inaceitável então o stress de ser perfeito é inevitável mesmo quando a pessoa em questão ainda é um ser-humano em formação.

O que mais me irrita é que todas essas cobranças um dia vão refletir de alguma forma na vida dos pequeno seres... E o que me preocupa é a forma como eles vão lidar com um sentimento que todos conhecem (ao menos uma vez na vida): a frustração.