Fragilidade - Robustez - Antifragilidade - Nassim Nicholas Taleb

Fragilidade - Robustez - Antifragilidade - Nassim Nicholas Taleb.

Conceitos encontrados no livro ‘Antifragile’.

Fragilidade

A propriedade de ser vulnerável à aleatoriedade.

Ou seja, o que é prejudicado por eventos imprevisíveis.

Antifragilidade

Oposto à fragilidade.

A propriedade de se beneficiar da aleatoriedade.

Ou seja, é favorecido por eventos imprevisíveis.

Robustez

Meio termo entre fragilidade e antifragilidade.

A propriedade de ser indiferente à aleatoriedade.

Observação Pessoal: Observar o mundo com base na fragilidade e antifragilidade é parte importante da minha formação conceitual. Darwin pensava na evolução em termos de mais adaptado (o que seria, na linguagem de Taleb, o mais antifrágil). Richard Dawkins aplicou o conceito de antifragilidade ao gene e revolucionou a maneira de ver evolução. Dawkins também sugeriu que o mesmo mecanismo de seleção poderia se estender à cultura. Daí cunhou o termo meme: análogo ao gene, mas relacionado à cultura ao invés de ao corpo orgânico. Gustavo Gollo, na ‘Evolução dos Sistemas Replicativos’ generaliza o conceito da seleção para tudo o que observamos. Culturalmente a analogia é detalhada, Gollo usa o instrumental conceitual da biologia (como parasitismo e simbiose) para descrever os processos de seleção cultural e físico. Um vírus se reproduz indiretamente (através do aparato de uma célula do hospedeiro. Um copo plástico, analogamente, também se reproduz indiretamente (através de fábricas do seu hospedeiro, a sociedade humana). Ou seja, Gollo também se vale do conceito de fragilidade e antifragilidade, generalizando a antifragilidade para a sociedade e o mundo físico. Karl Popper também usa o conceito de fragilidade, mas o faz de uma maneira inversa. Para ele a ideologia comunista é antifrágil. Ou seja, o comunismo resiste a qualquer crítica. A ideologia é construída de maneira a impossibilitar a sua superação. Popper propõe que as teorias elaboradas de maneira a serem falseáveis. Ou seja, as teorias devem ser feitas frágeis, de maneira a possibilitar a sua superação. O conceito de fragilidade e antifragilidade caminha fartamente pela minha trajetória cultural, mas faltavam palavras para remeter ao conceito. Taleb cria palavras que descrevem um conceito que já estava povoado em minha mente. Ao fazê-lo torna claro meu pensamento e comunicável minhas ideias. Isto é revolucionário para mim.

Chico Acioli Gollo
Enviado por Chico Acioli Gollo em 19/11/2018
Código do texto: T6506117
Classificação de conteúdo: seguro