Inspiração poética

Poesia é mais inspiração ou aprimoração? Resposta difícil e diversa. Talvez as duas tenha igual valor, tendo em vista que a poesia, às vezes, é como um flash, que surge do nada e vira poema. Ou, outras vezes, um verso e o resto vêm com muito trabalho, quando o pensamento tem que buscar meios para completar a obra poética. Portanto, poesia pode ser inspiração, mas também exige um trabalho de reescrita e aprimoração; aperfeiçoamento que é feito lentamente, de forma estudada, em busca do melhor resultado. Não esqueçamos, às vezes, o poema vem perfeito, nada se acrescenta ou exclui, está pronto, naturalmente.

O que algumas pessoas não sabem é que existem vários tipos de inspiração. Pretextos que a mente utiliza para evocar a imagem poética; essa se transforma no poema. Um acontecimento, uma imagem, qualquer coisa pode inspirar um poeta a escrever. Contudo, a poesia também surge sem motivo algum; pelo menos, não motivos identificáveis, parece surgir do nada, simplesmente. Palavras misteriosas que vêm ao pensamento e, a partir daí, o poema acontece.

O trabalho da escrita exige esforço. Mesmo os poemas inspirados, pedem uma revisão completa e criteriosa, depois da emoção criadora. O tempo também muda certos conceitos e o que um autor escreveu no passado pode ser diferente do que ele pensa no presente. Porém, é sempre uma escolha difícil de fazer, deixar como estar ou modificá-lo para adequá-lo ao tempo atual. Na verdade, essas questões são puramente conceituais, o que foi escrito tem seu próprio tempo e não implica outros momentos, pelo menos não é essa a intenção, mas sim expressar o presente, o momento em que fora escrito o poema.

Para alguns, o amor é uma fonte extraordinária de inspiração. Para mim, o amor meio que corrompe a poesia, e ela não nasce pura como deveria. Além do mais, no meu caso, o amor toma posse de tal modo do meu pensamento, que não sei o que fazer com as palavras; elas são “esmagadas” e transformam-se num “bagaço” que não pode ser nada além de sobra e nunca poesia de verdade. Não parece romântico, mas é sincero. O amor parece está além da poesia, ou a paixão sufoca a inteligência e assim o que resta? Pouca coisa.

Uma grande fonte de inspiração é a própria poesia, pelo menos para mim. Nunca a leitura de poesia deixa-me vazio, sempre surge alguma ideia para um possível poema. Bons poemas têm esse poder, o de inspirar outros poemas, mesmo que não tão bons. Poemas inspirados que vieram à mente a partir de outros. Frases ditas ao acaso, olhares furtivos, sorrisos singelos, tudo vira matéria poética. Isso sim é romântico, e sincero da mesma forma. E quantos poemas não surgem assim, por meio de pequenas coisas, mas com grandes significados para os que estão envolvidos.

Mas há poesia sem inspiração alguma? Provavelmente, pois há poemas tão pragmáticos que parece que foram feitos apenas com a ajuda do dicionário. Temos muitos exemplos, não os citarei, pois há quem goste. Digo apenas que nem sempre é prazeroso ler poemas assim, uma vez que esses não trazem qualquer inspiração. Mas há todo tipo de poesia e sempre terá espaço para todos os gostos, é que o ciúme e a inveja corrompem nossos olhares e obscurecem nosso pensamento.

O poeta necessita de liberdade, principalmente de seus próprios preconceitos. Somente uma mente pura, livre é capaz de grandes obras, isso se espera do poeta, pureza com relação a suas ideias e pensamentos, daí surge a grande poesia. Vemos tantos poemas revestidos de uma aparente simplicidade, que querem esconder, não o luxo, mas a mediocridade de seus autores. A poesia é uma arma do pensamento, não podemos confundir simplicidade com mediocridade, pois há uma grande diferença entre ambas. Simples é quem consegue chegar às mentes e fazer com que se abram a novas ideias; medíocre é quem busca mudar pensamentos com ideias pobres e fantasiosas. A poesia deve estar acima de certas questões, mesmo que fale sobre elas.

As propriedades poéticas nem sempre são visíveis, porque inúteis para uns, podem ser essenciais para outros. Os motivos são vários, o poema se reveste de possibilidades que às outras artes são negadas. Não é apenas um jogo de palavras ou figuras, imagens e coisas afins, são uns modos e formas que se misturam à dinâmica do fazer poético. Esse entrelaçamento, nem sempre corrente, com relação às ideias, segue o caminho proposto pelo autor, embora o seu fim seja diverso no mais das vezes. A coerência cabe a um contexto mais amplo, que engloba não o poema, mas a filosofia a que se propõe o artífice da palavra. Esclareço, o poema apresenta vários pensamentos, esses se identificam com um desfecho antevisto pelo poeta, ou previsto como fechamento para a obra em si.

No campo da inspiração, podemos sempre destacar as condições psicológicas, ou as características de personalidade de cada poeta: enquanto uns tendem à melancolia e à irrealidade; outros, são práticos e olham para a imagem objetiva da vida. Mas a grande poesia é feita com inteligência poética, não importa se emocional ou racional, o que importa é a capacidade que ele tem de ampliar o pensamento acerca do assunto tratado. O tema tem sua importância dentro do poema, mas a imagem que chega às pessoas sobre esse tema é que identifica a grandeza da poesia que é feita.

João Barros
Enviado por João Barros em 01/08/2018
Código do texto: T6406379
Classificação de conteúdo: seguro