Ensandecidos ao abismo

Você só percebe que a coisa está macabra no Brasil, quando o próprio conhecimento produzido na Universidade, que tem rigor e metodologia científica, é relativizado. O incrível é que métodos sofistas são suficientes para fazer a supremacia por aqui crer que alguém está certo e convicto do que diz. Não importa mais a busca da verdade, a verossimilhança é suficiente. Isso explica o impacto das fake news. Eu confesso que desisti de aprofundar essas coisas, parece que algumas vertentes conseguiram convencer a população de que a ciência está às enganando, de que Sociólogos mentem. De que a História mente, e assim, todas as ciências humanas vêm por anos nos alienando. Alguém convenceu as pessoas de que seu Professor vem mentindo por anos. Só foi alguém dizer isso, relativizando o conhecimento, que a internet enlouqueceu. E todos os preconceitos enraizados que estavam em estado de dormência, ganharam legitimidade e estão a solta tentando devorar qualquer tentativa racional de dar sua cosmovisão sobre algo. Sim, o Brasil está afundado nas trevas. Só não sei a proporção disso. E nem digo nada a respeito das minhas convicções, nesse momento isso não vem ao caso. Importa saber que num país de ignorantes, a concentração não vai mudar só porque você apoia esse ou aquele. Ele só muda quando a população tem acesso à educação e se possui, consiga refletir sobre o conhecimento adquirido. Não basta ter conhecimentos práticos e exatos. É preciso muito mais que isso para desenvolver a capacidade de avaliar criticamente as intenções desse coliseu em que vivemos e assim evitar a manipulação de um curral facilmente dominado e que pensa - o que mais me assusta - com toda a certeza, que está fazendo revolução. É uma multidão ensandecida correndo fervorosa de encontro ao abismo. Erro crasso... Um dos traços mais marcantes da alienação está no fato de você ouvir (ler - fato mais raro no Brasil) algo e não fazer conexões racionais para desmistificá-lo. Para que exista a quebra disso e que você consiga se ver como Ser a ponto de conseguir negar as coisas sem ser carregado por uma massa eufórica e ruidosa, é preciso ter condições de produzir reflexões, que façam você saber exatamente qual a intenção de quem guia a multidão. Será que isso irá te favorecer? Você está sentindo esse ódio todo por qual motivo? Você realmente odeia os humanos a ponto de desejar a morte de quem diverge da sua opinião? Não sei quais são suas respostas, não me importa sua vertente política. Só torço para quem tiver lido ter tido o mínimo de discernimento de reconhecer que a situação está calamitosa...