CONCEBER EXPRESSÕES E IMPRIMI-LAS PARA O MUNDO


O poeta labuta com os pensamentos que o fustigam, no afã de imprimi-los para o mundo. Na pretensão de elucidá-los com a mais perfeita obviedade, ele preenche o seu tempo.
A palavra é seu alimento, é o objeto que mantém acesa a flama da alma. A faculdade de se comunicar, inerente à criatura humana, suscita nele variadas observações.
Com a versatilidade própria da criatura humana ele consegue desenvolver diversas formas de expressar os sentimentos, de conceber conteúdos e de destacar modelos cujas variantes se espraiam pela comunicação.
Há um desejo latente de emitir expressões que revelem seus anseios, sentimentos, impressões do mundo.
O magnífico código chamado grafia revelou com fidelidade as expressões que passaram a ser efetuadas através da palavra impressa.
Entretanto, o poeta ainda padece entre estertores e angústias quando seus anseios não são satisfeitos.
Quisera o poeta fazer com que o leitor se sinta tocado pelo mesmo sentimento que ele o sente enquanto imprime as palavras. Se pelo menos um considerável percentual desse intento for conseguido o poeta já pode se considerar um vitorioso.
Autores correm tresloucadamente em busca de leitores. Entretanto, a versatilidade, a objetividade do texto, a sagacidade, em conjunto com a importância do veículo, é que vão indicar a intensidade do consumo da palavra escrita. Isso tem sido observado por algumas revistas do ramo da crítica literária.
De modo geral, os leitores correm em busca de textos significativos e, por consequência, grandes autores como Flaubert, Joyce, Balzac para falar de clássicos universais, bem como Machado de Assis, Lima Barreto, Guimarães Rosa.
Expressar-se literalmente é uma arte das mais complicadas. Requer uma enorme capacidade de fixação episódica e de reflexão acerca da realidade que norteia os aspectos universais, de um mundo real, em contraposição com um mundo virtual. Esses fatores vão desde as nuances socioeconômicas, culturais, até as ideias mais remotas.
Portanto, para explorar as peripécias mais sutis há que se lançar mão da argúcia de um detetive. Aliás, fazer uma releitura do mundo não é tão simples. Envolver o leitor e conquistar sua sensibilidade, com efeito, é não menos complicado.
Mas o poeta segue desafiador e arguto a se lançar nessa arriscada porfia, que é escrever, como um intrépido toureiro.
Joel de Sá
Enviado por Joel de Sá em 19/01/2019
Reeditado em 19/01/2019
Código do texto: T6554609
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.