Ufologia e ciência

Li uma entrevista bem interessante na Revista UFO com Fernando Moreira, cientista e criador do curso de Engenharia Física no Brasil, que falou sobre as chances de a ufologia virar ciência. Ele tenta afastar de todos os modos possíveis a religião e o espiritualismo da ufologia, entendendo que essas áreas mais prejudicam do que contribuem para que esse campo consiga seu reconhecimento como ciência. Apesar do término em “logia”, afinal, a ufologia hoje ainda é vista como pseudociência.

Uma boa observação do Fernando é que a astrologia deu origem à astronomia e a alquimia deu origem à química moderna, o que nos permite avançar, e conjecturar, que da ufologia atual poderá sair alguma outra coisa que, aí sim, será uma ciência.

A visão dele é bastante racional e busca apreender a ufologia pelo método científico, o que muito me agrada. Embora muito pouco se tenha conseguido de prático nesse sentido, é este o caminho que a ufologia terá que percorrer se não quiser contar com o contínuo desprezo da comunidade científica.

Também é interessante que Fernando manifesta essas posições mesmo tendo ele próprio a convicção da existência da realidade ufológica. É que ele sabe que a sua presunção pessoal não é de nenhum valor ao campo científico, coisa que, por mais óbvia que pareça, é bem pouco comum nessa área.

O engraçado é que, afastando da ufologia tudo o que há de religioso, espiritualista ou anticientífico, o entrevistado entra em choque com a maior parte do resto do conteúdo da revista, que o tempo inteiro parece colocar a sua carroça na frente dos bois, passando a imagem de que a realidade extraterrestre já é algo inquestionável.

Frederico Milkau
Enviado por Frederico Milkau em 24/08/2018
Reeditado em 24/08/2018
Código do texto: T6428928
Classificação de conteúdo: seguro