O QUE HÁ DE MÁGICO EM FILIAR-SE A UMA IGREJA?

Tanto alvoroço por nada...

Quando pessoas comuns se acham especiais só por que vivem repetindo a mesma história para si mesmas todos os dias.

*Por Antônio F. Bispo

Todos nós nesse imenso país cristão, de vasta pluralidade de denominações religiosas em que quase todas elas dizendo ser a única e verdadeira, provavelmente já presenciamos ou fomos vítimas inúmeras vezes de “assédio religioso” por santarrões chatos ou por pessoas simples e honestas que foram convencidas de que estão no lugar certo, fazendo a coisa certa enquanto todas as demais pessoas no mundo estão erradas e serão punidas e irão para o inferno se não se juntarem ao grupo que elas defendem.

Mesmo que alguns destes não queiram afirmar verbalmente, eles deixam transparecer que acham melhores e superiores as demais pessoas no mundo só por fazerem de uma irmandade religiosa, e passam sentir pena ou asco daqueles que ainda não fazem parte do grupo dos “salvos e remidos” que vão morar nos céus.

Com base em que eles criaram tal convicção? Apenas na repetição diária de frases de efeitos repassada por gerações pois são tão humanos e mortais quanto quaisquer pessoa.

Na verdade, alguns desses indivíduos é que são dignos de pena pelo papel ridículo que estão fazendo, se achando superiores aos demais só por confessarem verbalmente uma fé sem obras ou condutas morais coerentes à mesma, ou por se deixarem explorar moral e financeiramente por alguns líderes que descaradamente não escondem mais suas nefastas intenções.

Mesmo assim, por arrogância, estupidez ou ignorância, esses indivíduos olham para as “pessoas do mundo” e dizem: “misericórdia jesus, salva eles e põe na sua santa casa para te adorar”! Ou: “abra os olhos destes senhor, que vivem no mundo do engano!”. Ou pior ainda: “ai de vós pecadores...para vós estar reservado o fogo do inferno se não se arrependerem...!”

Afinal, qual é a mágica que faz com que uma pessoa comum, com as mesmas qualidade e defeitos humanos que as demais pessoas ao redor, se ache melhor que as outras só por que é um frequentador assíduo de uma igreja? Alguém já viu algum desses que se dizem especiais sair voando por ai ou realizando feitos incríveis? Será que já viram algum destes com uma cueca por cima das calças e com identidade secreta salvando pessoas indefesas? Que habilidades reais faz com que tais pessoas se sintam especiais em relação aos demais?

Alguns dirão que é a fé na divindade quem dá esse apoio. Ok, então eu pergunto: se a fé em deus é suficiente para validar esse “poder” que eles adquirem, por que praticamente toda igreja fica tentando converter membros de uma outra igreja para si já quer servem ao mesmo deus, ou por que ficam desclassificando os rituais das demais, já que a fé em uma divindade é quem torna tudo válido? Nesses casos, o que vale ou salva o indivíduo que se acha o tal, é a fé em deus ou a fé nos ritos litúrgicos daquele segmento? Será que só vale a fé do próprio indivíduo? As outras “fezes” não vale não? O que todos eles deixem transparecer ainda que ocultamente é que quem salva é a placa da igreja e não a divindade que cultuam.

Essa lógica de que um frequentador de igreja é melhor do outras pessoas não se sustenta pois por mais que uma pessoa que frequenta essa ou aquela igreja, não importa o tempo que seja, se sua construção de caráter não for atemporal ao grupo ou a fé que ele prega, de nada adianta esse vínculo religioso. Se esse indivíduo é do tipo que precisa da ideia de deus para fazer o que é certo, ele é apenas um hipócrita, um mau caráter disfarçado! Se antes ele era um “um pobre perdido pecador”, agora ele será a mesma coisa, só que com a convicção interna que é um santo, coisa que o torna pior ainda!

