Auto-conhecimento do Pai Nosso

O próprio ato de rezar é um momento extremamente necessário, que abre espaço em nossa rotina para a contemplação de Deus e de si mesmo. Quem reza deixa por alguns instantes a tormenta dos desejos e rotinas, da tensão entre o que quer fazer e o que é possível, entre ajudar a si e ajudar ao outro. Assim ele pode observar a realidade circundante e ele próprio, trazendo sabedoria. Toda ação sem prévio conhecimento é sem sentido, doentia e traz resultados danosos. Logo quem reserva algum tempo para a oração tem mais chances de acertar por estar em maior contato com si e com o mundo.

O Pai-Nosso quer dizer: Senhor, Você é forte e eu sou fraco, por favor, me trata com justiça, me alimenta e protege. Muito mais que uma simples oração, o Pai-Nosso tem nas suas frases uma dimensão muito superior, a do auto-conhecimento e da confissão. O orador é forçado pelas palavras a reconhecer a sua condição de ser inferior e impotente diante o poder do Pai, ressaltando aos próprios olhos a sua posição de humildade diante o poder divino, é forçado a se igualar ao próximo ao pedir perdão da mesma forma que perdoa e, ao pedir o pão de cada dia e a Deus para que não o deixe cair em tentação, é obrigado a assumir que não pode controlar totalmente o destino, que por mais que atue corretamente, as coisas ainda podem não sair como esperado.

Este conhecimento é vital pois não temos a capacidade de entender todo o encadeamento lógico do mundo e por isso, falhamos muitas vezes em entender as ações que originam os fatos e as intenções por trás deles. Logo devemos agir corretamente sem esperar que as coisas aconteçam exatamente como queremos.

É vital pois nos relembra que não somos mais que ninguém e que qualquer posição social, econômica, de autoridade ou conhecimento não nos autoriza a cometer injustiças. Além disso, dizer perdoa-nos assim como perdoamos relembra-nos que nossas ações reverberam no mundo e, por consequência, reverberarão em nós também.

É vital, por último, para lembrarmos que somos limitados. O maior dos seres humanos é como uma gota d'água no oceano Deus, mas que, quando vem a vós o Vosso reino e é feita a Sua vontade, somos água o suficiente para matar a sede de toda a criação. Amém.

Para ler mais textos meus, curta minha página no facebook:

fb.me/filosofiadouglaspacheco