Não seja uma pessoa tola!

Certa vez, quando eu estava assistindo ao programa "Mais Você", de Ana Maria Braga, o convidado do dia, um especialista em etiqueta, afirmou que o correto é usar o garfo na mão esquerda, e a faca deve ser usada na mão direita. A apresentadora teve uma atitude filosófica, questionando por quê. O entrevistado, porém, disse que deve ser assim porque os franceses assim determinaram. Ana Maria Braga ainda disse que conhece muitas pessoas refinadas que usam o garfo na mão direita. O especialista afirmou que isso é errado, mas ele não conseguiu dizer nada além disto: "Porque deve ser assim". Segundo essa regra, todo mundo, seja canhoto ou destro, deve usar o garfo na mão esquerda. Percebi que ele ficou quase incomodado com os questionamentos da apresentadora.

Qual é a minha reflexão? Concluo que muitas pessoas são controladas por regras. Existem regras que são necessárias para a boa convivência entre as pessoas. Ninguém consegue viver bem sem regras. No entanto, existem regras que atrapalham a vida. A regra de usar o garfo na mão esquerda é tola e inútil. Ora, qual é o problema criado pelas pessoas que usam o garfo na mão direita? Nenhum. A convivência é prejudicada quando alguém usa o garfo na mão direita? Não. Alguém se tornará uma pessoa melhor ou pior se usar o garfo na mão direita? Não. Mas muitos seres humanos preferem seguir regras inúteis e tolas criadas por quem já morreu. Por isso, os mortos controlam muitas pessoas que imaginam estarem vivas.

Há pessoas que não refletem. Eu continuarei usando o garfo na mão direita, não importa onde eu esteja, seja na minha casa, ou em qualquer outro lugar.

Outra bobagem é alguém achar que alguma pessoa não sabe se vestir. Só não sabe se vestir quem anda com roupa rasgada ou suja. Não sendo nenhum desses dois casos, toda pessoa sabe se vestir. Se uma pessoa não está na moda ou não segue a moda, quem perde é a moda (os capitalistas perdem, por não terem mais lucro do que já têm), e não a pessoa. Eu só uso algo que estiver na moda se eu gostar do produto, mas, se eu não gostar, eu não usarei, pois, ao comprar alguma coisa, eu o faço para agradar a mim mesmo, e não a outra pessoa ou para ser visto.

Eu sou grato a Deus pela oportunidade de me dedicar à Filosofia. A busca constante da sabedoria me livra dos grilhões sociais, tornando-me mais leve e feliz. A Filosofia levada a sério liberta o homem. De acordo com Platão, "a Filosofia é o bem mais precioso que os deuses concederam aos mortais". Contextualizando, eu digo que esse bem é concedido por Deus.

Não seja uma pessoa tola! O que é uma roupa bonita? O que é um calçado bonito? Roupa bonita para quem? Calçado bonito para quem? Quem determina o que é bonito? Mulheres já me disseram que muitas mulheres se vestem mais para que as outras vejam-nas e admirem-nas, para causarem inveja. Quanta bobagem! Vida de aparências. Existem pessoas que, ao usarem certa roupa ou calçado, já se imaginam em outro nível, nível mais elevado. Não generalizo.

Sócrates disse que "uma vida sem reflexão não vale a pena ser vivida". O conhecimento é um grande tesouro. O conhecimento pode nos transformar e nos tornar leves e felizes. Tudo depende dos tipos de conhecimentos que buscarmos.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 24/09/2018
Código do texto: T6457949
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.