Outro fato nesses meios de convívio, é que parece aumentar o número de pessoas que terceirizam suas responsabilidades para o diabo, podendo tornar a “casa de deus” um dos piores lugares para se viver no mundo, ou um lugar onde o indivíduo jamais poderá crescer como pessoa nem evoluir como ser humano já que nunca é responsável por seus próprios atos, atrasando por sua vez seu desenvolvimento e o da própria espécie.

Eles mentem pra todo mundo que jesus cura, transforma, liberta e dar novo rumo a vida do homem. Isso é uma grande enganação! Se isso fosse verdade não veríamos tantas barbaridades dentro das igrejas acontecendo todos os dias, e em certos casos com um número mais elevado que fora da igreja se compararmos por número de habitantes, faixa de escolaridade e poder de liderança ou aquisitivo dos envolvidos.

A briga por territórios e pela comercialização de objetos ungidos em alguns locais, estar crescendo mais que a demanda do tráfico para manter seus serviços e produtos em rotatividade. O número de homicídios ou mortes encomendadas tem aumentado muito entre os “ungidos do senhor” na briga pelos bolsos dos fiéis, e nesses casos vale até infanticídio para promover o “reino de deus”. Casos de escanda-los sexuais nem se fala. Quase que cotidianamente os mais diversos canais de comunicações tem exposto a podridão que rola solta entre os que se dizem escolhidos, ungidos, lavados, redimidos, bichinhos de Jacó com todas as credenciais que os tornam “superiores” a todas as criaturas viventes da face da terra.

Então, com toda essa transformação que “deus faz” quando alguém vira um frequentador de igreja, seja sincero e respondam: Tem estuprador fora das igrejas? Sim, tem! E dentro das igrejas? Claro que tem também! E na maioria dos casos tem partido daqueles que afirmam ser o “anjo da igreja”. Muitos dirão: “ah, mais uma pessoa dessa não era um verdadeiro servo de deus, era um farsante”! Será mesmo? Então a maioria dos “heróis da fé” também eram!

A mesma boca que professa que essa ou aquela pessoa é um ungido de deus só por que a pessoa fala em línguas, sapateia, roda no mistério ou tem uma boa oratória será a mesma que irá terceirizar a culpa de tal sujeito ou negar que esse era realmente um profeta!!!

Me digam ainda: Tem pedofilia acontecendo fora da “casa de deus”? Óbvio que tem! E dentro delas? Xiiiii...é um dos assuntos mais antigos, mais comentados e onde menos se toma providências em quase todo o mundo cristão. A coisa mais vergonhosa e abominável que um ser humano possa imputar a outro, e tudo isso acontece debaixo dos “narizes de deus”. Ele não faz nada por que seus olhos estão voltados apenas para punir gays, pessoas adultas e decididas que sabem o que querem da vida, enquanto crianças indefesas, sem opção de escolha nas mãos dos que juraram protege-las, ele não se importa.

Será que tem gente adultera, caloteira, mentirosa, fofoqueira, barraqueira, escandalosa, ciumenta, mal resolvida e “recalcada” fora dos locais onde se reúne “o povo escolhido por deus”? Sim, claro e ninguém nega isso! Alguns desses são tudo isso, e na maioria dos casos assumem que são. E no local onde os “santos” se reúnem, será que tem também esse tipo de gente? Rapaz…tem de montão! Talvez na mesma proporção em relação aos que estão fora, mas quando fazem tudo isso não são eles que estão agindo: “é o diabo”! E para ser redimirem diante da igreja basta fazer drama, simular arrependimento, confessar que foi usado pelo inimigo e beijar os pés do ungido que tudo se resolve, se estiver com os dízimos em dias, claro! Caso contrário poderá ser penalizado como gente comum mesmo. O dizimo é sagrado! Principalmente para ocultar desvio de caráter e conduta! Pague suas mensalidades em dias, e a depender do local em que tu estás, você poderá ter quantas caras desejar!

Então, se todas as qualidades e defeitos humanos que as pessoas tem fora da “casa de deus” também tem dentro desta, será que isso não seria uma prova de que igreja, jesus ou santo nenhum muda caráter de ninguém? Não seria uma prova que caráter e respeito não são produtos comprados ou vendidos e sim produzidos internamente de acordo com o grau de consciência de cada um?

