Por que a confiança é importante?

A confiança tem uma profundidade muito maior que pensa o cidadão comum, pois parte da observação e advém da constatação das repetições dos fenômenos, como a bola que sempre cai para baixo, do sol que sempre volta, etc. Por exemplo, ao observar que sempre que o semáforo fica vermelho os carros param, podemos confiar que é seguro atravessar a rua.

Sendo o homem um ser social, dependemos totalmente da confiança para viver, pois precisamos da nossa capacidade de prever acontecimentos. Se todos os eventos forem imprevisíveis, jamais conseguiríamos saber como agir. Toda estrutura social depende disso. A insegurança causada pela desconfiança custa muito à todos, logo faz parte da justiça ser verdadeiro.

Um mentiroso ou alguém que não segue o código social esperado passa a nós informações imprecisas, destruindo a própria credibilidade e arranhando a dos outros. O custo disto é a perca de um referencial das expectativas. A vítima se torna incapaz de prever as ações dos outros, ou quando consegue não confia no seu julgamento, gerando todo tipo de mal estar que se vê na sociedade hoje.

Podemos exemplificar isso da seguinte maneira. Confiamos nos preços que vemos nas gôndolas dos supermercados porque, quando passamos os produtos nos caixas e pagamos, o valor é o mesmo. Se em determinado mercado esta correspondência falhar, o mercado perderá sua credibilidade, os consumidores irão passar a desconfiar sempre, até mesmo quando o preço estiver correto e passarão a buscar meios para se proteger da situação. Para usar uma expressão mais comum, os clientes perdem o chão.

É mais difícil perceber isto na sociedade, mas boa parte do caos atual é desconfiança no próximo. Estamos como que em um mercado onde os preços muitas vezes não correspondem. O próprio esforço por produzir leis, programas e ações governamentais que nos deixem mais seguros já é um custo da desconfiança. Porém, como voltar a fé quando mentir e quebrar as regras parece ser a atitude de boa parte do povo e quando quem o faz parece sair ganhando?

Para ler mais textos meus, curta minha página no facebook:

fb.me/filosofiadouglaspacheco