Então alguém vai dizer: mas a igreja salva as pessoas das drogas...Mentira! Algumas pessoas bondosas dentro de algumas igrejas é que são capazes de por meio de esforço e paciência ajudar pessoas a se livrarem das drogas e outros vícios.

Outros dirão: mas a igreja pode evitar as drogas! Sim, isto é verdade! Mas é verdade também que a literatura, a música, o teatro, os esporte, a dança, as artes marciais e qualquer outro tipo de arte podem evitar também o envolvimento de indivíduos com as drogas e outros males através de diversas atividades ocupacionais. Também num passado bem próximo, um enxada, um foice, uma estrovenga ou várias outras ferramentas agropecuárias também foram suficientes para livrar várias pessoas das drogas por meio de atividades produtivas que ensinavam a auto suficiência do homem, tirando os recursos que precisam para viver do próprio solo.

Na comparação acima, a vantagem mais interessante é que seu professor de música, de arte, de dança ou qualquer outra habilidade acima citada, jamais ira te cobrar 10% eternamente de todo o seu rendimento por algo que te ensinou apenas uma vez (ou alguns anos), não irá te encher de sentimento de culpas por pecados que você nunca cometeu para que você sempre precise dos “serviços” deste, e além do mais ele irá te incentivar a alçar voos cada vez maiores, inclusive terá plena certeza que te ensinou o bastante para você, se quiser ser maior que ele mesmo num futuro próximo.

E numa igreja? O cara te ensina algo apenas uma única vez e repete aquela mesma história por décadas seguidas até o dia em que você ou ele morrer; vai te cobrar eternamente respeito, atenção e devoção por ter te mostrado a “salvação”; vai exigir um percentual de tudo que você ganhe, mesmo sendo de áreas de sua vida que ele nunca te ensinou ou influenciou; provavelmente vai ficar enciumado toda vez que você quiser “beber agua de outra fonte” ou querer avançar um pouco mais no conhecimento geral; e com certeza vai te humilhar, rogar pragas e te ameaçar com fogo ou inferno caso você o desobedeça, deixe seus ensinamentos ou pare de pagar o dizimo.

Será que a maioria dos locais onde as pessoas se reúnem para invocar a ideia do sagrado deveria realmente ser chamada de “casa de deus”?

A maioria delas estaria mais para casa da discórdia, da mentira, do engano e da opressão pelo modo como conduzem seus membros ou manipulam a ideia do divino.

A ideia do sagrado deveria ser algo muito mais grandioso do que prender pessoas em 4 paredes, se achando que é dono delas, e exigir das tais subserviência irrestrita. Do mesmo modo, um frequentador assíduo de tais lugares deveria ser uma pessoa iluminada, desprovida desse sentimento de soberba em que se expressa depreciando todos ao seu redor para se achar importante.

Caráter, honra, respeito e dignidade são coisas muito caras para serem encontradas no meio de pessoas que na maioria dos casos agem de forma tão barata! Ou você os tem ou não os tem! Se você os tem é por que herdou ou aprendeu com pessoas igualmente boas, ou por que decidiu de repente corrigir os rumos de sua vida a partir de determinado ponto.

Se você não os tem e não desenvolveu ainda essa consciência, fique sabendo que igreja, jesus ou santo nenhum os fará ter! Apenas 10 minutos de vergonha na cara, respeito e autoconsciência são mais eficientes que décadas inteira se escondendo atrás de uma máscara! Jesus ou igreja alguma põe caráter em quem não tem!

Saúde e sanidade a todos!

Texto escrito em 5/8/18

*Antônio F. Bispo é graduando em jornalismo, Bacharel em Teologia, estudante de religiões e filosofia.

Ferreira Bispo
Enviado por Ferreira Bispo em 05/08/2018
Código do texto: T6409972
Classificação de conteúdo: seguro